Psicólogo online funciona ? A Psicologia há muito se orgulha de ser uma ciência poderosa, mas em alguns casos, inerentemente lenta.
Tradicionalmente, ela tem funcionado bem na consolidação das relações entre profissionais e pacientes, que podem passar muitas horas juntos durante um tratamento.
Essas qualidades, no entanto, colidiram de modo desajeitado com o mundo moderno.
Hoje é fácil ir às compras, fazer seus serviços bancários e terminar o trabalho de um dia inteiro sem falar com outra pessoa.
E isso pode justificar porque tirar 50 minutos do seu dia para falar sobre suas dificuldades emocionais parece ser impraticável, ou irrelevante.
Assim, a tecnologia também pode ser usada para se consultar um Psicólogo online. Sua principal forma de atuação é por meio de consultas que combinam texto, emails ou vídeo chamadas.
Os usuários podem acessar esses Psicólogos sempre que for conveniente, seja em seu telefone ou em seus desktops, durante a pausa para o almoço ou depois do trabalho.
Psicólogo online funciona ?
Estudos envolvendo pacientes que procuraram ajuda online para ESTRESSE no trabalho, problemas conjugais, ANSIEDADE ou DEPRESSÃO descobriram que os pacientes estavam tão felizes quanto aqueles que viram um Psicólogo pessoalmente.
Estes pacientes também ficaram tão satisfeitos com as habilidades e experiências do Psicólogo quanto os que se consultaram presencialmente, relatando que o profissional os deixava confortável o suficiente para se abrirem.
Consultar um Psicólogo online pode até ser melhor para alguns tipos de pacientes, principalmente os homens. Isso é influenciado pelo grau de anonimato e o estigma em torno deste público.
Por outro lado…
Ainda assim, há dúvidas sobre a eficácia de se consultar com um Psicólogo online. Há uma constante preocupação de que as conexões que fazemos online são substitutos ruins para o que fazemos no mundo real.
A relação entre o Psicólogo e paciente é conhecida por ser um fator chave no sucesso de qualquer tratamento.
Não se trata apenas de discutir os problemas que um paciente possa ter, mas também a interação entre eles, como o paciente se sente percebido pelo Psicólogo ou se seus problemas estão sendo levados à sério.
Tudo isso pode ser comunicado pelo contato visual, linguagem corporal e gestos, tanto quanto por meio da fala.
Isso levanta uma questão: o que acontece quando essa relação é inteiramente virtual ?
E a falta de “conexão offline” também põe em dúvida a sua adequação ao tratar os doentes mentais graves, os pacientes que sofrem de dependência, ou os pacientes que podem ser suicidas.
Pode não ser perfeito, mas pelo menos aqueles que não têm muito tempo para ver um Psicólogo em um consultório (e que muitas vezes nem precisam) têm uma alternativa atraente e imediatamente acessível.
Seja como for, eu ofereço a você também a possibilidade de realizar uma CONSULTA PSICOLÓGICA ONLINE, caso queira experimentar essa modalidade de atendimento.