Qual o valor da consulta com Psicólogo ? Consultar um Psicólogo não é algo acessível para a maioria dos brasileiros. Lamentável para quem escolheu ter uma vida mais feliz, mas não pode pagar por serviços psicológicos.
No Brasil, o preço médio de uma consulta é de R$ 247,49 (TABELA DE REFERÊNCIA NACIONAL DE HONORÁRIOS DOS PSICÓLOGOS).
Pessoas que protestam e acusam os Psicólogos de serem gananciosos, mas na verdade eles têm razões válidas para seus preços altos. Aprender por que é tão caro é o primeiro passo para buscar alternativas e caminhos para uma consulta psicológica acessível.
Tornar-se Psicólogo custa uma tonelada de dinheiro
Pense em como é caro contratar um advogado. Os clientes estão contratando alguém com anos de estudo no assunto, no qual investiram milhares de reais. É o mesmo para um Psicólogo, onde grande parte tem pós-graduação.
Lembre-se de que você não está pagando para bater um papo com um amigo. Você está contratando um profissional de saúde mental.
Os Psicólogos não são pagos apenas por cada hora de trabalho
Quando as pessoas trabalham uma semana normal de 40 horas, a empresa lhes paga por cada hora de trabalho. Os Psicólogos, por outro lado, só podem cobrar pelo tempo que atendem aos clientes.
A maioria dos Psicólogos no Brasil não consegue atender 40 clientes por semana. Se ocupassem todo o seu tempo com consultas, não conseguiriam organizar as informações dos seus clientes e desempenhar funções administrativas como, por exemplo, negociar taxas com planos de saúde.
Imagine se sua empresa te pagasse apenas 25 das 40 horas que você trabalhou a cada semana. Você precisaria aumentar preço/hora para atingir equilibrar os ganhos.
Depois, há os cancelamentos, os muitos cancelamentos. Alguns Psicólogos podem agendar 8 consultas por dia, mas só atendem 4 ou 5 dessas pessoas.
Quem paga o aluguel pelo belo consultório com um sofá confortável ?
Pense em quanto custa o aluguel do consultório. OK, agora dobre isso e adicione mais algumas pequenas despesas. Isso é o que muitos Psicólogos, ou pelo menos aqueles que não são afiliados a uma rede ou empresa de terapia online, têm que pagar todos os meses.
Depois, há materiais de escritório, lenços de papel e outros materiais de trabalho.
O consultório geralmente custa mais do que o aluguel da casa onde moram. Alguns Psicólogos poderiam economizar dinheiro e oferecer redução no preço da consulta convidando um atendimento na sala de estar, mas isso não seria a coisa mais ética.
O estudo continua, mesmo depois de formado
Os melhores Psicólogos não interrompem sua educação depois de receberem aqueles diplomas que você vê emoldurados nas paredes de seus consultórios.
Manter uma licença ou certificação significa investir em mais treinamento depois de concluída a graduação em Psicologia. Os Psicólogos precisam acompanhar os avanços em seu campo da mesma forma que os médicos precisam de treinamento em novas tecnologias e tratamentos médicos.
Aqui está algumas outras despesas com treinamento, formações e licenças:
- Cursos de desenvolvimento profissional;
- Livros relacionados a Psicologia para um “auto-estudo”;
- Taxas de licenciamento municipal e estadual, variando o preço dependendo do estado;
- Anuidade dos Conselhos Regionais de Psicologia, que também variam de Estado para Estado;
- Pagamentos à um assistente (geralmente estagiários em Psicologia)
- ” Ela tem sido incrível. Sinto que ganhei o jackpot com ela. Ela sempre pareceu entender o que eu estava passando e me guiou por isso. “
Psicólogos também fazem consultas com outros Psicólogos
Um bom Psicólogo permanecerá calmo durante a consulta e não mostrará o quanto os problemas do cliente o estão afetando. Ainda assim, não é como se o estresse ou a ansiedade sumissem magicamente.
Psicólogos precisam de outros Psicólogos para lidarem com isso e, como vimos discutindo, isso tem um investimento. Psicólogos são pessoas normais e também se beneficiam com consultas psicológicas.
Psicólogos precisam de um supervisor
A maioria dos Psicólogos tem um supervisor que os ajuda a tratar os clientes, abordar questões éticas e garantir que sigam as regras do CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICÓLOGO.
Esse supervisor costuma ser um Psicólogo mais experiente que cobra honorários ainda maiores.
Nem tudo está perdido
Quero defender os grandes Psicólogos das acusações de serem gananciosos ou irracionais com seus preços, mas concordo que a consulta psicológica é muito cara, em média.
O superfaturamento é um problema sistêmico, mas existem maneiras de vencer o sistema:
- Consulta psicológica online. A consulta psicológica online tem a mesma eficácia que a presencial, e geralmente é mais barata. Parte disso é porque os Psicólogos online não têm tantos custos quanto aqueles que trabalham presencialmente. Você pode ver aqui a minha oferta se a CONSULTA PSICOLÓGICA ONLINE for uma opção para você;
- Peça um desconto ou procure Psicólogos que atendem por um preço social. Alguns Psicólogos não estão nisso pelo dinheiro, e se você estiver em dificuldades financeiras, eles podem aceitar atendê-lo por um preço mais baixo;
- Escolas ou universidades costumam oferecer terapia gratuita. Se você é estudante e deseja fazer uma consulta psicológica gratuita ou com desconto, procure o serviço de Psicologia da sua instituição de ensino. Elas geralmente fornecem isso por um semestre ou trimestre. É uma boa solução temporária.
- Centros de saúde financiados pelo governo federal costumam ter recursos de saúde mental. Centros de saúde com qualificação federal geralmente têm recursos de saúde mental gratuitos.
O preço da consulta psicológica não é tudo
As pessoas deveriam perceber que uma vida mais feliz e mentalmente mais saudável não é um privilégio para os ricos.
Custa um pouco mais do que sua assinatura da Netflix, mas a felicidade que isso traz não tem preço.
Se quiser mais informações acesse este outro artigo: O QUE FAZER QUANDO NÃO ENCONTRAR UM PSICÓLOGO GRÁTIS.