O que um Psicólogo faz ? Os Psicólogos têm o exigente e recompensador trabalho de estudar e intervir em processos e comportamentos cognitivos, emocionais e sociais.
Eles:
- Conduzem seus estudos, principalmente, por meio de terapia e observação;
- Relatam suas descobertas;
- Fazem diagnósticos psicológicos;
- Interpretam e registram como seus pacientes se relacionam com o ambiente e com outras pessoas.
Um objetivo fundamental para os Psicólogos é entender e articular os pensamentos, emoções, sentimentos e comportamentos de seus clientes.
Como é o dia-a-dia de um Psicólogo ?
Um dia normal para um Psicólogo pode incluir:
- Coleta de informações (por meio de pesquisas, entrevistas, etc.);
- Realizar estudos sobre a função e comportamento cerebral;
- Pesquisas;
- Identificação de padrões comportamentais e emocionais de seus pacientes;
- Diagnóstico de transtornos;
- Definição de planos de tratamento;
- Encaminhamentos e;
- Relatórios.
Psicólogos que se concentram em pesquisas (principalmente aqueles que buscam uma carreira acadêmica) podem se ver escrevendo artigos e trabalhos de pesquisa para ajudar na construção da ciência psicológica.
Educar os outros é um objetivo principal dos Psicólogos que focam suas carreiras na pesquisa.
Os Psicólogos também podem avaliar o comportamento do paciente por meio de experimentos ou psicoterapia.
Pode ser necessário que eles apliquem testes de personalidade, desempenho, aptidão ou inteligência, e também cabe à eles determinar quando esses testes são necessários.
Tipos de Psicólogos
Existem muitos tipos diferentes de Psicólogos na prática hoje. Aqui estão os cinco dos mais comuns:
- Os Psicólogos clínicos ajudam os clientes a gerenciar problemas, desde problemas pessoais situacionais até condições de longo prazo, como depressão. Eles entrevistam pacientes, fazem testes diagnósticos e praticam a psicoterapia. Também encaminham clientes para psiquiatras quando necessário. É muito comum os psicólogos clínicos se concentrarem em um determinado grupo demográfico de clientes, como crianças, adolescentes ou idosos;
- Neuropsicólogos estão mais preocupados com os efeitos de lesões, doenças cerebrais, distúrbios do desenvolvimento, doenças mentais e padrões de pensamento em seus pacientes. Neuropsicólogos realizam testes para descobrir como esses transtornos e problemas afetam o pensamento das pessoas;
- Os Psicólogos da saúde concentram-se em como o comportamento e a doença física coincidem. Sua principal função é educar tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde sobre como os problemas psicológicos podem afetar uma pessoa que, de outra forma, seria saudável. Os Psicólogos da saúde desenvolvem frequentemente programas e planos para ajudar os pacientes a deixar de fumar ou a perder peso;
- Psicólogos conselheiros usam a palavra e a relfexão para ajudar os pacientes a entender e lidar com problemas em suas vidas, como conflitos de relacionamento, problemas de trabalho, depressão e ansiedade. Eles reforçam a confiança dos clientes, ajudando-os a identificar os pontos fortes que podem usar para gerenciar e resolver seus problemas. Se você busca este tipo de apoio, considere uma CONSULTA PSICOLÓGICA.
- Psicólogos forenses trabalham nos sistemas de justiça e criminal. Eles ajudam os juízes e advogados a compreender os aspectos psicológicos de um determinado caso. Às vezes podem até ser testemunha em um tribunal.
O que é preciso para ser um Psicólogo ?
No Brasil, os requisitos para se tornar um Psicólogo são: graduação em Psicologia (média de 5 anos) e o registro no Conselhor Regional de Psicologia do respectivo Estado em que o profissional deseja atuar. A profissão é regulamentada pela Lei 4119, de 27 de Agosto de 1962. Psicólogos forenses, neuropsicólogos e psicólogos da saúde podem obter seus com um bacharelado ou ou mestrado em Psicologia. Porém, a educação continuada é quase sempre necessária.