O que fazer quando alguém disser que não te ama mais?

Homem sentado em um banco enquanto segura um guarda-chuva que derrama água de dentro dele

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Apaixonar-se é uma das experiências mais incríveis, com vários hormônios da felicidade percorrendo nosso corpo, e fazendo-nos sentir como se pudéssemos conquistar o mundo. Por outro lado, ouvir alguém dizer que não te ama mais é devastador.

Dúvidas surgem, e você se pergunta se a pessoa realmente o amava. Se sim, como esses sentimentos podem ter um fim tão repentino? Aqui estão algumas das possíveis razões pelas quais alguém não te ama mais.

Ela se sente negligenciada

As pessoas querem que seus parceiros estejam atentos a elas e ofereçam apoio emocional. Sem essa atenção, a perspectiva sobre o relacionamento muda.

A atração acabou

Se a pessoa disser que não te ama mais motivado pela falta de paixão, nem mesmo a melhor maquiagem vai reaproximá-los.

Vocês passaram muito tempo distantes

Passar muito tempo distantes ou colocar mais energia em sua vida social do que em seu relacionamento, enfraquece o vínculo emocional a tal ponto que a pessoa deixará de amar você.

Leia também:  O Psicólogo pode cobrar pelas faltas ou cancelamentos?

A pessoa perdeu a confiança em você

Não importa se você teve um caso, falhou em cumprir suas promessas ou revelou segredos, uma vez que a pessoa não confia mais em você, é provável que ela comece a se distanciar de você.

Ela tinha expectativas irrealistas

Ter uma imagem irreal da pessoa com quem estamos nos relacionando leva à desilusão, fazendo com que uma pessoa deixe de amá-lo.

Você se tornou muito carente

Se você se apegar à pessoa o tempo todo e impedi-la de ver seus amigos e familiares, ela o verá como um ciumento e perderá o respeito.

Como reconquistar alguém que não te ama mais?

Se você deseja reacender esse amor, primeiro precisa entender o que o fez diminuir. Talvez você tenha falhado em passar mais tempo com a pessoa, fazendo com que se distanciassem, ou ela perdeu o respeito por você depois de uma indiscrição. Você também deve tentar entender como é se apaixonar, bem como restabelecer melhor a conexão emocional se entender os sentimentos de seu parceiro.

Quando uma pessoa não se sente mais amada, ela experimenta perda de confiança, de intimidade, dor emocional e senso negativo de si mesmo. Se a pessoa disser que não te ama mais, então você precisa reverter essas experiências negativas, provando que é confiável, restaurando a intimidade e fazendo com que ela se sinta amada novamente.

Antes de conseguir que uma pessoa volte a se apaixonar por você, primeiro precisa fazer com que ela o respeite novamente:

Dê espaço

Se você tem sido muito pegajoso ou carente, dê à pessoa algum espaço. Mostre que você confia nela, dando-lhe a liberdade de viver sua própria vida.

Leia também:  Gaslighting: quando alguém nega algo que aconteceu

Faça com que ela se sinta valorizada

Reacenda a curiosidade perguntando como ela se sente sobre os eventos atuais ou suas metas para o próximo ano.

Ouça a pessoa

Ouvir e curar andam de mãos dadas, ajudando a restaurar sentimentos perdidos, aumentar o autorrespeito do parceiro e consertar coisas que aparentemente não tinham conserto.

Restabeleça a intimidade

Se você conseguir encontrar uma maneira de restabelecer a intimidade, terá uma boa chance de fazer com que a pessoa volte a se apaixonar por você.

Comece a rir de novo

Alimente seu lado alegre, trazendo piadas e humor de volta à sua vida, e o amor virá. O riso e a diversão são componentes cruciais no estabelecimento de segurança relacional.

Reacenda a paixão

Em vez de subestimar a pessoa, trate-a como quando se conheceram. Deixe-a saber que você está priorizando as necessidades dela em detrimento das suas;

E se tudo isso não der certo?

Se uma pessoa não sente mais atração por você e diz que não o ama mais, pode ser a hora de um novo começo.

Suponha que você tenha tentado ouvir profundamente, nutrir a intimidade, restaurar a confiança, e ela ainda insiste que o relacionamento acabou. Nesse caso, há pouco mais que você pode fazer além de aceitar a situação e seguir em frente.

A boa notícia é que deixar alguém partir costuma ser a maneira mais rápida de recuperá-la. Ao dar à pessoa o espaço que ela precisa, você mostra maturidade emocional e que respeita a sua decisão. Também lhe dá tempo para refletir sobre o relacionamento e o que deu errado.

Não há como negar que as separações são difíceis, mas também oferecem uma oportunidade de crescimento. Ao relembrar as coisas que deram errado, você descobre o que fazer de diferente para manter o romance vivo no em relacionamentos futuros.

Leia também:  5 razões pelas quais os livros de autoajuda não funcionam

Você não quer cometer o mesmo erro novamente, como ser ser muito pegajoso, trair a confiança de seu parceiro ou não dedicar tempo suficiente ao relacionamento.

À medida que você se esforça para se tornar uma pessoa melhor, aumenta as chances da pessoa se apaixonar por você novamente.

Palavras finais

Não há uma resposta clara sobre o que fazer quando alguém disser que não te ama mais. Tudo depende do que aconteceu para fazer com que esse amor desaparecesse. Houve alguma indiscrição que fez com que ela perdesse a confiança em você ou vocês simplesmente se distanciaram?

Se você ainda ama alguém que diz que não o ama mais, existem maneiras de reacender essas emoções, desde que esteja disposto a se esforçar. Isso significa ouvi-la, entendê-la, fazê-la sentir-se valorizada e dar-lhe o espaço de que precisa para explorar suas próprias emoções.

Nem todo relacionamento pode ser salvo, mas se você conseguir com que a pessoa volte a confiar e a respeitá-lo novamente, haverão todas as chances de que volte a se apaixonar por você.

Mesmo que não consiga salvar o relacionamento, o trabalho feito fará de você uma versão melhor de si mesmo, bem como ajudará a garantir que não cometa os mesmos erros novamente.

Publicidade

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *