As 5 maiores diferenças entre um coach e um Psicólogo

Tabuleiro de xadrez onde um dos peões brancos foi substituído por um peão preto

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Se você está interessado em mudar sua vida para melhor, falar com um profissional é de extrema utilidade, mas há diferenças entre um coach e um Psicólogo.

São dois serviços que têm ajudado inúmeras pessoas a melhorarem suas vidas, mas que podem causar confusão. Afinal, há uma grande sobreposição entre cada um desses campos.

Aqui estão as 5 principais diferenças entre um coach e um Psicólogo para melhor ajudá-lo a decidir quem é mais adequado para suas necessidades:

Psicólogo trata doenças mentais, enquanto o coach não

Um dos fatores de distinção mais importantes entre um Psicólogo e um coach é que o primeiro é treinado para ajudar pessoas que enfrentam doenças mentais, e os coach não.

Leia também:  Os sinais de alerta de que um Psicólogo é ruim

Embora exista um grande estigma em torno da doença mental, os problemas de saúde mental são mais comuns do que nunca, afetando cerca de um em cada quatro pessoas ao longo da sua vida.

Se você está procurando ajuda para um problema comum de saúde mental, como depressão, ansiedade ou transtorno de estresse pós-traumático, o Psicólogo é a escolha mais adequada.

Orientação para o passado vs. futuro

De modo geral, o coach está mais focado em ajudá-lo a atingir seus objetivos futuros, enquanto o Psicólogo tende a ter mais foco no passado e no presente.

Dito isso, o Psicólogo deve ser capaz de ajudá-lo a entender como o passado contribui para o que acontece no seu presente, enquanto o coach vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos futuros. O foco do Psicólogo está mais na cura do passado, enquanto o foco do coach é mais em levá-lo para onde deseja estar.

Publicidade

Diferenças na forma de pagamento

Como o Psicólogo trata de tratar um problema de saúde mental, seu serviço pode ser coberto por um plano de saúde, caso você atenda aos critérios para um transtorno de saúde mental e o plano de saúde considere que o terapia é necessária para ajudá-lo a melhorar.

O coach normalmente não é coberto por um plano de saúde porque o foco dele não é o tratamento de uma doença.

Leia também:  Se você deixar a pessoa que ama ir embora, ela voltará?

Para se um Psicólogo dentro da legalidade, é necessário um diploma e um registro no Conselho Regional de Psicologia. Para obter esse registro é necessário atender a certos critérios, que incluem 5 anos de faculdades, mais certo número de horas supervisionadas de prática.

Embora existam muitos programas de certificação, não existem conselhos administrativos para o exercício do coach no Brasil.

Apesar da falta de um conselho administrativo, muitos deles oferecem serviços incríveis e alguns atuam como coach e também como Psicólogos.

Oferta de serviços e onde um coach e Psicólogo podem atuar

O Psicólogo enfrenta mais restrições do que o coach em termos de onde e como pode oferecer seu serviço. Ele deve ser registrados no estado em que atua, por exemplo, enquanto o coach podem trabalhar em todo o Brasil, e até internacionalmente.

Leia também:  Estes são os principais componentes de uma mãe abusiva

O serviço do Psicólogo é mais tradicionalmente oferecida presencialmente em um consultório, enquanto o coach pode acontecer com mais frequência por telefone ou pela internet. Mesmo assim, alguns psicólogos oferecem serviços por telefone ou pela internet, enquanto alguns coaches possuem consultórios nos quais atendem clientes.

Alguns coaches optam por se encontrar com os clientes em um ambiente público, o que é mais raro para o Psicólogo.

As diferenças aqui citadas são generalizações e não se aplicam a todos os Psicólogos e coaches.

Se você não tem certeza de como escolher um Psicólogo ou coach, entreviste alguns e pergunte-lhe sobre sua abordagem. Faça sua pesquisa para ter certeza de que as certificações que eles apresentam sejam legítimas e escolha aquele que parecer certo para você.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *