10 vantagens de consultar um Psicólogo online

Homem de camisa branca, cabelos pretos de cabeça abaixada, olhando e mexendo em um celular.

Categoria: Psicólogo online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Quais as maiores vantagens de consultar um Psicólogo online? Obviamente a maioria das interações humanas é melhor quando vivida presencialmente, mas nesta época extraordinária e profundamente perturbadora da pandemia de COVID-19, a virtualidade tem muitas vantagens a ponto de ser recomendada. Especialmente quando se trata de consulta um Psicólogo online.

Aqui estão 10 vantagens, benefício e motivos (como queira chamar) para começar ainda hoje uma consulta com um Psicólogo online.

Publicidade

Evita riscos desnecessários à saúde

Este novo coronavírus é altamente contagioso, e nunca antes vimos algo tão devastador e que pudesse produzir tantos prejuízos. Algumas pessoas são totalmente assintomáticas (o que significa que não apresentam nenhum sintoma, mas ainda assim podem espalhar o vírus), enquanto muitas ficam gravemente doentes e outras morrem.

Consequentemente, não ter que se encontrar cara a cara no consultório de um Psicólogo, ou aguardar em uma sala de espera pode salvar vidas. Imagine a ironia de ficar doente e possivelmente morrer porque estava tentando cuidar de sua saúde mental ou comportamental?

Leia também:  Como é a primeira sessão de terapia online com o Psicólogo?

Ou um Psicólogo morrendo porque estava tentando aliviar a infelicidade ou angústia das pessoas. Uma trágica ironia que já aconteceu a alguns de nossos heróicos profissionais médicos da linha de frente.

Economia de tempo e menos estresse

Não precisar dirigir até o consultório de um Psicólogo, e pagar um estacionamento já economiza muito tempo e dinheiro. Uma sessão de terapia típica dura de 30 a 40 minutos. No entanto, quando se leva em conta a viagem de ida e volta, o custo do tempo costuma ser de duas horas ou mais.

Além do mais, a consulta psicológica online elimina a pressão e o estresse de viajar para um compromisso, muitas vezes durante o horário de pico após o trabalho ou em outros momentos difíceis.

Benefícios ambientais e economia de custos

Como as pessoas não precisarão dirigir tanto, usarão menos combustível fóssil e economizarão dinheiro como um bônus adicional. É verdade que a conta de serviços públicos domésticos pode ser um pouco mais alta, mas a redução líquida nas despesas e na produção de gases de efeito estufa é um benefício significativo.

Mais flexibilidade com outros compromissos

Muitas pessoas sabem que ter que encaixar uma consulta online em seu dia de trabalho é um desafio. Com a consulta psicológica online, no entanto, é muito mais fácil “nos encontrarmos” em um horário que normalmente seria muito difícil de administrar, como no intervalo do almoço.

Leia também:  Como escolher o Psicólogo online ideal para uma terapia eficaz?

Com isso fica mais fácil conciliar com o restante das responsabilidades.

Não há preocupação em encontrar alguém na sala de espera

Algumas pessoas estão preocupadas em se encontrarem com alguém conhecido, ou não, na sala de espera de um Psicólogo. Este tópico merece uma postagem à parte, mas basta dizer que essa preocupação é completamente eliminada pela consulta psicológica online.

Você pode se consultar com alguém de longe e até de outro estado

Ao longo dos anos, recebi pedidos para tratar pessoas que moram a duas ou mais horas de meu consultório. No passado, com poucas exceções, eu os ajudei a encontrar outro Psicólogo que atendia muito mais perto delas do que eu.

Agora, não é problema para mim fornecer consulta online para pessoas que moram em áreas mais afastadas, e até mesmo em outros países.

Facilidade de envolver outras pessoas na consulta online

Às vezes é necessário envolver membros da família e outras pessoas próximas na consulta de uma pessoa. Por exemplo, ao tratar pessoas que estão sendo capacitadas ou obstruídas por parentes, parceiros ou amigos (geralmente bem-intencionados).

Além disso, em alguns casos, recrutar uma pessoa importante para ajudar no processo pode fazer a consulta avançar mais rapidamente.

Facilita uma terapia de exposição com alguns clientes

E por falar em terapia de exposição com pacientes com TOC (dependendo de seus rituais, é claro), quando os desafios terapêuticos ocorrem na casa da pessoa ou no ambiente natural, ao invés do consultório do Psicólogo, o resultado pode ser muito mais eficaz.

Leia também:  Os benefícios terapêuticos pessoais da profissão de Psicólogo

Avalia melhor as “atividades da vida diária” de um paciente e seu ambiente doméstico

Atividades da vida diária (AVDs) referem-se ao autocuidado básico e às principais tarefas que as pessoas precisam administrar para viver de forma independente. AVDs típicas incluem coisas como vestir, se arrumar, higiene e manutenção da casa (para citar apenas alguns).

Essas questões são especialmente importantes no tratamento de idosos e pessoas com problemas graves ou incapacitantes (por exemplo, esquizofrenia, depressão grave ou ansiedade extrema ).

Ser capaz de literalmente, embora remotamente, ver pacientes em suas casas pode fornecer uma imagem muito mais clara de como eles estão funcionando do que pode ser obtida por observação e auto-relato no consultório.

Além disso, um médico pode determinar se problemas não revelados, como acumulação ou uma desorganização séria está complicando a consulta, de modo que também podem se tornar um foco de atenção.

Não depender de serviços de transporte ou transporte de massa

A consulta psicológica online pode ser especialmente útil para os idosos ou outras pessoas com certas deficiências ou limitações que não podem dirigir-se às consultas presenciais. Além disso, é muito mais fácil para os pais que não precisam fazer malabarismos para levar seus filhos às sessões.

Lembre-se: pense bem, aja bem, sinta-se bem, esteja bem!

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *