3 dicas para melhorar sua imagem corporal

A mesma mulher se olhando. Uma imagem é dela gorda, e outra é dela magra.

Categoria: Autoestima

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Muitas pessoas lutam contra a autoimagem, a aparência geral e se comparam aos outros, ocasionando sentimentos de baixa autoestima. Também estão frequentemente lutando contra conversas internas negativas, que têm um efeito prejudicial no bem-estar mental e emocional.

Esse problema só piorou com o surgimento das redes sociais e a exposição constante de imagens manipuladas, e que moldam nossa percepção de beleza.

Com celebridades, modelos e instrutores de fitness apresentando tipos de corpo idealizados e muitas vezes irrealistas, deu-se início há uma correlação entre redes sociais e preocupações com a imagem corporal. Isso levou à um aumento dos problemas como distúrbios alimentares.

Neste artigo, há algumas dicas simples para ajudar a melhorar a imagem corporal.

Publicidade

Faça mudanças que considera positivas

Muitas pessoas têm certas falhas ou distorções na percepção de si, que as fazem sentir-se constrangidas ou infelizes com a própria aparência.

Leia também:  Siga estes passos se quiser aprender a gostar de si mesmo

Talvez você já tenha sofrido bullying na escola por causa de uma determinada característica que agora quer mudar. Consulte um profissional para que ele o ajude a realizar as mudanças que deseja, seja em uma característica facial ou em uma parte específica do seu corpo.

Por exemplo, se você tem vergonha do seu sorriso devido a dentes desalinhados ou tortos. Existem muitos procedimentos de odontologia estética disponíveis hoje que corrigem os dentes e aumentam a confiança.

Evite comparar-se com as outras pessoas

Sempre que você se sentir tentado a se comparar com as fotos que vê, lembre-se de que uma imagem não conta toda uma história. Não importa o quão perfeita possa parecer a vida de alguém, nunca sabemos realmente o que está acontecendo nos bastidores.

Leia também:  Como saber se alguém tem um grande ego?

Tenha em mente que a maioria das imagens apresentadas não são precisas, são editadas e retocadas para melhorar a aparência geral do modelo ou celebridade. Limitar o tempo de tela ao percorrer essas imagens, bem como ajustar seu feed para reduzir as postagens que o incomodam, também é uma ótima dica para evitar o consumo de conteúdo que tem um impacto negativo em seus sentimentos.

Cuidado com a fluidez da conversa interna

Esteja mais atento aos seus pensamentos negativos e às coisas que diz sobre si mesmo. Cada vez que ouvir um pensamento crítico ou doloroso, faça uma pausa e questione sua validade.

Lembre-se de que você tem o poder de mudar a narrativa interior, bem como mudar a maneira como pensa sobre si. Substituta esses pensamentos por algo mais compassivo e gentil.

Leia também:  Medo do abandono: como identificar e gerenciar o problema?

Uma boa dica é se perguntar se você falaria assim com um amigo. Em vez de concordar com ele quando diz algo negativo sobre sua aparência, é provável que você responda de maneira amorosa e edificante, ajudando-o a se sentir melhor. Faça o mesmo por si.

Coloque em prática as dicas deste artigo e você melhorará sua imagem corporal e o bem-estar geral.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *