Escrivaninha de madeira com um notebook aberto, uma xícara de café, um bloco de notas com caneta e um celular

Como fazer a transição da terapia presencial para online ? Consultar um Psicólogo costumava implicar estar na mesma sala que eles, mas parece que as coisas estão mudando.

A terapia online tornou possível se consulta com um Psicólogo à distância.

Com as exigências recentes de distanciamento social, muitos Psicólogos e clientes tiveram que pausar seu trabalho ou tomar outras providências, incluindo reuniões por videoconferência.

Aqui estão algumas perguntas e problemas comuns que surgem ao pensar em fazer a transição:

Meu Psicólogo concordará com as sessões online ?

Alguns Psicólogos, inclusive eu, estão entusiasmados com a possibilidade da terapia online, outros nem mesmo a farão, e um grande número de Psicólogos a adota com algumas ressalvas. Fiquei surpreso com a quantidade de Psicólogos que agora estão mudando para essa modalidade de atendimento. Parece que a maioria de nós concorda que é uma abordagem muito benéfica.

Mesmo entre os Psicólogos mais céticos sobre a eficácia das sessões online no passado, a maioria se abriu para a ideia. Eles parecem reconhecê-lo como uma boa opção para evitar o rompimento prematuro da relação terapêutica e para dar continuidade aos atendimentos.

Será estranho ?

Se você se sente confortável com a comunicação por meio de uma tela (por exemplo, Skype ou Zoom), provavelmente se sentirá confortável ao mudar para a terapia online. Se você não suporta essa forma de comunicação, provavelmente terá mais dificuldade.

Das dezenas de clientes que trato por meio da terapia online, a maioria parece achar a transição mais suave do que esperavam. A terapia online tende a ser intensa e com bastante rapidez, então é provável que você esqueça o meio e se concentre no trabalho.

Contudo, espere algumas diferenças da terapia presencial. É diferente quando você não está na mesma sala com alguém e experimenta a sessão em duas dimensões espaciais em vez de três. Também pode ser mais difícil entender a linguagem corporal por meio de um vídeo.

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E embora a maioria dos meus clientes parecesse confortável em fazer a mudança, alguns não estão, ou acham a transição bastante desafiadora. Ocasionalmente surgem problemas técnicos (como um atraso no áudio e no vídeo), mas normalmente podem ser resolvidos com um pouco de paciência e humor.

A terapia online funciona ?

A terapia por videoconferência pode ser muito eficaz. Depende de você e do seu Psicólogo, é claro, mas em geral você deve esperar que seja útil se você achar que a terapia pessoal é útil.

Pessoalmente, algumas das experiências clínicas mais poderosas que testemunhei ocorreram por meio da terapia online. Em minha própria prática, vi isso funcionar para pessoas que lidam com coisas como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, insônia, problemas de relacionamento, luto e trauma.

Como funciona ?

Você e seu Psicólogo chegarão a um acordo sobre uma plataforma a ser usada. Alguns contam com Skype ou Zoom. Pode haver uma taxa para que o Psicólogo use a tecnologia, dependendo do serviço, mas deve ser grátis para você (além do honorário do Psicólogo, é claro).

Como devo me preparar para minhas sessões ?

Alguns pontos importantes e mais sutis sobre a logística da terapia online:

  • Faça um teste do software com antecedência para sua própria tranquilidade e para ter certeza de que funcionará, e verifique se você tem as informações de contato do seu Psicólogo;
  • Encontre um lugar em sua casa ou escritório onde você tenha o máximo de privacidade possível. Isso pode ser um desafio se as crianças estão fora da escola ou se outros membros da família estão sempre em casa (ou trabalham em casa);
  • Recomenda-se fones de ouvido para manter a privacidade e também para melhor qualidade de som. Dessa forma, a voz do seu Psicólogo não retornará ao seu microfone e nem aos alto-falantes;
  • Certifique-se de estar sentado em um lugar confortável;
  • Coloque a tela sobre uma superfície estável, pois o movimento excessivo pode criar uma sensação de enjoo no Psicólogo. Se eles forem novos em terapia online e a tela deles estiver oscilando, peça que façam o mesmo;
  • Um ponto mais delicado: tente colocar o topo de sua cabeça perto do topo da tela de vídeo, em vez de ficar na metade inferior da tela. Dessa forma, quando estiverem olhando para o seu rosto, eles estarão olhando mais ou menos para a câmera (supondo que esteja na parte superior do computador), então parecerá que estão olhando para você;
  • Certifique-se de desligar as notificações que podem distrair e diluir a experiência do atendimento. Você vai querer ter toda a sua atenção voltada para a sua sessão;
  • Feche também os programas que podem diminuir a capacidade de processamento do seu computador e interferir na qualidade do vídeo;
  • Você também pode precisar acertar as formas de pagamento com seu Psicólogo, caso você geralmente pague presencialmente;
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Existem outras vantagens na terapia online ?

Uma vantagem da terapia online que você notará imediatamente é que não há tempo de deslocamento envolvido, então suas sessões provavelmente ocuparão muito menos do seu dia.

Com isso em mente, você pode querer ter um tempo para fazer a transição entre entrar e sair da terapia, uma vez que o tempo de viagem geralmente fornece uma proteção antes e depois da sessão.

Você também nunca terá que cancelar por causa do clima (supondo que você tenha eletricidade e Internet), e não há preocupações sobre se você poderia transmitir uma doença ao seu Psicólogo (ou vice-versa) se estiver bem o suficiente para atender, mas possivelmente transmissível.

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Também é possível ver seu terapeuta quando você está viajando, da mesma forma que tenho visto clientes quando estou viajando.

E se meu Psicólogo não fizer terapia online ?

Se o seu Psicólogo atual não está aberto para fazer terapia online, você pode considerar falar com um novo Psicólogo que ofereça essa modalidade de atendimento.

Obviamente, não é ideal ter que recomeçar com alguém novo, especialmente se você estiver vendo seu terapeuta há algum tempo, mas pode ser sua única opção se você se comprometer a continuar a terapia com o mínimo de interrupção possível.

Se você não quiser começar com uma nova pessoa, considere outros recursos durante o tempo que ficará sem ver seu Psicólogo. Por exemplo, pode haver livros, breves cursos online ou outros recursos que o ajudarão a continuar o trabalho.

Procure apoio adicional de seus entes queridos também e certifique-se de cuidar de suas necessidades básicas, como sono, nutrição e movimentos para manter seu corpo e mente saudáveis.

Você pode achar que um diário é útil durante esse período, pois tem se mostrado uma forma eficaz de processar pensamentos e emoções.

Lembre-se de que pode haver benefícios inesperados em tirar férias para terapia. Embora possa não ser o ideal, uma pausa não planejada da terapia pode levar a um crescimento surpreendente, à medida que o trabalho que você fez se estabelece e toma conta.

Conclusão

Se você está pensando em terapia online, converse com seu Psicólogo e veja se vale a pena tentar. Você não precisa saber com antecedência se é a decisão certa, mas pode fazer algumas sessões para ver como vai se sentir. Se gostar, pode ser uma maneira conveniente e econômica de continuar o importante trabalho da terapia.

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