Psicólogo Emilson Silva de camiseta cinza e olhando para o lado direito e para cima

Questão: Ultimamente, simplesmente não consigo lidar muito com as pessoas. Não consigo chegar muito perto delas e tornei-me muito retraído. Nos últimos 7 anos passei por muita coisa, e relacionamentos de qualquer tipo simplesmente não funcionaram para mim, não importa o quanto eu tentasse.

Sempre fui uma pessoa quieta por natureza e durante toda a minha vida as pessoas simplesmente não me entenderam isso. Não quero parecer uma vítima e também não estou culpando ninguém, mas Deus sabe que tentei.

Como eu disse, as pessoas realmente foram desrespeitosas e tive que me defender mais do que de costume. Talvez porque esteja envelhecendo e simplesmente não aguento mais nada. Sinto que algo está errado comigo porque não quero mais ser incomodado por ninguém, e isso não está certo.

Estou tão cansado de fingir, mas não sei como lidar com toda essa inundação de emoções! Não me divirto, não tenho paz e só trabalho, trabalho e trabalho.

Resposta: Lamento muito que você esteja se sentindo tão sozinho e sem esperança de mudanças. Uma coisa é verdade: muito trabalho e nenhuma diversão nos deixam entorpecidos e cansados.

Você está agora na casa dos 50 anos e cansado. Entendi. Só que 50 não é 100. Você ainda pode ter uma longa vida pela frente. Acho que você pode começar a fazer coisas agora para tornar as próximas décadas melhores do que as anteriores.

Você não mencionou se já viu um Psicólogo. Se não, espero que sim. Não parece que você precise trabalhar mais. Você precisa trabalhar de maneira mais inteligente.

O que quer que você tenha feito para resolver seus problemas, isso não funcionou, e não importa o quanto tenha tentado. Um Psicólogo pode te dar uma nova perspectiva sobre a situação e te dar o apoio que precisa conseguir mais sucesso na busca por bons amigos.

Você disse que tem problemas em se relacionar com as pessoas durante toda a sua vida. Pode ser que você tenha um pouco de Asperger, e isso o tenha prejudicado no mundo social. Não deixe essa ideia preocupá-lo. Se for verdade, Aspergers é administrável. Se não for verdade, então você apenas descartou como sendo a fonte dos problemas.

Também sugiro que você veja se há um Psicólogo em sua área que ofereça terapia individual, seja presencial ou online. Ali você terá um lugar seguro onde podem obter feedback sobre como está se relacionando e pode obter apoio para experimentar novas maneiras de se relacionar.

Terapia de grupo também pode ajudar. Procure um grupo que inclua pelo menos algumas pessoas da sua idade. Os colegas muitas vezes compartilham experiências de vida e referências culturais que mesmo jovens maravilhosos simplesmente não “entendem”.

Eu sei que você está cansado. Mas espero que você consiga seguir essas sugestões. Eu não quero pensar que você vai se resignar ao que sente agora. Você merece o melhor.

Que você fique bem !

Ajude outras pessoas compartilhando este artigo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *