Aqui estão 9 razões pelas quais um narcisista te ignora

Uma mulher com cara de surpresa enquanto um homem a ignora olhando seu celular

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Se você se sente frustrado pelas ações imaturas de um narcisista, não está sozinho.

Ele é amplamente conhecido por manipular as pessoas, mas ignorar também é outra estratégia usada para desencadear reações emocionais.

O narcisista ignora as pessoas por vários motivos, mas todos relacionados a poder, controle e autopreservação.

Às vezes ele o faz sem você nem ter feito algo errado. Esses comportamentos de ignorar têm pouco a ver com você e tudo a ver com eles.

Se você está em um relacionamento com um narcisista, não é uma questão de saber se ele irá ignorá-lo, mas quando. E quanto mais conectado vocês estão, mais ele oscila entre aproximação e afastamento.

Claro que ser ignorado dói e gera confusão, especialmente se você não entender por que ele está fazendo o que faz.

Aqui estão as principais razões pelas quais os narcisistas ignoram as pessoas:

O narcisista quer que você o persiga

O narcisista costuma se sentir melhor jogando, especialmente quando se trata de parceiros românticos.

Ele adora a emoção de saber que alguém o quer e, portanto, ser perseguido.

Portanto, ignorar de repente (especialmente durante a fase do love bombing) é sinal de que ele está começando a se sentir muito apegado e quer mudar as coisas, fazendo com que você o persiga.

Infelizmente, a essa altura, você já foi fisgado. O narcisista é hábil em encantar os outros e tornar difícil de ver a realidade como ela é.

O narcisista quer começar uma briga

Embora possa parecer estranho, o narcisista não necessariamente não gosta de conflitos da mesma forma que a maioria das pessoas.

Na verdade, ele prospera a partir disso, acha interessante e até, às vezes, agradável.

Ele sabe como oscilar entre várias táticas de manipulação para garantir que tenha a palavra final nas discussões, bem como tende a escolher estrategicamente as pessoas que aceitarão seus comportamentos tóxicos.

Então, se você fez algo que o chateou (mesmo que tenha sido há muito tempo), ele vai ignorá-lo como forma de atração para seu comportamento explosivo.

Leia também:  Por que o narcisista copia você no que faz e diz?

O narcisista quer que você sinta remorso

Não é nenhum segredo que o narcisista costuma transformar o menor erro em uma crise massiva. Portanto, mesmo que você tenha feito uma pequena coisa errada, ele vai agir como se fosse o maior problema do mundo.

O tratamento silencioso é uma forma de puni-lo.

Publicidade

Ele quer que você se sinta incrivelmente culpado pelo que fez e volte rastejando, implorando por perdão. Mas, como você provavelmente já percebeu, o narcisista raramente ou nunca se responsabiliza por suas ações.

Ele não sente remorso da mesma forma que os outros. Seu pedido de desculpas é falso, e só é declarado porque ele quer que você o perdoe para siga em frente rapidamente.

Apesar do que ele possa dizer, a maioria dos narcisistas não está necessariamente interessado em mudar seus hábitos para melhor.

O narcisista está focado em outra pessoa

O narcisista vai ignorá-lo se estiver de olho em um novo suprimento narcisista.

Suprimento narcisista refere-se a qualquer pessoa ou coisa que satisfaça temporariamente o seu ego, bem como reforce os delírios de superioridade ou grandiosidade.

Ele, de muitas maneiras, é viciado em aprovação, atenção e admiração. Ele depende do suprimento para se sentir validado. Isso, para ele, é tão essencial quanto comida ou água.

Por não terem um conceito intrínseco de valor próprio, precisa pegá-lo emprestado de outras pessoas.

O problema com o suprimento narcisista é que nunca é suficiente. Ao usar as pessoas como fonte de suprimento, ele pensa que encontrará a pessoa perfeita, aquela que realizará todas as suas fantasias.

Mas, uma vez que a verdadeira humanidade da vítima começa a aparecer, a raiva se instala.

O narcisista começa a direcionar seus esforços para outro lugar, de modo a investigar outras possibilidades.

O narcisista quer fingir que não se importa com você

Um narcisista ignora as pessoas porque quer agir de forma mais distante ou indiferente do que realmente são. É sobre como manter uma imagem, não querendo se parecer ansioso ou pegajoso.

E assim, ele te ignora para agir como se fosse mais importante do que realmente é. Ele não quer que saiba o quanto se preocupa com você.

Isso faz com que você se sinta mais ansioso no relacionamento, e é exatamente assim que ele quer que seja a dinâmica.

Se você o confrontar sobre esse comportamento, ele não o admitirá prontamente.

Em vez disso, vai produzir comportamentos de gaslighting e agir como se tudo estivesse completamente normal.

O narcisista quer provocar ciúmes em você

O narcisista pode ignorá-lo fingindo que está muito ocupado quando na verdade não está. Isso é para fazer parecer que ele tem uma vida mais glamorosa ou importante do que realmente tem.

Assim, ele quer provocar ciúmes sobre todas as coisas legais que “supostamente” está fazendo. Nesse mesmo sentido, ele também costuma ser cauteloso ou vago sobre com quem passa o tempo.

Leia também:  Por que é difícil terminar um relacionamento com um narcisista?

Trata-se de tentar fazer você se sentir confuso e agir com carência perto dele.

Esse tipo de ignorar costuma ser uma reação direta ao próprio ciúme. Se ele se sente ameaçado por algo ou alguém, eles agirá antes que apareça qualquer chance de machucá-los.

O narcisista está desvalorizando você

Os relacionamentos narcisistas tendem a cair em padrões previsíveis. Começa com a fase de idealização ou love bombing, onde ele o enche de atenção e adoração.

Esta é a parte mais eufórica do relacionamento, e ambas as partes tendem a sentir que o relacionamento pode e irá satisfazer todas as suas necessidades. Mas em algum momento, a perfeição desaparece.

Você não pode fazer tudo certo o tempo todo e, à medida que comete erros, o narcisista começa a levá-los para o lado pessoal.

Agora você é uma pessoa imperfeita e isso o deixa frustrado, ameaçado ou até mesmo entediado.

Neste ponto, a desvalorização começa. Ela consiste em muitos comportamentos abusivos: verbal, humilhação, ameaças, difamação e ignorância.

O narcisista faz tudo isso enquanto a outra pessoa se pergunta o que fez de errado.

Desvalorizar leva ao descarte, e isso acontece quando ele não tem mais ganho para o seu suprimento narcísico.

Ele opta por substituí-los por outro novo parceiro.

O descarte é quase sempre temporário, pois o narcisista adora aspirar as pessoas para ficar de olho nelas.

O narcisista só quer atenção

Às vezes o narcisista está ignorando você apenas por necessidade de atenção. E se você o questionar sobre isso, ele geralmente responderá com: oh, desculpe, eu estava ocupado!

Nada disso faz sentido e é frustrante. Mas, ele está simplesmente interessado ​​em jogar jogos mentais e ver o que acontece como resultado.

Lembre-se de que, ao ignorar as pessoas no passado, ele aprendeu que essa tática desagradável funciona.

E quanto mais você se importar com esse comportamento, mais ele estará inclinado a continuar fazendo.

O narcisista está apenas fingindo ignorá-lo

O tratamento silencioso parece um comportamento bastante óbvio de exclusão. Mas só porque o narcisista não está falando com você, não significa que ele não esteja de olho.

O narcisista adora saber o que você está fazendo, o tempo todo.

Portanto, mesmo que ele o esteja ignorando, isso não significa que não esteja à espreita em suas redes sociais, perguntando a amigos o que você está fazendo, ou investigando seu paradeiro.

O que você fazer quando um narcisista o ignorar?

A melhor reação a um narcisista ignorando você é não fazer nada. Em outras palavras, você deve basicamente ignorar o ignorando. Mas, mantenha-se firme, porque o narcisista está apostando que você vai ceder primeiro.

Mantenha seu limite, e lembre-se de que ele ficará tão frustrado que explodirá de alguma outra maneira.

Portanto, não dê atenção ao comportamento ridículo dele, não tente encontrar a lógica da situação, não tente buscar vingança e tampouco tente fazer com que peça desculpas.

Para ter uma ideia melhor do que fazer, imagine uma criança que está no meio de um colapso total.

Leia também:  3 comportamentos que denunciam um narcisista online

Ela está chateada por algo não ter saído do jeito dela, e agora está chutando e gritando, perdendo todo o senso de controle.

E assim como uma criança, a maioria dos narcisistas não são capazes de integrar lógica e razão.

Lembre-se de que a atenção negativa ainda é atenção. Portanto, se um narcisista sentir que suas ações o irritam, ele continuará se envolvendo em essas táticas abusivas.

Não fazer nada e não revelar nenhuma emoção é a melhor reação de todas.

Um Psicólogo ajuda a lidar com a ignorância narcisista

Se você continuar se envolvendo com padrões narcisistas tóxicos, será melhor procurar apoio profissional.

A terapia, por exemplo, ajuda a lidar com o abuso narcisista de várias maneiras, incluindo:

A construção da sua autoestima

Se você está em um relacionamento com um narcisista, provavelmente tem um conceito diminuído de si mesmo.

Você pode não ter grande autoestima mesmo antes de conhecê-lo, mas qualquer confiança que havia já se deteriorou há muito tempo.

A terapia ajuda a construir um relacionamento melhor consigo mesmo. Quando você valoriza a si e às suas próprias necessidades, é menos provável que tolere dinâmicas abusivas.

Receber apoio incondicional

Se o seu parceiro narcisista está intimamente ligado às pessoas em sua vida, então há uma boa chance de ele as ter enganado, fazendo-as acreditar que você é muito diferente do que realmente é.

Um Psicólogo, por outro lado, não sabe quem é seu parceiro. Ele não foi convencido ou enganado. Ele tem apenas as informações que você apresenta, permanecendo mais imparcial.

Aprender habilidades de enfrentamento mais saudáveis

Relacionamentos abusivos são incrivelmente estressantes, e a terapia oferece um ambiente seguro para aprender novas maneiras de lidar com essas emoções desafiadoras.

Lembre-se de que o autocuidado nunca é egoísta, embora o narcisista possa tentar convencê-lo de que é.

Ajudar você a se defender

Não se surpreenda se o narcisista enlouquecer ao contar que está fazendo terapia. Isso porque, em um nível fundamental, ele se sente ameaçado pela ideia de você mudar e construir mais resiliência emocional.

Ele não quer que você reconheça verdadeiramente a magnitude de seu abuso, e não quer que você veja a realidade como ela realmente é.

Mas, um bom Psicólogo vai ajudá-lo a se defender e honrar seus valores. Isso é importante para estabelecer limites saudáveis ou deixar o relacionamento.

Considerações finais

É frustrante e confuso ser ignorado, mas quando um narcisista o faz, os sentimentos são ainda mais intensos.

Lembre-se de que as ações dele não tem nada a ver com você. É tudo sobre como manter seu status quo e atender as próprias necessidades.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.