Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Ghosting » Ghosting: o que é, porque dói e o que fazer a respeito?

Ghosting: o que é, porque dói e o que fazer a respeito?

Homem invisível vestindo uma camisa branca e gravata cinza

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Você está em um relacionamento e de repente, sem nenhum aviso, o parceiro desaparece. Nenhuma ligação, nenhuma mensagem de texto, nenhum contato pelas redes sociais, nenhuma resposta às mensagens.

Provavelmente seu parceiro não deixou a cidade as pressas por causa de uma emergência familiar, e também não está morto por aí. Ele simplesmente terminou o relacionamento sem se preocupar em explicar ou mesmo te avisar. Você foi vítima de um ghosting.

Por que alguém comete o ghosting?

Por que alguém simplesmente desaparece da vida de outra pessoa, em vez de planejar, no mínimo, uma conversa para terminar o relacionamento? Você pode nunca saber ao certo porque foi vítima de um ghosting.

Pessoas com uma personalidade do tipo esquiva (aquelas que hesitam em formar ou evitam completamente apegos a outras pessoas) relutam em se aproximar de alguém devido a problemas de confiança e dependência. Elas costumam usar métodos indiretos de terminar relacionamentos, e são mais propensas a cometer o ghosting como forma de se separar.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Já as pessoas que acreditam no destino, que pensam que os relacionamentos são feitos para acontecer ou não, são mais propensas a tolerar comportamentos de ghosting ​​do que pessoas que acreditam que os relacionamentos exigem paciência e trabalho.

Quem termina relacionamentos por meio do ghosting também já foi vítima dele. Nesse caso, a pessoa sabe o que é ter um relacionamento terminado abruptamente, sem explicação, sem espaço para discussão. Ela não parece mostrar empatia pelo outro, e pode ou não experimentar qualquer sentimento de culpa.

O que significa dar um ghosting?

Ghosting não se limita a relacionamentos românticos. Relacionamentos informais de namoro, amizades e até relações de trabalho podem terminar com uma forma de ghosting.

Fazer o ghosting é uma forma de sair rápido e facilmente de um relacionamento. Sem drama, sem histeria, sem perguntas, sem necessidade de fornecer respostas ou justificar qualquer comportamento, sem necessidade de lidar com os sentimentos de outra pessoa.

Embora o comportamento de ghosting beneficie a evitação de uma situação desconfortável e qualquer drama em potencial, quem o comete não tem a chance de melhorar suas habilidades de conversação e relacionamento para o futuro.

Assim, não há fechamento, evitando sentimentos profundos de incerteza e insegurança. Inicialmente, você se pergunta “o que está acontecendo?” Quando você percebe que a outra pessoa terminou o relacionamento, você fica se perguntando por que, o que deu errado no relacionamento, o que há de errado com você, o que há de errado com ela, como você não previu isso?

O que fazer se você for vítima de um ghosting?

O ghosting dói; é uma rejeição cruel. É particularmente doloroso porque você fica sem justificativa, sem diretrizes de como proceder, e com um monte de emoções para resolver por conta própria. Se você sofre de problemas de abandono ou autoestima, o ghosting pode trazê-los à tona.

Na era de uma tecnologia em constante avanço, é provável que o ghosting apareça de muitas formas e, se for esse o caso, a pessoa que agora está fisicamente ausente de sua vida ainda é bastante visível.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Como seguir em frente? Infelizmente, não há nenhuma solução mágica ou conselho comprovado para guiá-lo rapidamente na recuperação de um ghosting, mas há bom senso. Evite lembranças de seu ex, pois elas farão com que emoções dolorosas ressurjam, e não o ajudarão a obter um fechamento emocional ou a entender por que terminaram.

Depois de parar de se torturar revisando fotos antigas, textos antigos, novas postagens em redes sociais e qualquer outra coisa que lhe dê o paradeiro atual do ex, tente encontrar uma nova distração. Você precisa entender que, se o seu ex escolheu a estratégia de ghosting para terminar, então isso diz algo sobre ele e suas deficiências, em vez de indicar que o problema está em você.

Em outras palavras, seguir em frente o mais rápido é completamente possível. Mantenha sua dignidade e o foco em sua própria saúde, felicidade e futuro, deixando o ex com as repercussões de sua própria imaturidade e falta de coragem.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *