4 coisas que as pessoas não entendem sobre a procrastinação

Homem oriental olhando para cima e com o dedo indicador da mão direita encostado em sua testa

Categoria: Procrastinação

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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A procrastinação é uma luta com a qual quase todos nós já travamos. Tenho certeza que você tem muitas atividades que deseja ou precisa fazer, mas não faz. Você as adia constantemente.

Então, seus pensamentos e sentimentos sobre tarefas e sonhos não realizados começam a incomodá-lo. Nesse ponto, você provavelmente se torna autocrítico e irritado consigo mesmo.

Aprender a superar a procrastinação é uma habilidade que se pode dominar, como qualquer outra habilidade. Para começar, é importante avaliar sua procrastinação com precisão, e por que você se rende à ela.

Aqui estão algumas maneiras comuns pelas quais pessoas inteligentes rotulam e interpretam mal a procrastinação. Verifique qual deles se aplica a você:

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Elas acreditam que não perseguir todos os seus sonhos de uma vez é procrastinação

Pessoas curiosas e entusiasmadas geralmente têm muitos caminhos na vida que gostariam de seguir. Elas podem ter ideias para muitos projetos, passeios paralelos, viagens que gostariam de fazer, etc. No entanto, a maioria dessas ideias está em segundo plano.

Se rotularmos todos esses comportamentos como procrastinação, assumiremos a identidade de um procrastinador. Ver a si dessa forma torna mais difícil fazer melhorias e começar a agir em um projeto de cada vez.

O sentimento de empolgação com muitas atividades em potencial é uma coisa boa. Escolha um projeto, dê um passo concreto em direção a ele e deixe o resto ficar em segundo plano, por enquanto. Mude seu pensamento de “eu deveria” para “eu poderia fazer”. O mundo está cheio de oportunidades.

Se você for uma pessoa entusiasmada, curiosa e inteligente, verá muito mais oportunidades do que poderia imaginar. Limite-o a um por enquanto.

Elas acreditam que para superar a procrastinação, precisam de mais autocontrole

Procrastinamos tarefas que despertam emoções para nós, seja tédio, ansiedade, ressentimento, opressão, culpa ou vergonha. As pessoas pensam que precisam de melhor autocontrole para fazer as coisas quando estão tendo essas emoções. Essa não é a resposta.

Pessoas bem disciplinadas o são porque abordam tarefas que requerem menos autocontrole.

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A melhor maneira é ter hábitos fortes. Quanto mais consistentemente você fizer uma tarefa recorrente no mesmo horário, local, e forma, menos autocontrole será necessário para executá-la. Por exemplo, é preciso menos autocontrole para ir à academia todos os dias no caminho do trabalho para casa do que ir ao acaso.

Os hábitos tornam nosso comportamento mais automático e, quando os comportamentos são mais automáticos, exigem menos autocontrole consciente. Você não precisa ter mais autocontrole.

Elas acreditam que para superar a procrastinação, precisam mudar suas emoções

Em vez de pensar que precisa, você pode evitar as emoções que uma tarefa desperta. Tente pensar em como você pode usar essas emoções para impulsioná-lo.

Os sentimentos podem ser uma pista de que a tarefa não parece significativa o suficiente para você. Como você pode reformulá-lo ou abordá-lo de forma diferente, para que pareça significativo?

Se um projeto de trabalho parecer enfadonho, pode ser indício de que não é significativo ou importante o suficiente. Seus sentimentos estão dizendo que não é a contribuição que você deseja dar ao mundo.

  • Você pode usar essas informações para tornar a tarefa mais significativa?
  • Você pode otimizar seus processos de modo que uma tarefa específica possa ser executada apenas por você com pouca ou nenhuma frequência, ou exija menos trabalho?
  • Você consegue abordar uma tarefa de forma que utilize intensamente seus pontos fortes? Assim se sentirá menos entediado e ansioso.
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Em vez de tentar mudar suas emoções, pergunte-se o que pode aprender com elas.

Elas acreditam que apenas uma estratégia resolverá toda a procrastinação

Para superar a procrastinação, você precisará de mais de uma estratégia. Diferentes estratégias se adaptam a diferentes tarefas, e suas estratégias iniciais podem não parecer viáveis ​​em todas as situações. Um “kit de ferramentas” com cerca de seis estratégias deve abranger a maioria das situações.

Comece estudando esses 6 excelentes truques para quem quer parar de procrastinar. Veja qual deles funciona para você e, em seguida, construa gradualmente seu repertório de habilidades.

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Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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