5 sinais de que você tem um chefe misógino

Homens apertando às mãos, enquanto ao fundo há os olhos de uma mulher

Categoria: Misoginia

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Ter de lidar com um superior ruim no trabalho pode ser um desafio na carreira de qualquer mulher. No entanto, muitas delas não percebem quando, na verdade, ele é um chefe misógino.

É uma verdade lamentável que homens que odeiam mulheres possam se tornar líderes com considerável influência. Isso significa que uma mulher terá a experiência com um chefe misógino em algum momento de sua carreira.

Publicidade

Uma discussão sobre gerentes e líderes misóginos é importante porque ter um chefe assim deixa cicatrizes psicológicas reais, inclusive Transtorno de Estresse Pós-traumático.

Um chefe misógino:

  1. Prefere outros homens. Um misógino faz promessas e raramente as cumpre quando se trata de mulheres, mas com outros homens sua palavra vale ouro. Ainda esperando uma promoção? Embora ele tenha garantido que seu trabalho duro e dedicação resultariam em uma recompensa baseada no mérito, o chefe misógino dará preferência para outro homem;
  2. Não tem respeito pelo seu tempo. Você reagenda os compromissos com frequência? Um chefe misógino reagenda repetidamente as reuniões semanais, com pouco ou nenhum aviso. Às vezes ele simplesmente não comparece e te deixa esperando, mas com seu colega ele nunca perde uma reunião. Um chefe misógino não tem consideração pelo seu tempo como mulher, mas espera total consideração pelo dele;
  3. Rejeita as ideias de uma mulher (ou as rouba). Sente-se invisível? Um chefe misógino estará atento às ideias de seus colegas homens, e quando você oferece ideias legítimas e criativas, ele vai se fazer de surdo ou desdenhar. Ou pior, ele simplesmente as roubará e levará o crédito;
  4. Odeia ser superado por uma mulher. Você derrotou seu chefe em uma competição? Boa sorte com as consequências. Um chefe tóxico com princípios misóginos fervilha por dentro quando é superado por uma mulher. A única coisa que ele fará depois da vitória é um comentário presunçoso, mas dará parabéns genuínos ao seu companheiro de equipe;
  5. Ignora seletivamente as mulheres. A misoginia também pode se manifestar no mundo digital. Mesmo que você esteja em homeoffice, seu chefe misógino ainda poderá fazer o que quiser. Você já teve uma reunião online com seu chefe e apenas viu ele desajeitadamente fazer qualquer coisa, menos prestar atenção em você, mas quando seus colegas homens se juntam à reunião, ele direciona toda a atenção para eles? Um chefe misógino tem grande dificuldade em prestar atenção, a menos que haja um homem falando.
Leia também:  Homens narcisistas também são misóginos?

Para encerrar, é importante afirmar que sua experiência com esse chefe é válida. Eu sei que uma forte identificação com a ética no trabalho e um senso interno de motivação podem te manter presa em um trabalho com um chefe ruim por anos.

Contudo, dê uma olhada nesses sinais e pergunte a si mesmo se essa circunstância de trabalho é a melhor para você.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *