O investimento que você está fazendo em si está valendo a pena ? Mudanças específicas em sua atitude e estilo de vida lhe dirão se sua PSICOTERAPIA está funcionando. Veja:

As relações começam a melhorar

Você pode perceber os primeiros sinais de que a psicoterapia está funcionando quando:

  • A relação com os outros começa a se fortalecer;
  • Você começa a estabelecer novos relacionamentos mais facilmente;
  • As pessoas começam a responder às melhorias que vêem em você, incluindo-o em suas atividades.

Ou seja, essa é a recompensa pelo seu esforço em melhorar os relacionamentos atuais, ou ainda, o resultado do esforço para sair da zona de conforto e conquistar novas pessoas. Excelentes sinais de que você está em um relacionamento saudável.

O relacionamento com seu Psicólogo está mais forte

Para que sua psicoterapia seja bem-sucedida, é importante que se estabeleça um forte relacionamento com seu Psicólogo. Se você se sentir mais aberto e mais confortável para falar de suas coisas desde quando começou, então é sinal de que você está mais disposto a resolver seus conflitos.

Você escuta o seu Psicólogo

Quando estamos sozinhos com nossos pensamentos, pode ser muito fácil pensar negativamente. Toda esse pensamento negativo pode levar à crítica, à ANSIEDADE e à DEPRESSÃO. Se você “escuta” seu Psicólogo contrariar suavemente esses pensamentos a ponto de acreditar e integrá-los, então você está no caminho certo.

Sua auto-estima melhora

Esse é dos sinais mais importante de que sua psicoterapia está funcionando. Você começa a descobrir o que é realmente importante para si, melhorando a autoestima. Ao invés de preencher sua auto-estima apenas de fontes externas, você aprende a fazer isso a partir de dentro.

Você tem uma maior tolerância emocional

Psicoterapia ajuda a entender suas emoções, porque você as experimenta de uma determinada maneira e como controlá-las. Você começa a descobrir que essas emoções podem ser toleradas, ajudando na identificação das que são negativas, enquanto também aprecia emoções mais positivas.

Você reflete mais sobre o motivo da busca por psicoterapia

Em primeiro lugar pense no que fez você procurar a psicoterapia. Esse evento ou experiência ainda traz os mesmos sentimentos de antes ? Pergunte a sua família ou amigos próximos se eles acham que você melhorou desde que começou o acompanhamento psicológico.

Você se responsabiliza mais por suas ações

É importante entender quando você reage exageradamente a uma situação. Se você perceber que aprendeu a lidar com situações que normalmente o incomodam, então sua psicoterapia está indo muito bem. É possível melhorar muito se você aprender a aceitar que pode ser o único responsável pelo que sente.

Sua saúde geral melhora

Outro sinal de que sua psicoterapia está funcionando é a melhora na saúde física, e não apenas sua saúde psicológica. As melhorias mais comuns incluem:

  • Dormir melhor;
  • Sente-se melhor;
  • Diminuição em eventuais problemas de estômago;

Seu Psicólogo diz que você melhorou

Essa parece ser uma maneira muito óbvia para saber se sua psicoterapia está funcionando ou não. Porém, é importante que você e seu Psicólogo elaborem um plano de tratamento, de modo que seja possível observar onde você começou, e onde você está agora. Ou seja, o Psicólogo deve ter a capacidade de lhe dizer como o vê progredindo.

Agora que você já sabe como pode avaliar se uma psicoterapia está funcionando, que tal agendar uma CONSULTA PSICOLÓGICA PRESENCIAL, ou uma CONSULTA PSICOLÓGICA ONLINE de qualquer lugar do mundo ainda hoje ?

Compartilhe este artigo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *