Raiva é a manifestação de uma ansiedade reprimida

Homem de camisa azul puxando os próprios cabelos

Categoria: Ansiedade

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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As pessoas frequentemente subestimam a relação existente entre raiva e ansiedade. Por mais contra-intuitivo que pareça, em muitos aspectos, as duas são como os dois lados da mesma moeda emocional.

Este post descreve brevemente:

  1. Como as duas emoções estão intimamente ligadas;
  2. Como a raiva surge para “resgatar” a pessoa de uma ansiedade desconcertante e;
  3. Quais métodos de autoajuda evitam a ansiedade.

Tudo começa com perturbações no sistema nervoso. Algo acontece e, inconscientemente, o indivíduo é lembrado de algo problemático que ocorreu no passado, seja na infância e/ou apenas na última meia hora. Quase imediatamente, a pessoa é tomada por uma reação de luta ou fuga. Na medida em que os instintos inatos de sobrevivência são mobilizados, ele é afligido por uma ansiedade desconcertante.

Emprego aqui o termo ansiedade em vez de medo, pois no momento presente não existe nenhum perigo claro e presente. O indivíduo está completamente seguro. Nenhum leão rugindo, tigre ou maníaco de 2,5 metros está correndo em sua direção.

Semelhanças e diferenças entre raiva e ansiedade

Diante do sentimento de ameaça, nos sentimos fora de controle. E, nesses casos, produzimos adrenalina, o principal neuroquímico secretado em situações de luta ou fuga. Portanto, não é coincidência que a raiva possa ser rotulada como uma “ansiedade turbinada”.

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Ou seja, organicamente, essa emoção se manifesta quando somos compelidos a aumentar nossos esforços para restabelecer o equilíbrio físico e emocional (ou homeostase) que foi perdido. E, francamente, a maioria das pessoas prefere “transformar” sua ansiedade em raiva, pois pelo menos a raiva cria a ilusão de recuperar o controle da circunstância tão perturbadora.

Além disso, apenas pensar na ameaça induze, e aumenta, a produção de adrenalina.

Quer estejamos sofrendo de raiva ou ansiedade, a dor psicológica subjacente que estamos suportando se correlaciona com a dor física. São nossas crenças preocupantes sobre a realidade que geram a mesma resposta fisiológica que as ameaças físicas.

De fato, a dor crônica e outras condições físicas e doenças são entendidas como resultantes de emoções estressantes não resolvidas (e, portanto, persistentes). Habitualmente “atacado” de dentro por hormônios esteróides como o cortisol, eventualmente, o corpo deve sucumbir à sua influência nociva.

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A raiva como a salvadora da ansiedade

A raiva é melhor utilizada como uma pseudo-solução para a auto-vergonha que tantas vezes acompanha a ansiedade. Embora ela esconda uma ansiedade subjacente, nunca a oblitera realmente. E o enorme esforço despendido para encobrir sentimentos indesejáveis ​​acarreta em efeitos neurológicos nocivos.

O suprimento de sangue para o neocórtex é desviado para partes inferiores do sistema nervoso. Você também está joga fora proteínas chamadas citocinas, que inflamam e sensibilizam diretamente o cérebro. Você está “offline” e é impossível pensar com clareza. Você perde a consciência das necessidades das pessoas ao seu redor, o que é um passo em direção ao comportamento abusivo.

A razão pela qual a raiva está ligada ao abuso é que, quando você avalia alguém como injusto e lhe atribui um comportamento abusivo, se sente no direito em puni-lo.

Em alguns casos, no entanto, as pessoas não fizeram nada para merecer sua hostilidade. Culpá-las permite que se faça a transição da ansiedade e da dúvida para uma posição mais confortável e lisonjeira, a da justa indignação.

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E, sem dúvida, um senso de superioridade moral é muito melhor do que a ansiedade. Na verdade, a maioria das pessoas passa da ansiedade para a raiva tão rápido que nunca experimentam a emoção de modo mais angustiante.

Ainda assim, o que é um alívio se transforma em um fardo para as vítimas de seus ataques de raiva. Ela é ofensiva para eles, apesar de ser (de sua própria perspectiva emocionalmente ferida) defensiva, pois, nesse estado altamente carregado, você se sente como uma vítima.

Em suma, a raiva pode ser eficaz como uma solução de curto prazo para “vencer” a ansiedade, mas a longo prazo ela é um bumerangue, geralmente causando dor para você e para os outros. Pode minar ou mesmo destruir os relacionamentos, e culminar em efeitos desastrosos em praticamente todos os aspectos da existência.

De todas as emoções autossabotadoras, nada se compara ao julgamento prejudicado e ao comportamento impulsivo e imprudente tipicamente associado ao uso regular da raiva.

Tratando da relação raiva-ansiedade

Vou simplesmente enumerar uma variedade de métodos que conseguem aumentar o “pavio curto” de uma pessoa. A título de qualificação, devo enfatizar que, para que esses métodos sejam bem-sucedidos, os indivíduos devem estar dispostos a assumir total responsabilidade por sua raiva, bem como estarem suficientemente motivados para se comprometer com essas abordagens de autoajuda.

Essas técnicas precisam ser repetidas várias vezes até serem assimiladas. E, em muitos casos, uma melhora significativa só é possível com a ajuda de um profissional altamente experiente no tratamento de traumas não resolvidos.

  • Aprenda maneiras de se acalmar e relaxar em meio à agitação interior. Comece desacelerando sua respiração. Desenvolver habilidades calmantes é essencial se você quiser pensar de forma mais racional;
  • Torne-se mais consciente. Volte a concentrar sua atenção no que, momento a momento, está acontecendo dentro e ao seu redor. Isso inclui prestar atenção a imagens, sons, cheiros, sensações táteis ou qualquer coisa que impeça a ruminação contraproducente;
  • Exercite-se ou pratique atividade física. Além de ser uma distração, concentrar-se no movimento corporal ajuda a moderar ou gastar a energia que alimenta a raiva;
  • Não se permita agir antes de considerar as consequências. Pergunte a si mesmo se sua tão tentadora ação de retaliação tornará as coisas melhores, ou muito piores. Se você não estiver pronto para falar pacificamente com outra pessoa sobre suas frustrações, explique isso diplomaticamente e, temporariamente, se afaste;
  • Substitua seus hábitos negativos pela compaixão, perdão, gratidão, aceitação e amor. Entendo que isso é muito mais fácil dizer do que fazer. Mas, novamente, é uma questão de motivação, além de cultivar uma maior autodisciplina;
  • Reavalie seu pessimismo autoprotetor ou atitude cínica. Você precisa explorar e, em seguida, corrigir as crenças negativamente distorcidas, exageradas ou supergeneralizadas que derivam de traumas. Esse exame inclui a disposição de levar em consideração outras interpretações mais razoáveis ​​ou caridosas do que aconteceu;
  • Torne-se mais orientado para a solução. A raiva o mantém defensivamente focado em como os outros criaram seus problemas. Em vez disso, concentre-se novamente no que você pode fazer para resolvê-los.

Ao seguir essas dicas, sua raiva diminuirá com o tempo, trazendo-lhe mais conforto, alegria e uma melhora saúde emocional e relacional.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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