Como melhorar a intimidade no relacionamento romântico?

Mulher de vestido preto colocando uma varinha no queixo de um homem sentado em uma cadeira

Categoria: Casamento

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A intimidade é uma parte importante do relacionamento romântico, e os casais que reservam um tempo para ela têm melhor conexão e satisfação. A chave para uma intimidade realmente boa, seja em uma parceria comprometida ou em uma conexão casual, é a comunicação.

Publicidade

Uma parte importante da comunicação em torno da intimidade é perguntar sobre nossas necessidades, expressar com o que estamos confortáveis e discutir o que excita. Tem que haver conversas sobre sexo e intimidade antes, durante e depois.

Ser capaz de se abrir com o parceiro ajuda a aumentar a conexão, e torna mais fácil encontrar prazer. Antes de se envolver intimamente com alguém novo, é útil conversar sobre suas experiências, necessidades, gostos e desgostos. Definir expectativas torna a experiência muito melhor. Em um relacionamento romântico atual, discussões contínuas sobre expectativas e desejos ajudam a manter a chama da paixão acesa.

Se você deseja melhorar sua intimidade, também estabeleça uma meta para trabalhar a comunicação. Defina um horário semanal para praticar conversas íntimas. Como a maioria das coisas, quanto mais fizer, melhor se comunicará.

Leia também:  Relacionamentos codependentes: como é possível superá-los?

O próximo passo é ser um bom ouvinte. As pessoas esquecem o quão importante é ouvir em uma boa comunicação. Se o seu parceiro está lhe dizendo como se sente ou do que gosta, e você o ignora ou escolhe fazer outra coisa, a conexão não terá um bom resultado.

Quando o parceiro nos diz do que gosta ou não, precisamos ter certeza de que entendemos. Para ser um ouvinte melhor no quarto, certifique-se de fazer perguntas e refletir sobre as respostas.

Aqui estão algumas ideias para se comunicarem melhor a respeito da intimidade:

  • Compartilhem qualquer trauma ou experiência ruim que tiveram;
  • Compartilhem o toque não sexual com o qual vocês se sentem confortáveis em particular e em público;
  • Discutam as expectativas quanto à intimidade que gostariam de ter juntos;
  • Digam um ao outro como querem ser tocados durante o sexo;
  • Compartilhem as fantasias que vocês tem um com o outro;
  • Discutam sobre momentos em que vocês gostaram de estarem juntos;
  • Falem sobre como desejam se comunicar durante o sexo;
  • Compartilhem como vocês gostariam de se comunicar quando não estiverem com disposição;
  • Discutam como se comunicar ou mostrar que estão dispostos para intimidade;
  • Definam algumas metas de intimidade para o relacionamento.
Leia também:  Estes são os principais sinais de um homem infeliz no casamento

Sem sexo, a vida se torna mecânica e chata. Ele traz vida e dimensão, cria energia e entusiasmo, em vez de ressentimento e indiferença.

A satisfação sexual é um dos principais componentes que determinam a felicidade de uma pessoa em seu relacionamento. Quando alguém se entrega ao seu parceiro, ela solidifica o vínculo. O cérebro registra cada interação positiva que se tem com o parceiro, reprogramando-o para o prazer.

A intimidade sexual permite que se descubra mais sobre você e seu parceiro, por meio do êxtase no processo. Ela produz a euforia do exercício, porque orgasmos liberam endorfinas e proporcionam uma sensação de bem-estar.

Existem vários benefícios para a saúde em fazer sexo. Ele estimula o sistema imunológico, fortalece o coração e produz um efeito calmante, liberando o estresse. Quanto mais você o faz, mais vai querer, aumentando a libido.

Leia também:  Os casamentos são destruídos pela distância emocional

Esta é uma parte valiosa, vital de uma parceria e fortalece a conexão. Ter uma atitude sexual afirmativa trará a centelha ao seu relacionamento, e você se sentirá mais jovem e vibrante. Mais importante ainda, divirta-se e seja aventureiro enquanto vocês reservam um tempo para explorar e expandir a vida sexual juntos .

Priorizar um tempo juntos para perseguir esse objetivo também ajuda a aprofundar a conexão com o parceiro. Casais que se conectam a partir de suas emoções se sentem mais próximos, e até se interessam mais pela intimidade.

Se você está tendo problemas e parece que não consegue resolver sozinho, consultar um Psicólogo é uma ótima ferramenta de ajuda. Quer tente a terapia individual ou de casais, ter alguém para orientá-lo em um ambiente seguro é uma excelente alternativa.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *