Como tratar uma pessoa que te traiu?

Como a pessoa que te traiu deve ser tratada

Categoria: Infidelidade

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Apesar da traição não ser uma coisa fácil de lidar, é fundamental aprender como tratar uma pessoa que te traiu, de modo que recupere o controle de sua vida. De início, ter uma reação catártica não vai fazer você se sentir melhor a longo prazo.

Os efeitos colaterais emocionais e mentais adversos da traição permanecerão com você por toda a vida. Ser traído desperta:

  • Inseguranças;
  • Baixa autoestima;
  • Desconfiança;
  • Introversão;
  • Sentimentos de inutilidade;
  • Questionamentos sobre as próprias virtudes e aparência física.

Apesar de tudo, é possível aprender como tratar uma pessoa que te traiu.

Publicidade

Reúna as evidências

Seu parceiro está te traindo, mas você ainda não o confrontou? Então é hora de procurar maneiras de enfrentá-lo. Faça capturas de tela com mensagens de texto, fotos, conversas e interações nas redes sociais que possam provar o ato de infidelidade. Isso permitirá que você lide imediatamente com a pessoa que te traiu, pondo fim às suas mentiras, caso ele decida negar qualquer envolvimento com o amante secreto.

Leia também:  As táticas mais utilizadas para esconder um caso extraconjugal

Faça testes para doenças transmissíveis

Se o seu parceiro mentiu, negando estar com uma amante, então que garantias você terá que ele não esteve com muitas outras antes?

Fazer um teste de infecções sexualmente transmissíveis é essencial depois de você descobrir uma traição. Portanto, vá ao médico e peça para fazer testes de DST, HIV e hepatite. Você deve se proteger, mesmo que seu parceiro afirme que manteve uma relação “segura” durante o período da infidelidade. A definição dele de sexo seguro pode ser muito diferente da sua.

Se você optou por ainda continuar nesse relacionamento, então peça que a pessoa que te traiu faça os testes, de modo que possam retomar o relacionamento sexual sem preocupações.

Confronte a pessoa

Fazer o confronto permitirá que ele tenha a oportunidade de se defender, e que você tenha clareza absoluta dos seus sentimentos. Seus sentimentos de traição, raiva, humilhação e mágoa devem estar claros. Esta também é uma oportunidade para que a pessoa que te traiu saiba se você planeja terminar o relacionamento.

Leia também:  Por que os narcisistas têm casos e traem os cônjuges?

Peça que corte a comunicação

O terceiro (ou mesmo o quarto ou quinto) precisa estar fora de cena para que o relacionamento sobreviva. Os limites foram violados e precisam ser restabelecidos de uma forma que proteja o relacionamento.

Isso significa pedir ao seu parceiro que rompa todos os laços com a pessoa. Essa separação será difícil se o terceiro for um colega de trabalho ou outra pessoa que seu parceiro vê diariamente.

Decida o que você quer do relacionamento

Se você decidiu ficar e perdoar a pessoa que te traiu, reserve um tempo para pensar honestamente sobre os benefícios e malefícios de continuar no relacionamento. Não importa em que direção você esteja indo, seja completamente honesto consigo mesmo sobre seus desejos e necessidades a partir de agora.

Perguntas frequentes

Posso perdoar meu parceiro?

Se decidir permanecer no relacionamento, será que você consegue realmente perdoar a pessoa que te traiu? O relacionamento não terá sucesso se você não conseguir perdoar o ato em si.

Após o processo de luto, trazer continuamente à tona a indiscrição e a pergunta: “Uma pessoa infiel pode mudar?” servirá apenas para machucar e prejudicar ambas as partes.

Posso confiar em meu parceiro novamente?

Uma vez perdida a confiança, é aparentemente difícil recuperá-la. A pessoa que te traiu precisará trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para reconquistar sua confiança.

Ele precisará anular todos os padrões de comportamento de um infiel e ser totalmente transparente, até que você se sinta confortável e seguro em seu relacionamento mais uma vez.

Leia também:  Identificando os principais padrões de traição dos narcisistas

Procuraremos uma terapia de casal se ficarmos juntos?

Verifique se a pessoa que te traiu faz isso com frequência. Embora o perdão seja um caminho difícil, ele pode acontecer. Estar aberto ao perdão torna mais fácil a adesão à terapia de casal, de modo que possam se abrir sobre o que cada parte ama e o que falta em seu relacionamento atual.

Palavras finais

Quando a questão é como lidar com a pessoa que te traiu, há muitas variáveis a serem considerados ao pensar em ficar ou sair. Existem ramificações emocionais desagradáveis ​​para ambas as opções. Alguns pontos importantes a serem considerados:

  • Seu parceiro está realmente arrependido?
  • Ele contou a você voluntariamente ou você descobriu?
  • Esse tipo de comportamento já aconteceu antes, ou ele prometeu não fazê-lo e continuou?
  • Seu parceiro está disposto a tomar medidas para consertar o relacionamento?
  • Você sente que quer confiar nele novamente?

Enquanto alguns optam por ficarem e tentarem fortalecer seus relacionamentos, outros optam por partir e buscar relações românticas com alguém que respeite sua confiança e lealdade.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *