É traição ficar com outro quando se dá um tempo no namoro?

Um casal deitado na cama e ambos com cara de tédio

Categoria: Infidelidade

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Essa dúvida ocorre porque a resposta é subjetiva, já que muitos casais combinam as regras que cada parte deve seguir. Mas, as pessoas podem pedir um tempo por diferentes razões.

Porém, estar longe do parceiro não é o mesmo que terminar. Quando os casais não conseguem ficar juntos ou mesmo conversar um com o outro sem perder o controle, eles se afastam até que tenham certeza do que desejam.

Pedir um tempo nada mais é do que dar um ao outro o espaço e o tempo de que precisam para repensar e obter clareza sobre sua posição no relacionamento, e o que desejam dele.

Se você e seu parceiro decidirem dar um tempo do relacionamento, precisarão conversar, porque esse tempo pode não significar a mesma coisa para ambos. Deve haver limites claros e um prazo para quanto tempo a separação vai durar.

Publicidade

Por que os casais dão um tempo nos relacionamentos?

A razão pela qual os casais decidem dar um tempo varia. Eles podem ter a sensação de que algo no relacionamento é problemático, insatisfatório ou que a paixão está se acabando. Em vez de ser energizado pelo tempo que passam juntos, o casal se sente ansioso, esgotado ou sem inspiração.

Leia também:  3 maneiras de descobrir uma traição emocional

Então, dar um tempo é bom para os relacionamentos? A resposta é sim. Para algumas pessoas, dar um tempo é uma excelente ideia. Ele permite a analise do que a parceria significa para ambos.

Outras razões incluem:

  • Insatisfação;
  • Relacionamentos à longa distância;
  • Atender às necessidades pessoais de saúde mental;
  • Redefinição de relacionamento;
  • Sensação de sufocamento;
  • Histórico de infidelidade prévia;
  • Dúvidas sobre o próximo passo.

Dar um tempo no relacionamento é o mesmo que estar solteiro?

Dar um tempo no relacionamento não é o mesmo que se separar. Então, não é prudente namorar outras pessoas quando você e seu parceiro se separam temporariamente. Isso não fará nenhum bem para o relacionamento.

Na verdade, isso só aumentará o abismo entre vocês. Se alguém está ficando com outra pessoa quando vocês estão dando um tempo, ela não te ama. Se te amasse, não ficaria com outra.

Quando dar um tempo no relacionamento é considerado traição?

Ter relações com alguém que não seja seu parceiro durante um relacionamento monogâmico é comumente considerado traição.

Leia também:  As consequências de se envolver com uma pessoa casada

Aqui estão 5 sinais de que uma pessoa está traindo durante um tempo no relacionamento:

  1. Ela viola regras anteriormente definidas: isso é comumente entendido como traição porque quebra as regras que foram estabelecidas mutuamente;
  2. Ela desrespeita os limites do seu parceiro: ultrapassar intencionalmente os limites é desrespeitoso, uma violação da confiança e pode ser considerado traição;
  3. Mensagens de texto ou sexting: mesmo sem a presença do contato físico, a conexão emocional que se cria desvia o foco do objetivo de se dar um tempo;
  4. Usar aplicativos de namoro: isso passa a impressão de que se está procurando uma opção melhor do que o parceiro;
  5. Flertar: assim como as mensagens de texto, o flerte é considerado traição se levar ou tiver a intenção de manter a uma conexão física ou emocional.

Por que não se deve ficar com outra pessoa?

Manter silêncio sobre sua vida afetiva durante a separação levará a problemas de confiança. O objetivo de dar um tempo no relacionamento é para que cada um se conheça fora dele. Ficar com outra pessoa tornará isso difícil.

Leia também:  Os 5 sinais de que você namora um narcisista infiel

Lembre-se, dar um tempo no relacionamento é para ambos explorarem o que precisam.

Como seguir em frente se o parceiro se envolver com alguém?

Vocês podem seguir em frente juntos, especialmente se não definiram limites antes do intervalo. Mas, esta decisão é muito pessoal não se deve minimizá-la. Será necessário verificar o nível de afeto que sentem, e se podem confiar um no outro daqui para frente.

Para concluir, é fundamental aprender a se comunicar melhor. Ela é o melhor remédio para momentos difíceis. Dar um tempo no relacionamento pode ser desafiador e gerar incertezas sobre o que fazer e o que não fazer.

Mas, se você acredita que dar um tempo é o caminho para melhorar as coisas, você precisa estabelecer regras.

Pensamentos finais

O que é considerado traição quando se está dando um tempo no relacionamento nem sempre está claro. É importante ter uma boa comunicação sobre as expectativas o mais cedo possível, de modo a evitar um estresse adicional no relacionamento.

Conversar com um Psicólogo se torna de grande valia para esclarecer isso, além de apoiá-lo no enfrentamento das preocupações para promover uma pausa saudável.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *