Como interromper o ciclo vicioso da autossabotagem?

Garrafa de vidro com um pano no gargalo e um liquido amarelado em seu interior, sobre um fundo branco

Categoria: Procrastinação

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Qual foi a sua resolução de ano novo? Você ainda está trabalhando nela ou a abandonou com a desculpa de tentar no ano que vem?

Todos os anos nós embarcamos nas resoluções de Ano Novo, com esperança e determinação para melhorar a vida. Mas no início de fevereiro, cerca de 80% das novas metas são abandonadas. Elas são interrompidas de uma infinidade de maneiras, e uma das mais prevalentes é a autossabotagem.

Uma resolução sabotada pode parecer benigna, considerando todas as coisas; no entanto, a autossabotagem crônica pode levar a resultados destrutivos em nossa vida pessoal e profissional.

Autossabotagem: uma definição psicológica

A autossabotagem ocorre quando nos prejudicamos, de forma deliberada, nosso próprio sucesso e bem-estar ao arruinar objetivos e valores pessoais.

A autossabotagem, também conhecida como desregulação comportamental, pode ser consciente ou inconsciente.

  • Um exemplo de autossabotagem consciente é a decisão de comer bolo, apesar do objetivo de uma alimentação saudável;
  • A autossabotagem inconsciente acontece quando uma meta ou valor pessoal é arruinado, só que não é inicialmente reconhecido.

Alguém com medo do fracasso pode esperar até o último minuto para trabalhar em um projeto importante, evitando inconscientemente a perspectiva de avanço.

Outra dimensão da autossabotagem é a dissonância cognitiva. A dissonância cognitiva é o desequilíbrio ou desconforto interno experimentado quando as palavras ou ações não se alinham com as crenças e valores.

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Quando isso acontece, agimos para aliviar o desconforto mudando nossas palavras ou comportamentos ou reformulando nossos objetivos e valores.

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Parece improvável que alguém se sabote intencionalmente, mas o faz, e as consequências podem ser terríveis. A autossabotagem crônica esgota:

  • O impulso e a motivação;
  • Nos deixa tristes;
  • Ansiosos e;
  • Com a autoestima prejudicada.

Comportamentos comuns que alimentam a autossabotagem

Pessoas de todas as esferas da vida se autossabotam ao permitirem que os pensamentos negativos saiam do controle, e isso é apenas a ponta do iceberg.

A autossabotagem está enraizada em mentalidades contraproducentes, incluindo:

  • Negatividade;
  • Desorganização;
  • Indecisão e;
  • Diálogo interno negativo.

Perfeccionismo e síndrome do impostor também são formas de autossabotagem. Outra forma insidiosa e onipresente de autossabotagem são as distrações irracionais que proíbem a realização de metas. Algumas dessas distrações são:

  • Excessos em assistir TV;
  • Navegar na Internet;
  • Navegar pelas redes sociais;
  • Obsessão por videogames e;
  • Compras pela Internet.

Além de mentalidades contraproducentes, nos envolvemos em comportamentos também contraproducentes ou destrutivos. Alguns desses comportamentos comuns são:

Evitar comportamentos nos mantém presos a ciclos negativos e autodestrutivos. Os comportamentos de evitação comuns são:

  • Procrastinação;
  • Atrasos crônicos;
  • Desistência quando as coisas ficam difíceis e;
  • Falta de assertividade.

Os medos racionais são essenciais para a segurança. No entanto, quando os medos se tornam desequilibrados, eles nos impedem de progredir na carreira e na vida pessoal. Alguns medos infundados comuns incluem temer:

  • O compromissoo desconhecido;
  • A mudança;
  • O fracasso e;
  • A perda de controle.

5 possíveis causas do por que nos autossabotamos

Ninguém decide se autossabotar intencionalmente, apesar da tentação de comer um bolo de chocolate durante uma dieta. Então, por que então às vezes executamos cronicamente esses comportamentos destrutivos?

1. Evitar conflitos

A autossabotagem pode ser uma resposta biológica e necessária para a sobrevivência. A dinâmica de evitação de conflitos é iniciada para evitar uma ameaça, incluindo ameaças físicas e psicológicas ou ameaças percebidas, como mudanças.

A autossabotagem ocorre quando o desejo de reduzir as ameaças excede o impulso para atingir as metas.

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2. Modelagem

Os comportamentos de autossabotagem podem emanar de modelos e padrões na infância, incluindo pais que não tem confiança para ter sucesso.

O pai que sempre avisa a criança para ter cuidado no playground pode fazer com que a ela internalize o mundo como inseguro, e consequentemente a exploração seja evitada.

3. Rejeição ou negligência

Ser rejeitado ou negligenciado por um dos pais pode causar baixa autoestima e outros problemas de autoimagem negativa.

Isso pode nos obrigar a sabotar os relacionamentos pessoais em um esforço para evitar mais vulnerabilidade e rejeição.

4. Comportamentos adaptativos e não adaptativos

Adotamos comportamentos que são inicialmente considerados adaptativos para sobreviver aos desafios. No entanto, os comportamentos podem se tornar inadequados se continuarem muito depois de o desafio ter sido superado.

5. Trauma

Uma criança que é violada por qualquer pessoa, especialmente uma pessoa de confiança, pode ver o mundo como inseguro e se considerar não merecedora de coisas boas na vida, levando à autossabotagem.

A relação entre o medo do fracasso e o do sucesso

No contexto da autossabotagem é comum descobrir que as inseguranças e as crenças autolimitadas apareçam quando nos aproximamos de algo que realmente desejamos. A insegurança origina-se da crítica interna que nos diz que não podemos realizar uma determinada tarefa ou não somos bons o suficiente.

Os resquícios do passado esgotam nossa autoconfiança e nos compelem a criar hábitos disfuncionais que servem para proteger da dor do fracasso. A autossabotagem também protege nosso eu interior, que secretamente teme se tornar poderoso. Tornar-se poderoso pode mudar o mundo como o conhecemos e, portanto, representa uma ameaça.

Se a autossabotagem é prejudicial, por que repeti-la? Simplificando, o que é recompensado é repetido. A autossabotagem preenche uma necessidade ou vazio de algum tipo. Para interromper o ciclo de comportamento destrutivo, precisamos descobrir o vazio e aprender novos comportamentos.

Algumas dicas práticas de como parar com a autossabotagem

As origens da autossabotagem estão enraizadas em experiências emocionais, muitas vezes desde a infância, que afetam nossa autopercepção. Curar a vergonha da infância pode nos libertar desse ciclo. A jornada consiste em descobrir as origens da impotência que coreografam nossos pensamentos tóxicos.

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A capacidade de reconhecer pensamentos desencadeadores é um primeiro passo essencial para transformar os padrões de autossabotagem. A autoconsciência inicia o processo de introspecção e ajudará a identificar os pensamentos tóxicos e suas origens.

Esses gatilhos costumam ser acompanhados por uma reação emocional intensa ou atípica.

Uma vez que você esteja ciente desses pensamentos tóxicos, existem várias maneiras de transformá-los ou desativá-los. Praticar uma conversa interna positiva, analisar e testar pensamentos para discernir a legitimidade e modificá-los são apenas algumas das ideias.

Reescrever os eventos negativos com humor é outro grande recurso para reviver eventos perturbadores usando o humor.

Uma vez que os gatilhos são resolvidos, os comportamentos negativos também são extinguidos. A autorregulação ajuda a moderar emoções fortes e recuperar o comando do comportamento.

Uma ideia menos popular é familiarizar-se com sentimentos desagradáveis, como fracasso, rejeição e decepção. Embarcar em uma jornada com autocompaixão pode fornecer mais informações sobre padrões históricos e necessidades pessoais.

Finalmente, existem várias intervenções terapêuticas eficazes para se trabalhar a ambivalência e as mentalidades prejudiciais. Se a autossabotagem estiver afetando negativamente a vida diária, considere consultar um profissional.

Uma mensagem final

Embora nosso comportamento nem sempre seja nossa culpa, é nossa responsabilidade. Cada um de nós pode superar comportamentos contraproducentes.

Vá em frente e reinvista na resolução de Ano Novo ou em qualquer outra meta que ainda esteja em aberto, recusando-se a desistir. Mas vá devagar e seja razoável. Dê pequenos passos quando necessário.

Não se concentre em erros e lembre-se de comemorar seus sucessos.

Por fim, console-se com o fato de que as maiores personalidades da história começaram como pessoas comuns, mas que lutaram contra si, perseveraram e fizeram a diferença.

Espero que você tenha gostado de ler este artigo.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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