Pessoa tentando resolver o cubo mágico

Quais os problemas mais comuns no casamento?

Os problemas no casamento fortalecem ou afrouxam os laços afetivos, dependendo de como os casais lidam com ele a medida que aparecem.

Quais os problemas mais comuns no casamento? Os relacionamentos oferecem benefícios maravilhosos para o bem-estar, a satisfação com a vida e o gerenciamento do estresse, mas nenhum deles está isento de desafios.

Por outro lado, os desafios podem fortalecer ou afrouxar os laços afetivos, dependendo de como os casais lidam com ele a medida que aparecem.

Trabalhar com problemas de casamento de maneira saudável pode ser muito difícil, especialmente porque os eventos estressores podem aparecer de muitas fontes diferentes.

A seguir, algumas das fontes mais comuns de estresse e problemas conjugais:

Problemas financeiros

Na minha prática clínica, o estresse da luta pelo dinheiro constitui um dos problemas de casamento mais citados.

De um modo geral, quando os casais se envolvem em conflitos sobre dinheiro, na verdade essa disputa está relacionada com algo mais simbólico:

  • Disputas de poder;
  • Diferentes valores e necessidades;
  • Outras questões que permeiam o dinheiro.

Em tempos de dificuldade econômica, o estresse financeiro causa:

  • Mais esgotamento físico e emocional;
  • Mais conflitos sobre coisas não relacionadas a dinheiro.
Leia também:  Mitos e fatos sobre a intimidade nos relacionamentos

Problemas com os filhos

As crianças são maravilhosas e podem trazer excelentes e significativos presentes para nossas vidas.

No entanto, os filhos podem trazer estresse adicional para o casamento, porque cuidar dele requer mais responsabilidade, bem como uma mudança de papéis.

E isso fornece mais base para discordância e tensão, reduzindo a quantidade de tempo disponível para os vínculos conjugais.

Publicidade

Estresse diário

Os estressores diários não precisam se igualar aos problemas do casamento, mas são capazes de exacerbar os existentes.

Quando um parceiro tem um dia estressante, é mais provável que ele fique impaciente quando chega em casa, demonstrando menos habilidade em lidar com conflitos e pode ter menos energia emocional para dedicar-se ao parceiro e ao relacionamento.

Quando ambos os parceiros tem um dia difícil, o estresse, obviamente, é apenas exacerbado.

Assim como o estresse financeiro, o estresse diário pode testar a paciência e o otimismo, deixando os casais com menos disposição para se envolver emocionalmente um com o outro.

Leia também:  Estes são os principais sinais de um homem infeliz no casamento

Excesso de compromissos

Problemas de casamento podem resultar de excessos de compromisso.

Em primeiro lugar, os casais que estão muito ocupados também podem encontrar-se geralmente estressados, especialmente se não estiverem cuidando de si mesmos com sono de boa qualidade e boa alimentação.

Além disso, esses casais podem se encontrar menos conectados porque têm menos tempo para ficarem juntos.

Finalmente, se eles não trabalham juntos como uma equipe (mesmo que suas responsabilidades estejam completamente separadas), eles podem brigar por quem está cuidando de quais responsabilidades domésticas e sociais.

Mais uma vez, enquanto excessivos compromissos não conduzem automaticamente a problemas conjugais, eles são um desafio que precisam ser trabalhado.

Comunicação deficiente

Talvez o maior fator de previsão dos problemas do casamento seja a comunicação deficiente, ou a comunicação negativa que desmente as atitudes e dinâmicas danosas dentro do relacionamento.

A comunicação negativa é tão prejudicial que é capaz de fornecer, em alguns minutos, uma boa previsão quanto a possibilidade de divórcio em recém casados.

Leia também:  Por que os casais brigam: quais são os 5 principais motivos?

Comunicação saudável é fundamental, e comunicação insalubre pode levar a grandes problemas no casamento.

Maus hábitos

Às vezes, os casais enfrentam problemas conjugais que poderiam ser resolvidos se os dois percebessem seus hábitos e os modificassem.

As pessoas nem sempre tomam uma decisão consciente de discutir sobre pequenas coisas, importunar e criticar, ou deixar bagunças para o outro limpar, por exemplo.

Quando ficamos ocupados ou distraídos demais, entramos no piloto automático e seguimos padrões não percebidos de comportamento.

Deste modo, as pessoas simplesmente entram nesses padrões, e caem em hábitos pessoais preguiçosos ou entram em uma rotina que se perpetua apenas porque já estão acostumadas a agir assim.

Felizmente, esses problemas conjugais podem ser resolvidos.

Mesmo que apenas um parceiro esteja conscientemente tentando mudar, isso já é suficiente para trazer uma mudança na dinâmica do relacionamento, trazendo bons resultados.

Para resolver todos esses problemas, sugiro iniciarem uma terapia de casal o quanto antes.

Fico à disposição!

Marcar consulta online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima