Qual o preço da consulta com um Psicólogo?

Vidro virado espalhando muitas moedas de cobre e ferro

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Quanto custa a consulta com Psicólogo? Consultar um Psicólogo pode não ser algo acessível para a maioria da população. No Brasil, os valores são sugeridos pela tabela de referência nacional de honorários dos Psicólogos.

No entanto o preço varia dependendo da época do ano, região do Brasil, formação ou modalidade de atendimento. O importante é que preço da consulta não seja considerado apenas por sua cifra financeira, mas também por outras razões que justifique o seu preço.

Aprender os aspectos subjacentes é o primeiro passo para entender como o preço da consulta com Psicólogo é definido.

O que determina o preço da consulta?

Apesar da Tabela de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos, existem fatores adicionais que afetam o custo da sua consulta, como a possibilidade de valor social, o tipo de terapia, e as instalações.

Tipo de Terapia

Existem vários tipos de terapia, e cada uma tem um preço diferente. Algumas formas comuns incluem a terapia individual, terapia de casal, terapia familiar ou terapia de grupo, por exemplo.

Frequência das sessões

A frequência das sessões varia de acordo com as necessidades individuais, e o Psicólogo provavelmente as recomendará baseada em suas preocupações e objetivos específicos.

Leia também:  Posso dar um presente para o meu Psicólogo?

A frequência das sessões também depende do grau em que os sintomas prejudicam a sua vida. Por exemplo, o Psicólogo pode recomendar sessões três vezes por semana, uma vez por semana ou a cada duas semanas. Quanto maior o intervalo entre as sessões, mais tempo leva para resolver os problemas apresentados.

Instalações

O tipo de instalação onde a consulta acontece também afeta o preço geral. Instalações como clínicas comunitárias de saúde mental geralmente oferecem sessões de terapia com um Psicólogo a baixo custo. Você também pode consultar um psicólogo em hospitais, faculdades de Psicologia, ambulatórios, clínicas de enfermagem e centros de reabilitação.

Por outro lado, os Psicólogos particulares estabelecem seus próprios preços. Para saber quanto isso vai custar, entre em contato diretamente com ele.

Formação acadêmica

Pense em como é caro contratar um advogado. Os clientes contratam alguém com anos de estudo no assunto, e no qual investiram milhares de reais. É o mesmo para um Psicólogo, onde grande parte tem alguma pós-graduação.

Lembre-se de que você não está pagando para bater um papo com um amigo. Você está contratando um profissional de saúde mental.

Publicidade

O Psicólogo não é pago apenas por hora de atendimento

Quando as pessoas trabalham em uma semana normal de 40 horas, a empresa lhes paga por cada hora de trabalho. Os Psicólogos, por outro lado, só cobram pelo tempo que atendem os pacientes.

Se ocupassem todo o seu tempo com consultas, não conseguiriam organizar as informações e prontuários dos pacientes, bem como desempenhar funções administrativas.

Imagine se sua empresa te pagasse apenas 25 das 40 horas que você trabalha a cada semana. Você precisaria aumentar o preço por hora para atingir equilibrar os ganhos.

Depois, há o risco de cancelamento. Alguns Psicólogos agendam 8 consultas por dia, mas correm o risco de atender somente 4 ou 5 dessas pessoas.

Aluguel de um consultório

Pense em quanto custa o aluguel de um consultório. Agora dobre isso e adicione mais algumas pequenas despesas. Isso é o que os Psicólogos particulares, ou pelo menos aqueles que não são afiliados a uma rede ou empresa online, têm que pagar todos os meses.

Depois, há materiais de escritório, lenços de papel e outros materiais de trabalho. O consultório geralmente custa mais do que o aluguel da casa onde moram. Alguns até poderiam economizar dinheiro e oferecer redução no preço da consulta convidando o paciente para um atendimento na sala de estar, mas isso não é ético.

Leia também:  O uso ético das redes sociais pelos Psicólogos

Pós-graduação

Os melhores Psicólogos não finalizam a formação depois de receberem aquele diploma que você vê emoldurados na parede. Manter uma licença ou certificação significa investir em mais treinamento depois de concluída a graduação.

Os Psicólogos precisam acompanhar os avanços em seu campo da mesma forma que os médicos precisam de treinamento em novas tecnologias e tratamentos. Aqui está algumas outras despesas com treinamento e formações:

  • Cursos de desenvolvimento profissional;
  • Livros relacionados a Psicologia para um “auto-estudo”;
  • Taxas municipais e estaduais, variando dependendo do estado;
  • Anuidade dos Conselhos Regionais de Psicologia, que também variam de Estado para Estado;
  • Pagamentos à um assistente (geralmente estagiários);

Um bom Psicólogo permanecerá calmo durante a consulta, e não mostrará o quanto os problemas do paciente o estão afetando. Ainda assim, não é como se o estresse ou a ansiedade sumissem magicamente. Psicólogos precisam de outros Psicólogos, e isso tem um investimento financeiro.

Psicólogos são pessoas normais que também se beneficiam das consultas psicológicas.

Supervisão clínica

A maioria dos Psicólogos tem um supervisor que os ajuda a abordar o problema dos pacientes e garantir que sigam as regras do código de ética do Psicólogo. Esse supervisor costuma ser um Psicólogo mais experiente, e que cobra honorários ainda maiores.

O que fazer se não puder pagar?

Quero defender os grandes Psicólogos das acusações de serem gananciosos ou irracionais com seus preços, mas concordo que a consulta psicológica é muito cara, em média. O superfaturamento é um problema sistêmico, mas existem maneiras de vencer o sistema:

Leia também:  Diferenças entre o mentiroso patológico e o mentiroso compulsivo

Consulta psicológica online

A consulta psicológica online tem a mesma eficácia que a presencial, e geralmente é mais barata. Parte disso é porque os Psicólogos online não têm tantos custos quanto aqueles que trabalham presencialmente.

Psicólogo online grátis

Em alguns casos, há Psicólogos que oferecem os seus serviços de forma gratuita. Você pode saber mais sobre como conseguir uma consulta com Psicólogo online grátis.

Valor social

A consulta com valor social compreende um tipo de pagamento baseada na origem socioeconômica do paciente. Porém, o paciente deve estar qualificado para acessar essa modalidade, e as qualificações variam de Psicólogo para Psicólogo.

Universidades de Psicologia

Se você é estudante e deseja fazer uma consulta psicológica gratuita ou com desconto, procure o serviço de Psicologia da sua instituição de ensino. Elas fornecem o serviço por um semestre ou trimestre, sendo uma boa solução temporária.

Centros de saúde público

Centros de saúde com qualificação federal oferecem recursos de saúde mental gratuitos. Ou então, saiba o que fazer quando não encontrar um Psicólogo grátis.

Palavras finais

A consulta com um Psicólogo pode ser cara, principalmente se você só olhar o preço e não o valor total. No entanto, ela irá conferir benefícios significativos, incluindo melhores perspectivas financeiras ou melhores perspectivas de carreira.

As pessoas que são menos produtivas devido à depressão, que sofrem de bloqueios criativos, que lutam para identificar o plano de carreira certo, que se envolvem em compras ou jogos de azar compulsivos e que enfrentam problemas no trabalho podem, em última análise, aprender a economizar dinheiro como resultado da terapia.

Mesmo quando a consulta não oferece um benefício econômico direto, ela pode melhorar grande e permanentemente a vida de uma pessoa

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *