9 sinais de que você pode ser um perfeccionista

Ilustração de um alvo em azul, vermelho e amarelo com três flechas fixadas em seu centro

Categoria: Perfeccionismo

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Você pode não ter uma gaveta meticulosamente organizada, ou um armário cheio de roupas agrupadas por cor ou comprimento de manga, mas traços perfeccionistas ainda podem estar afetando sua vida. Você se identifica com algum desses 9 sinais de que pode ser um perfeccionista?

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  1. Você pensa em termos de tudo ou nada. Algo está certo ou errado, bom ou ruim, perfeito ou imperfeito. Você tende a pensar em um extremo ou outro, em vez de ver as características das pessoas e situações existentes ao longo de um continuum. Por exemplo, você tende a pensar: “Ele é mau”, em vez de “Ele às vezes é mau”;
  2. Você pensa, e então age, em extremos. Você já agiu com um sentimento como este mais de uma vez: “Eu comi um biscoito e estraguei minha dieta, agora devo comer todos eles.”?;
  3. Você não confia nos outros para fazer uma tarefa corretamente. Outros podem vê-lo como um maníaco por controle, mas você vê suas ações apenas como um desejo de fazer o trabalho direito;
  4. Você tem padrões exigentes para si e para os outros. Você acredita em sempre dar o seu melhor e espera que os outros façam o mesmo. Você morre de medo de parecer um fracasso;
  5. Você tem problemas para concluir um projeto porque sempre acha que pode melhorá-lo. Você fica obcecado em compartilhar seu livro, projeto, refeição, convite, cartão de visita, site, artigo ou discurso com outras pessoas. Você precisa ter certeza de que seu trabalho é o melhor possível antes de torná-lo público;
  6. Você usa muito a palavra “deveria”. “Eu deveria fazer isso” e “Eles deveriam fazer aquilo” podem ser frases comuns, tanto em voz alta quanto dentro da sua cabeça. Há certas “regras” que acredita que você e outros devem seguir. E quando essas regras não são seguidas, você fica insatisfeito;
  7. Sua autoconfiança depende do que você realiza e de como os outros reagem a você. Você busca a excelência e precisa da validação dos outros para se sentir bem com suas realizações. Além do mais, uma vez que você atingiu um objetivo, você rapidamente passa para o próximo;
  8. Você tende a se fixar nos erros. Você pode ter feito algo certo, mas ainda se concentra no único erro que cometeu;
  9. Você procrastina ou evita situações em que acha que pode não se destacar. Pode parecer contra-intuitivo, mas uma pessoa que procrastina ou evita fazer algo pode ser perfeccionista. Ela têm medo de falhar. O raciocínio dela é: “Eu posso não ser capaz de fazer isso perfeitamente, então por que me preocupar?”

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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