Sim, é possível amar uma pessoa sem confiar nela. Amor e confiança são sistemas psicológicos e com funções separadas. Enquanto o amor serve para formar e cimentar laços sociais, a confiança nos diz se podemos ou não confiar em alguém em momentos de necessidade. Ela tem mais a ver com sentimentos de segurança e proteção.
Este critérios não incluem apenas traços físicos, mas também psicológicos. Você provavelmente se apaixonará por alguém que corresponda ao máximo desses critérios subconscientes. Ou seja, para se apaixonar por alguém, muitas coisas têm que combinar. Depende de muitas variáveis.
A confiança é mais direta. Se uma pessoa cumpre suas promessas e apoia você em momentos de necessidade, você confia nela. A confiança é uma das variáveis do amor. Se estiver lá – bom – mas ainda é possível amar em alguém que não confiamos porque outros critérios são correspondidos.
Amor sem confiança
Quando você se apaixona por alguém, a confiança é mínima. Nas etapas iniciais de um relacionamento amoroso, a atração e o conhecer a pessoa desempenham um papel muito mais significativo do que confiança.
Você pode amar um amigo sem confiar totalmente nele. Os pais amam os filhos mas não confiam à eles muitas coisas. Sentimentos de amor não exigem confiança para existir.
No entanto, em relacionamentos românticos, ter confiança torna as coisas muito melhores. Se a confiança for quebrada em um relacionamento amoroso, o relacionamento sofre, mas normalmente não morre.
Quando a confiança é quebrada, os parceiros normalmente dão uns aos outros várias oportunidades para reconstruí-lo. Como ela não é tão complicada quanto o amor, é mais fácil reconstruí-la do que recuperar sentimentos perdidos por alguém. Quando você perde sentimentos por alguém, o relacionamento morre.
Confiança sem amor
Já que amor e confiança são separados mecanismos psicológicos, você pode confiar em alguém, mas não amá-lo. Relações comerciais e relacionamentos com colegas de trabalho tendem a ser assim.
Você pode confiar em uma marca, mas não amá-la. Você pode confiar em um colega de trabalho, mas não amá-lo. Da mesma forma, você pode confiar em um membro da família para atender às suas necessidades, mas pode não amá-lo.
Leia também:
Isso ocorre porque nossas primeiras ideias sobre confiança se desenvolvem a partir do relacionamento com nossos cuidadores principais. Se um ou mais de nossos cuidadores principais se ligarem a nós com segurança, nos tornaremos um adulto mais seguro e confiante.
Se isso não acontecer, crescemos para nos tornarmos inseguros e desconfiados. Isso se desenrola fortemente nos relacionamentos românticos. Quando as pessoas têm problemas de confiança em um relacionamento amoroso, ele sofre.
A hierarquia de necessidades de Maslow também reconhece isso, pois coloca as necessidades de segurança (confiança) abaixo das necessidades de amor e pertencimento.
Você provavelmente confia em mais pessoas do que ama. Você confia em seus familiares e amigos para ajudá-lo, mesmo que não os ame. Você confia em seus professores para ensiná-lo. Confias no teu sacerdote para pregar. Você confia no governo para fornecer eletricidade, água e transporte. Confias no teu barbeiro para cortar o cabelo. Você confia nos colegas motoristas na estrada para obedecer às regras de trânsito. Você não ama essas pessoas, mas confia nelas.
Amor + confiança
Embora não seja necessária para se apaixonar ou mesmo permanecer apaixonado, a confiança torna um relacionamento muito melhor e o ajuda a atingir todo o seu potencial.
Ela estabelece uma base sólida para um relacionamento, e os relacionamentos com confiança durarão mais tempo.
A confiança leva à vulnerabilidade e intimidade emocional em relacionamentos. Uma grande parte da confiança é poder discutir as emoções com calma. Quando você faz isso, pode ser mais autêntico e transparente. Você não terá que esconder partes de si mesmo.
Quando você atrai um parceiro romântico, o relacionamento passa a ser mais uma questão de apoio mútuo e retenção desse parceiro do que de atração. É mais provável que você seja apoiado e mantenha alguém em quem possa confiar.
Quando a confiança é quebrada, você deve fazer tudo o que puder para reconstruí-lo. Se você não conseguir reconstruí-lo, o relacionamento se torna insalubre. Permanecer em um relacionamento que carece de confiança, mas tem amor, é prejudicial ao bem-estar no longo prazo.
Últimas postagens
Deixe um comentário