Expectativas irrealistas que acabam com qualquer relacionamento

Uma criança frustrada por causa de suas expectativas irrealistas

Categoria: Casamento

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Essencialmente, todas as expectativas são irrealistas pois elas são muito parecidas com um planejamento, e as coisas raramente acontecem conforme planejamos. Portanto, ter quaisquer expectativas sobre um relacionamento não é realista. É melhor aceitar que tudo o que pode acontecer, acontecerá, e ir lidando com elas a medida que foram surgindo.

Tanto homens como mulheres são culpados de associar relacionamentos com simplicidade. Eles têm expectativas irrealistas de que tudo funcionará perfeitamente. Mas, não seja ingênuo e caia nessa armadilha. Ao permanecer realista e aberto quando se trata de amor, você poderá conseguir muito mais.

Você estará primeiro lugar

Muitas pessoas entram em relacionamentos pensando que estarão em primeiro lugar na vida do parceiro. Mas ser constantemente o número um é um mito.

Vivemos num mundo que exige que nos concentremos em várias coisas ao mesmo tempo, nomeadamente manter o emprego, reservar tempo para nós próprios, investir tempo nos amigos e na família e superar a rotina diária.

Você precisa entender que não há problema em ficar em segundo lugar e, de vez em quando, talvez em terceiro. Da mesma forma, você tem outras prioridades na vida, assim como seu parceiro.

Publicidade

Não haverão brigas

Outra expectativa irreal que acabará com seu relacionamento é pensar que todas as brigas são ruins. Você tem que mudar sua mentalidade e perceber que o conflito não é a pior coisa. Todos os casais saudáveis ​​brigam, só que pode não parecer uma briga quando ambos se tratam com respeito.

Leia também:  Não faça do cônjuge o seu Psicólogo

As divergências permitem que você discuta certas coisas, o que, a longo prazo, é saudável para o seu relacionamento. Você precisa ser capaz de compartilhar suas divergências para poder resolvê-las. Não lutar leva ao ressentimento.

Não precisar de mais ninguém

A ideia de que você não precisa de mais ninguém quando está em um relacionamento é um mito bobo e até perigoso. Uma pessoa não atenderá a todas as suas necessidades sociais e, quanto mais cedo você perceber isso, melhor.

Você precisa de pessoas ao seu redor que possam oferecer o apoio que seu parceiro não pode, como amigos, familiares e até conhecidos. Deve haver pessoas com quem você possa desabafar, se divertir e se relacionar por meio de hobbies compartilhados.

Não seja a pessoa que esquece dos amigos em troca de um parceiro. Quanto mais pessoas você tiver em sua vida, mais enriquecido será seu relacionamento.

Ele vai entender seus sentimentos

Seu parceiro não lê mentes, então não espere que ele saiba o que você está pensando e sentindo. Se você não se expressar, ele ficará no escuro, e o que está incomodando continuará incomodando. Se os canais de comunicação entre vocês dois não forem sólidos, é apenas uma questão de tempo até que seu relacionamento fracasse.

Você nunca deve esperar que seu parceiro apenas entenda você e seus desejos e necessidades. Não importa o quanto vocês pareçam vibrar um com o outro, ambos precisam conversar.

Ficarem juntos o tempo todo

Não há necessidade de ficarem juntos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Reserve um tempo para você e invista em suas amizades. Se vocês se sufocarem e não passarem um tempinho separados, acabarão ficando cansados, entediados e até mesmo irritados ou tensos. Muito tempo juntos não é bom.

Você não gostaria de passar todo o tempo com sua mãe ou irmã, então por que fazer isso com seu parceiro? Vocês precisam ser indivíduos que se unem.

O relacionamento será fácil

Pensar que seu relacionamento será fácil é uma expectativa irreal. Qualquer pessoa que lhe diga algo assim está mentindo. Os amantes de longa data dirão que os relacionamentos são um trabalho árduo e que são construídos com base no compromisso, na confiança e na compreensão.

Se você entrar em um relacionamento pensando que será um passeio no parque, terá algumas surpresas desagradáveis.

Leia também:  30 sinais de que uma esposa perdeu o interesse pelo marido

Vocês serão felizes para sempre

Os críticos escreveram inúmeros artigos sobre quão falha é a maneira como os contos de fadas projetam relacionamentos. A vida real não é nada parecida com esse contos. Príncipes e princesas não se apaixonam e vivem felizes para sempre.

Todo mundo tem falhas, e você precisa entender que vivemos no mundo real e não em um mundo de desenho animado. Quanto mais cedo você abandonar as expectativas do “feliz para sempre”, mais cedo poderá começar a trabalhar em seu relacionamento na vida real.

Somente ele te fará feliz

É uma expectativa irreal acreditar que seu parceiro seja a única coisa que te faz feliz. Ele tem sua própria vida para viver, e não pode atender a todas as suas necessidades, assim como você não pode atender as dele.

Você precisa estar feliz e realizado em todos os aspectos da sua vida. Se você confiar em seu parceiro para obter felicidade completa e total, colocará uma pressão injusta sobre ele e prejudicará o relacionamento.

Não se esqueça que é uma via de mão dupla, então se você quer que seu parceiro te faça feliz, precisará trabalhar duro para fazer o mesmo.

Só o seu jeito de fazer as coisas é certo

Não pense que só o seu jeito de fazer as coisas é certo e único. Você se relacionará com outro ser humano e não consigo mesmo, então é de bom senso que ele também tenha seu próprio jeito de fazer as coisas.

Tudo, desde lidar com conflitos até limpar a casa pode ser diferente, por isso aprenda a aceitar as diferenças e a não criticá-las.

Você pode ter encontrado um parceiro para ter e manter, mas não compartilha da mesma opinião. Entenda e aceite que seu parceiro tem opiniões e crenças diferentes.

Estar sempre satisfeito

Não é realista acreditar que você ficará 100% satisfeito em seu relacionamento, especialmente se não trabalhar a favor dele. Como uma planta de casa, os relacionamentos exigem nutrição, amor e cuidado.

Se você não estiver disposto a investir tempo e trabalhar nisso, não ficará satisfeito por muito tempo. As divergências crescerão entre vocês, as brigas aumentarão e, antes que você perceba, você estará sozinho.

O sexo sempre será ótimo

É uma falácia acreditar que o sexo será incrível sempre. Por mais intenso que seja agora, é apenas uma questão de tempo até que vocês dois fiquem sem truques sexuais para impressionar um ao outro. O sexo se tornará rotina e você ficará cansado. Essa é a questão da monogamia.

Leia também:  3 maneiras de interromper as constantes reclamações do parceiro

Então, o que você faz? Você faz um esforço para apimentar as coisas. Há muitas maneiras de fazer isso, então comece a trabalhar!

Todos vão gostar do seu parceiro

Outra expectativa irreal que você precisa observar é a crença de que todos vão gostar de quem você está namorando. Pelo contrário, há uma chance de que alguém de quem você gosta não tenha uma opinião muito boa sobre ele.

Seja seu pai, seu melhor amigo, colegas ou, o pior de tudo, todos que você conhece, você precisa saber como lidar com isso sem alienar seu parceiro e aqueles de quem você gosta.

As decisões serão compartilhadas

Todos presumem que não haverá luta pelo poder em seu relacionamento. No entanto, como tudo mais, é necessário um líder. Na maioria das vezes, o poder está na pessoa que ganha mais dinheiro.

Isso é muito subjetivo e, felizmente, não é verdade em alguns casos. Muitos casais conseguiram manter o delicado equilíbrio de poder entre eles, apesar das diferenças de rendimentos.

As coisas se resolvem sozinhas

Seja para evitar discussões, projetar uma parceria impecável ou apenas porque não gosta de momentos desconfortáveis, você espera que as coisas se resolvam sozinhas.

Muitos casais pensam que nenhum deles irá embora, então o que quer que aconteça, tudo ficará bem. Você precisa fazer acontecer, e não apenas esperar que o universo encontre uma maneira de consertar as coisas.

O amor é suficiente

Por mais pouco romântico que isso seja, é também uma expectativa irreal de amor. O amor não é todo-poderoso e nem sempre é suficiente. Se fosse, não haveria divórcios ou separações.

Muitos casais se amam, mas se separam por outros motivos. O amor não conquista tudo, e esperar que esse sentimento resolva problemas mais profundos não tornará nada melhor.

Palavras finais

Se você realmente deseja que seu relacionamento seja bem-sucedido, esteja ciente do que está acontecendo no mundo real e pare com as expectativas irrealistas. Você será mais feliz e seu relacionamento florescerá quando isso acontecer!

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *