Os sinais mais óbvios de quando é hora de sair do seu emprego

Homem em frente à um notebook com as mãos na cabeça

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Tomar a decisão de sair do seu emprego é um desafio. No entanto, existem alguns sinais óbvios que indicam que é hora de você começar a procurar um novo trabalho.

Reconhecer quando é hora de sair é fundamental. A insatisfação no trabalho leva a várias consequências negativas, como diminuição da produtividade e aumento do absenteísmo, além de também afetar a saúde física e mental.

Em nenhum trabalho vale a pena sacrificar o seu bem-estar. Então, pode ter chegado a hora de seguir em frente, caso esteja infeliz e insatisfeito.

Publicidade

Aqui estão os 7 sinais mais óbvios de quando é hora de sair do seu emprego:

  1. Você não é respeitado ou apreciado pelo chefe ou colegas. Se você se vê constantemente ignorado em promoções ou oportunidades, ou se sente que suas ideias e contribuições nunca são valorizadas, melhor começar a procurar uma posição em outro lugar. Respeito e valorização são fatores essenciais.
  2. Você está sendo microgerenciado. Ser alvo de constantes observações e monitoramento gera um sentimento de que não é capaz de fazer seu trabalho com eficiência. Além disso, o microgerenciamento provoca sentimentos de impotência e frustração. Se recusarem a lhe dar mais liberdade, então é hora de sair do seu emprego;
  3. Você está constantemente estressado e infeliz. Sempre haverá dias (ou mesmo semanas) em que o trabalho é mais estressante do que o normal. No entanto, se você geralmente está infeliz com seu trabalho e tem medo de ir trabalhar todos os dias, talvez seja hora de começar a procurar algo novo. O estresse e a infelicidade afetam sua saúde física e mental, portanto, é essencial fazer algo a respeito;
  4. Você não vê espaço para crescimento ou melhoria. É importante sentir que há oportunidades para você crescer profissionalmente. Se você não vê isso acontecendo em seu emprego atual, iniciar o processo de busca de emprego vai ajudá-lo a encontrar uma posição onde terá a oportunidade de aprender e crescer como profissional;
  5. Você não recebe o que vale. Se você pediu um aumento ou promoção e foi negado, ou sente que pode ganhar mais em outro lugar, iniciar o processo de busca de emprego vai ajudar a garantir que você receba o que merece. Ninguém deve ficar em uma trabalho em que é subvalorizado ou mal pago;
  6. Você não se sente mais engajado. Quando você ama seu trabalho, é fácil perder a noção do tempo. Porém, se você está lutando para se concentrar em seus projetos, é um sinal de que algo está errado. Claro, sentir-se esgotado é normal de tempos em tempos. Se você está cronicamente desengajado, é hora de uma mudança;
  7. Você não tem recursos para fazer bem o seu trabalho. A falta de apoio e recursos causa frustração e estresse, dificultando que você faça o seu melhor. Se sua empresa não investir em você, então é hora de encontrar um empregador que o faça.
Leia também:  Se você deixar a pessoa que ama ir embora, ela voltará?

Não queime oportunidades ao sair do emprego

Ao deixar um emprego, é fundamental ter cuidado para não queimar oportunidades.

Embora esteja pronto para sair, você não deve prejudicar seu relacionamento com seus ex-colegas de trabalho ou chefe. Manter essas conexões vale a pena caso tenha um bom relacionamento com eles.

Em sua entrevista de desligamento, agradeça ao seu chefe e colegas de trabalho pela oportunidade que lhe deram. Deixe-os saber que você apreciou a experiência e que espera manter contato. Finalmente, diga adeus com uma atitude positiva e expresse a esperança de que vocês se cruzarão novamente no futuro.

Se você quiser dar um feedback honesto sobre por que está se demitindo, ou o que não gostou no emprego, seja diplomático. Evite dizer qualquer coisa que possa ser usado contra você mais tarde.

Leia também:  Uma simples estratégia para descobrir se alguém é egoísta

Lembre-se de que essas pessoas serão referências em potencial para um futuro emprego, por isso é importante sair em boas condições.

Ao tomar cuidado para não queimar oportunidades, você garantirá que sua saída seja a mais suave possível. Você nunca sabe quando precisará confiar nesses relacionamentos novamente.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *