Aprenda a parar de pensar que algo ruim vai acontecer

Uma grande explosão nuclear

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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A catastrofização é uma tendência em pensar que algo ruim vai acontecer ao imaginar uma situação futura, mesmo que existam evidências de que esse não é o resultado mais provável.

As pessoas que precisam se sentir no controle e, portanto, são intolerantes à incerteza, são as mais propensas à catástrofe. Isso está associado à ansiedade, sugerindo que a catastrofização frequente é um fator no desenvolvimento de certos problemas de saúde mental.

A catastrofização vem da crença de que, imaginando o que pode dar errado, somos mais capazes de nos proteger de danos tanto físicos quanto mentais. No entanto, essa tendência só é útil se você for capaz de prever corretamente o que acontecerá em uma determinada situação,e como isso fará você se sentir.

À medida que imaginamos eventos futuros, experimentamos uma reação emocional à história que estamos criando, e usamos essa resposta para determinar como nos sentiremos no futuro.

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Mas essa forma de prever o futuro muitas vezes está errada, pois não somos capazes de imaginar tudo o que pode acontecer.

Isso nos leva a criar uma resposta emocional errada.

Nossa crença no que acontecerá no futuro tem uma grande influência em nosso comportamento. Por exemplo, as pessoas que são otimistas (ou mesmo realistas) sobre o futuro são mais propensas a tentar coisas novas.

Elas também são mais propensas a perceber bem o que correu em novas situações. Por outro lado, as pessoas que catastrofizam sobre o que pode dar errado são menos propensas a tentar coisas novas.

Quando tentam algo novo, é mais provável que percebam o que deu errado. Isso é armazenado na memória e aumenta as razões pelas quais não devem tentar coisas novas no futuro.

Como resultado, a catastrofização leva a estresse e ansiedade indevidos, além de impedir de fazer as coisas que gosta.

Se você é alguém que tende a pensar que algo ruim vai acontecer, há algumas coisas que vão ajudar:

Tome decisões pela manhã

Normalmente nos preocupamos com o futuro à noite. Quando estamos dormindo, a atividade na parte racional do nosso cérebro é reduzida e a atividade na parte mais emocional é aumentada.

Como resultado, usamos nosso cérebro emocional para imaginar o futuro enquanto estamos acordados. A falta de sono também pode nos tornar mais sensíveis a coisas que consideramos ameaçadoras.

Isso nos leva a focar mais no que pode dar errado, e nos torna mais propensos a catástrofes .

Portanto, é melhorar esperar até de manhã para tomar decisões, quando seu cérebro estiver descansado.

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Ensine seu crítico interior a ser mais compassivo

Pensar que algo ruim vai acontecer é impulsionado pelo nosso crítico interno , que usa uma linguagem dura e nos deixa emotivos.

Quando isso acontecer, imagine seu crítico interior como se estivesse olhando pelos olhos de outra pessoa:

  • Que linguagem você usa e usaria ao falar sobre outra pessoa em uma situação semelhante?
  • A linguagem que seu crítico interior usa é útil ou justificada?

As respostas a essas perguntas normalmente são não. Esteja consciente da linguagem que seu crítico interior está usando quando você está preocupado ou estressado.

Se for excessivamente duro, tente mudar para uma maneira mais gentil de falar consigo mesmo.

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Invente uma história melhor ao pensar que algo ruim vai acontecer

Mesmo que as coisas tenham dado errado no passado, é improvável que isso aconteça no futuro, apesar do que podemos dizer a nós mesmos.

Se você tem uma tendência a pensar que algo ruim vai acontecer sobre eventos futuros, tente encontrar maneiras pelas quais esse evento pode correr bem, o que vai ajudá-lo a se sentir menos ansioso.

Outra estratégia é inventar, não apenas uma, mas várias histórias plausíveis sobre o que pode acontecer. Isso vai ajudar a lembrá-lo de que as histórias que você está contando a si mesmo são apenas isso: histórias.

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Escolher se concentrar nas histórias com um resultado positivo também vai ajudá-lo a se sentir menos preocupado ou estressado.

Seja gentil consigo mesmo

Seja mais compassivo consigo mesmo ao considerar o futuro. Isso é mais fácil do que você imagina, mesmo para pessoas que são pouco compassivas e empáticas com os outros.

A compaixão e a empatia evoluíram para nos ajudar a ter uma boa interação. Pequenas coisas, como perguntar que conselho você pode dar a um amigo em sua situação, vão ajudá-lo a entrar em contato com sua voz compassiva.

Praticar isso com frequência ajuda a ver soluções onde, de outra forma, você poderia ter se concentrado apenas no problema.

Pensar que algo ruim vai acontecer no futuro serve a um propósito: nos manter seguros. Porém, se você frequentemente descobre que costuma pensar em todos os piores cenários, especialmente em detrimento de sua própria saúde mental, então é importante lembrar-se de que as coisas com as quais está se preocupando podem nunca acontecer e, se acontecerem, provavelmente serão muito melhores do que você pensa.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

2 comentários em “Aprenda a parar de pensar que algo ruim vai acontecer”

  1. Ótimo texto, Dr! Sou uma pessoa que gosta de ter certo controle sobre algumas coisas e tendo a pensar sempre no pior cenário possível, como uma forma de antecipar meu sofrimento.
    Irei colocar em práticas as suas dicas, principalmente a de imaginar cenários positivos e de falar comigo mesma com mais gentileza.

    Parabéns pelo seu site! Muitos posts incríveis!

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