Os principais sinais de que um homem está com ciúme

Reflexo de um casal se beijando em um olho humano

Categoria: Ciúme

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Será que ao perceber os sinais de que um homem está com ciúme trará problemas para o seu relacionamento? Embora um pouco dele seja interessante, seu excesso transforma o parceiro em alguém abusivo e controlador.

O ciúme em um homem pode significar muitas coisas. No entanto, o significado subjacente mais comum é que ele se sente ameaçado, principalmente quando vê o outro como uma ameaça/rival.

Essa coisa toda de “ficar com ciúmes” não é extraordinária. Os homens tendem a exibir a “linguagem corporal territorial masculina”, que é a maneira dele se estabelecer como um macho alfa e manter todo tipo de competição sob controle.

Assim, o homem médio deseja estar seguro em seu relacionamento com quem ele considera ser sua parceira. Quando um cara fica com ciúmes, é mais provável que tenha começado a sentir alguma competição pela sua atenção.

Como um homem reage quando está com ciúme?

Primeiro, vamos destacar os sinais de que um homem está com ciúme, e depois interpretar o quão sérios eles são:

Insistir em querer olhar o seu telefone

Ele está sempre tentando acessar seu telefone e descobrir para quem você está enviando mensagens.

Perguntar muitos detalhes quando você sai

Se você diz que vai sair, ele sempre quer saber com quem está, onde, quando você vai voltar para casa etc. Perguntar quando você vai voltar é uma coisa, fazer um interrogatório como se ele fosse um pai controlador é sinal de ciúme, além de assustador.

Leia também:  Um homem casado pode ter ciúmes de sua amante?

Não deixar você sair sem ele

Ele nunca está bem ao ver você sair com amigos ou outras pessoas e sempre quer ir junto. Por exemplo, você já tem amizade com um cara há anos, até mesmo antes de conhecê-lo, e ainda assim não quer que vocês saiam juntos.

Contato físico em excesso

Ele propositadamente coloca o braço em sua volta, caso esteja falando com outro cara.

Dizer às pessoas que é seu namorado em momentos inapropriados

Não há problema em dizer isso ao apresentar à outras pessoas, mas aproximar-se de você quando está conversando com outro homem e dizer “Oi, eu sou o namorado” mostra que quer provar algo.

Afirmar que está sendo machucado

Um homem está com ciúme e se faz de vítima, agindo como se fosse traído caso você decida ir com os amigos ao clube, ao invés de jantar com ele. Você está sempre “machucando-o” ao fazer suas próprias coisas ou sair com outras pessoas.

Tentar de te deixar com ciúmes

Ele sair com os amigos é uma coisa, mas tentar provocar uma reação sua de propósito por causa disso é sinal de ciúme. Ele diz que está saindo com eles e pergunta se você se importa. Se você disser que está tudo bem, ele aumenta a provocação dizendo que vai dormir na casa de um deles, por exemplo. Caso esteja tentando te irritar, isso é um sinal de que o homem está com ciúme.

Perguntar sobre relacionamentos anteriores

Ele quer saber com quantos homens você já saiu, e principalmente se ainda tem contato com o ex. O homem está com ciúme quando precisa ter certeza de que não há mais história entre você e um ex, de modo a se sentir mais seguro.

Aparecer sem ser convidado

Pequenas surpresas, como ir à sua casa ou aparecer coincidentemente no mesmo bar que você estava indo é sinal de que um homem está com ciúme.

Linguagem corporal de quando um homem está com ciúme

Cruzar braços e pernas

Esses gestos demonstram uma tentativa de proteger-se emocionalmente de uma possível rejeição ou traição por parte dos outros. Eles normalmente aparecem com uma sensação geral de desconforto.

Olhar ou se afastar

Uma homem estabelece contato visual para afirmar seu domínio ou superioridade, enquanto afastar-se o ajuda a encontrar consolo, criando distância entre ele e a fonte de seu ciúme.

Estreitar os olhos

Esse comportamento indica que a pessoa está se sentindo ameaçada ou tentando avaliar um rival em potencial. Ele ocorre de forma subconsciente, o que o torna uma ótima maneira de avaliar os verdadeiros pensamentos de um homem.

Estufar o peito

Estufar o peito é outro sinal de que um homem está tentando afirmar seu domínio ou superioridade, como uma resposta ao sentimento de ameaça ou insegurança, emoções comuns associadas ao ciúme. Isso pode ocorre tanto consciente quanto subconscientemente.

Leia também:  Aprendendo a lidar com o ciúme no relacionamento aberto

Inquietação

Tocar o pescoço ou o rosto é um sinal de desconforto e insegurança, indicando quando alguém está com ciúmes.

Quando o ciúme é um problema?

Se ele fizer uma ou duas dessas coisas anteriormente citadas, isso não é o fim do mundo. Porém, você deve se preocupar quando ele começa a mostrar muitos ou todos os sinais.

A frequência das manifestações está elevada

Outra coisa importante é prestar atenção ao número de vezes que ele mostra esses sinais. Ele ficou com um pouco de ciúmes quando você saiu com seus amigos, mas nunca mencionou nada?

Isso é muito diferente dele fazer muitas perguntas toda vez que você sai, ou ter um ataque toda vez que você tem que trabalhar até tarde no escritório. Uma vez está ok, todas as vezes não está ok.

Tentativas frequentes de manter o controle

Uma coisa é ele sentir ciúmes e comentar, outra coisa é ele começar a limitar seu comportamento. Isso inclui:

  • Proibir você de ver certas pessoas;
  • Controlar a que horas você chega em casa;
  • Determinar que você deve ligar para ele em determinados horários;
  • Ficar bravo ou com raiva se você não ouvi-lo;
  • Não aceitar que um acordo que seja adequado a ambos seja feito.

Exagerada preocupação com a reputação

Mencionar que ao sair você vai “fazê-lo se sentir mal” ou ter um impacto sobre “o que as pessoas vão pensar” é um grande sinal de alerta.

Você sair e fazer suas próprias coisas não tem nada a ver com ele, e se ele pensa que sim, então estará associando o relacionamento com a reputação pessoal. Isso traz sentimentos de competitividade, sendo um sinal muito comum de que também seja um narcisista.

Especificamente, pessoas que estão próximas a narcisistas severos não entendem por que ele é tão mau, fica com tanto ciúme do sucesso ou felicidade alheia, e é tão competitivo, mesmo quando se trata de relacionamento romântico.

O homem não gosta de mostrar que está com ciúmes

Ao contrário do que normalmente se acredita, esconder o ciúme é um bom sinal. Se ele está tentando escondê-lo, então significa que ele sabe que não é saudável ou atraente, e não quer mostrar isso a ninguém. Isto é uma coisa boa.

O ciúme é um sinal de insegurança e, embora ela não seja uma qualidade atraente, não o torna uma pessoa má. Todo mundo sofre de alguns problemas de autoestima de vez em quando.

Se você sabe que ele já foi traído, então este é um bom motivo para dar o benefício da dúvida. Ele tem medo que aconteça de novo, e é natural se proteger. Se for esse o caso, ajude-o a ver que você é confiável, dando seu número de telefone e respondendo às perguntas.

Leia também:  O que fazer quando seu ex já está com outra pessoa?

Diga a ele que, desde que não imponha nenhuma regra com a qual você não concorde, ficará feliz em mantê-lo informado sobre o que está acontecendo e onde está. Quanto mais você fizer isso, mais ele confiará.

Por que o ciúme é considerado abusivo?

É importante entender que o ciúme é destrutivo. Sinais de que um homem está com ciúme são, ao mesmo tempo, sinais de um homem emocionalmente abusivo.

Se um homem está claramente mostrando sinais de ciúme, então há muita escuridão em sua alma. Os homens propensos a ciúmes intensos ou possessividade abrigam sentimentos de inadequação ou inferioridade, e tendem a se comparar com os outros.

O ciúme, em sua essência, é um subproduto do medo, medo de não ser bom o suficiente, medo da perda. As pessoas que têm medo de perder o parceiro não são emocionalmente estáveis. É como temer a morte.

A morte é uma coisa assustadora e todos nós naturalmente a tememos, mas não vamos viver dentro de casa em uma bolha protetora só para evitá-la.

Publicidade

Para viver melhor a vida, devemos aceitar que não temos controle sobre algumas coisas. Em um relacionamento feliz e saudável, ambos os parceiros precisam reconhecer que não tem controle caso o outro decidir traí-lo.

Um homem que mostra sinais de ciúme ainda não chegou a essa conclusão saudável e, portanto, mostra sinais de insegurança, medo e potencialmente narcisismo.

O que fazer se você se apaixonou por um homem ciumento?

Terminar com alguém que você ama não é fácil, e não estou sugerindo que você tome decisões que não esteja pronto para tomar. Porém, se você está sentindo que algo está errado, a primeira coisa que você precisa fazer é falar com ele.

Converse sobre como você se sente, como gosta de ser independente e ter a capacidade de tomar suas próprias decisões. Se ele reagir de forma negativa ou abusiva, não há necessidade de insistir no assunto, você tem a resposta e precisará deixar as coisas se acalmarem um pouco.

As decisões mais sábias não são tomadas impulsivamente. Reserve o tempo que precisar para digerir as informações deste artigo, e a resposta ficará mais clara. Muitas vezes tenho que contar a verdade aos meus pacientes. Mesmo que gostem do homem que estão se relacionando, ele simplesmente não é o melhor.

O mundo de hoje não exige que alguém se contente com menos num relacionamento romântico.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *