Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Outros » É possível existir amor sem confiança?

É possível existir amor sem confiança?

O amor serve para formar e cimentar laços sociais, e a confiança nos diz se podemos ou não confiar em alguém em momentos de necessidade.

É possível existir amor sem confiança?

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Sim, é possível amar uma pessoa sem confiar nela. Amor e confiança são sistemas psicológicos e com funções separadas. Enquanto o amor serve para formar e cimentar laços sociais, a confiança nos diz se podemos ou não confiar em alguém em momentos de necessidade. Ela tem mais a ver com sentimentos de segurança e proteção.

Em relação ao amor romântico, você se apaixona por alguém com base em um conjunto de critérios subconscientes.

Este critérios não incluem apenas traços físicos, mas também psicológicos. Você provavelmente se apaixonará por alguém que corresponda ao máximo desses critérios subconscientes. Ou seja, para se apaixonar por alguém, muitas coisas têm que combinar. Depende de muitas variáveis.

A imagem mostra duas. Uma delas parece ter cabelos longos e está vestindo uma blusa de cor clara, enquanto a outra tem cabelos mais curtos e está vestida com uma camisa formal e gravata. Elas estão se abraçando de maneira que sugere familiaridade ou afeto. O cenário parece ser interno, possivelmente um ambiente de escritório ou residencial, conforme indicado pela janela e pelo fundo desfocado que se assemelha a um interior de sala.

A confiança é mais direta. Se uma pessoa cumpre suas promessas e apoia você em momentos de necessidade, você confia nela. A confiança é uma das variáveis do amor. Se estiver lá – bom – mas ainda é possível amar em alguém que não confiamos porque outros critérios são correspondidos.

Amor sem confiança

Quando você se apaixona por alguém, a confiança é mínima. Nas etapas iniciais de um relacionamento amoroso, a atração e o conhecer a pessoa desempenham um papel muito mais significativo do que confiança.

A confiança só se torna essencial nas fases posteriores, quando a relação se estabelece.

Você pode amar um amigo sem confiar totalmente nele. Os pais amam os filhos mas não confiam à eles muitas coisas. Sentimentos de amor não exigem confiança para existir.

No entanto, em relacionamentos românticos, ter confiança torna as coisas muito melhores. Se a confiança for quebrada em um relacionamento amoroso, o relacionamento sofre, mas normalmente não morre.

Um relacionamento romântico sem confiança sobrevive, mas não prospera.

Quando a confiança é quebrada, os parceiros normalmente dão uns aos outros várias oportunidades para reconstruí-lo. Como ela não é tão complicada quanto o amor, é mais fácil reconstruí-la do que recuperar sentimentos perdidos por alguém. Quando você perde sentimentos por alguém, o relacionamento morre.

Confiança sem amor

Já que amor e confiança são separados mecanismos psicológicos, você pode confiar em alguém, mas não amá-lo. Relações comerciais e relacionamentos com colegas de trabalho tendem a ser assim.

A imagem mostra duas pessoas em pé, aparentemente em um ambiente urbano com arranha-céus ao fundo. Elas estão apertando as mãos, o que pode sugerir uma reunião, acordo ou introdução em um contexto profissional. Ambas as pessoas estão olhando diretamente para a câmera.

Você pode confiar em uma marca, mas não amá-la. Você pode confiar em um colega de trabalho, mas não amá-lo. Da mesma forma, você pode confiar em um membro da família para atender às suas necessidades, mas pode não amá-lo. 

Leia também:

A confiança está mais intimamente relacionada com o conceito de apego do que amor.

Isso ocorre porque nossas primeiras ideias sobre confiança se desenvolvem a partir do relacionamento com nossos cuidadores principais. Se um ou mais de nossos cuidadores principais se ligarem a nós com segurança, nos tornaremos um adulto mais seguro e confiante.

Se isso não acontecer, crescemos para nos tornarmos inseguros e desconfiados. Isso se desenrola fortemente nos relacionamentos românticos. Quando as pessoas têm problemas de confiança em um relacionamento amoroso, ele sofre.

Podemos confiar nas pessoas mais facilmente do que podemos amá-las, não só porque o amor é uma emoção mais complicada, mas também porque a confiança é mais fundamental para a natureza humana do que o amor.

A hierarquia de necessidades de Maslow também reconhece isso, pois coloca as necessidades de segurança (confiança) abaixo das necessidades de amor e pertencimento.

Você provavelmente confia em mais pessoas do que ama. Você confia em seus familiares e amigos para ajudá-lo, mesmo que não os ame. Você confia em seus professores para ensiná-lo. Confias no teu sacerdote para pregar. Você confia no governo para fornecer eletricidade, água e transporte. Confias no teu barbeiro para cortar o cabelo. Você confia nos colegas motoristas na estrada para obedecer às regras de trânsito. Você não ama essas pessoas, mas confia nelas.

Amor + confiança

Embora não seja necessária para se apaixonar ou mesmo permanecer apaixonado, a confiança torna um relacionamento muito melhor e o ajuda a atingir todo o seu potencial.

A imagem mostra duas pessoas. Uma delas tem cabelos longos e usa um acessório de laço na lateral da cabeça, enquanto a outra veste uma camisa com gola. Parece que estão próximas uma da outra e possivelmente estão segurando as mãos ou prestes a fazê-lo, pois parte de suas mãos está visível no primeiro plano, com os dedos quase se entrelaçando.

Ela estabelece uma base sólida para um relacionamento, e os relacionamentos com confiança durarão mais tempo.

A confiança é poderosa no amor porque garante reciprocidade futura. Você confia que uma pessoa que ama agirá de maneiras específicas agora e no futuro. A reciprocidade (um benefício mútuo) é a razão fundamental pela qual os humanos formam relacionamentos.

A confiança leva à vulnerabilidade e intimidade emocional em relacionamentos. Uma grande parte da confiança é poder discutir as emoções com calma. Quando você faz isso, pode ser mais autêntico e transparente. Você não terá que esconder partes de si mesmo.

Quando perguntado quais eram as características centrais do amor romântico, a confiança foi eleita a característica mais essencial, ainda mais importante do que o respeito.

Quando você atrai um parceiro romântico, o relacionamento passa a ser mais uma questão de apoio mútuo e retenção desse parceiro do que de atração. É mais provável que você seja apoiado e mantenha alguém em quem possa confiar.

Quando a confiança é quebrada, você deve fazer tudo o que puder para reconstruí-lo. Se você não conseguir reconstruí-lo, o relacionamento se torna insalubre. Permanecer em um relacionamento que carece de confiança, mas tem amor, é prejudicial ao bem-estar no longo prazo.

Abuso narcisista (13) Depoimentos (5) Descarte narcisista (7) Gaslighting (6) Ghosting (5) Hoovering (7) Love bombing (7) Macacos voadores (6) Narcisismo (155) Narcisista maligno (7) Narcisista oculto (7) Narcisista vulnerável (6) Outros (239) Passivo-agressivo (5) Raiva narcisista (5) Suprimento narcisista (5) Tratamento (8) Triangulação (6)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *