O sucesso leva à felicidade?

Homem negro com um tablet na mão, enquanto no fundo há um edifício muito alto

Categoria: Felicidade

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O sucesso leva à felicidade? É uma suposição antiga: o sucesso, seja na escola, no trabalho ou nos relacionamentos, causa felicidade.

Muitos de nós lutamos pelo sucesso, dedicando longas horas ao trabalho ou aos estudos na esperança de alcançar o sucesso e, como um subproduto desse sucesso, a felicidade.

Leia também:  Sinais de que você se tornou uma pessoa amarga

Contudo, a felicidade não segue necessariamente o sucesso. Na verdade, é exatamente o oposto. A felicidade leva ao sucesso. Pessoas felizes buscam e empreendem novos objetivos que reforçam sua felicidade e outras emoções positivas.

Felicidade leva ao sucesso porque as pessoas felizes frequentemente experimentam estados de espírito positivos e esses estados de espírito os levam a ter maior probabilidade de trabalhar ativamente em direção a novos objetivos e construir novos recursos.

Quando as pessoas se sentem felizes, elas tendem a se sentir confiantes, otimistas e enérgicas, e os outros as consideram agradáveis ​​e sociáveis ​.

Isso não significa que as pessoas felizes sempre tenham sucesso e nunca se sintam tristes. Parte de uma sensação saudável de bem-estar inclui experimentar emoções dolorosas em resposta a circunstâncias difíceis da vida. Mesmo as pessoas geralmente felizes experimentam essas emoções negativas.

Claro que outros fatores também contribuem para o sucesso, incluindo inteligência, boa forma, suporte social e experiência.

Leia também:  Como conseguir a vida que você sempre quis?

Porém, indivíduos felizes têm mais probabilidade do que seus pares menos felizes de ter casamentos e relacionamentos satisfatórios, alta renda, desempenho profissional superior, envolvimento comunitário, saúde robusta e até uma vida longa.

Estratégias para aumentar a felicidade

Então, como você pode se tornar mais feliz?

Segue algumas maneiras importantes de melhorar a felicidade:

Publicidade
  • Seja grato. Algumas pessoas relatam que a felicidade dura semanas e meses após escreverem cartas (que nem precisaram ser enviadas) de gratidão aos outros;
  • Seja otimista. Visualize circunstâncias e resultados positivos.
  • Conte suas bênçãos. Pessoas que escrevem três coisas positivas que lhes aconteceram durante a semana ficam mais animadas;
  • Use seus pontos fortes. Identificar os pontos fortes e assumir o compromisso de tentar usá-los de novas maneiras aumenta a felicidade.
  • Aja com gentileza. Pessoas que ajudam outras pessoas relatam que isso também ajuda em sua própria sensação de bem-estar.

Essas são algumas dicas rápidas de como se sentir mais feliz.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *