Caderno com uma pessoa anotando várias opções

Os principais sinais do fim do casamento

A sua dúvida é: meu casamento chegou ao fim? Os primeiros sinais do fim do casamento são a apatia e o desprezo.

Os primeiros sinais do fim do casamento, e de que ele precisa de mais atenção são:

  • Apatia e;
  • Desprezo.

Então, se você e seu cônjuge não tiverem as habilidades necessárias para a resolução de conflitos, o casamento estará em risco.

Casamentos não terminam da noite para o dia, sendo que precisa haver um somatório de situações até que um divórcio ocorra. Mas, felizmente é possível predizer com até 91% de precisão se um divórcio vai acontecer.

Aqui estão os maiores sinais do fim do casamento:

Leia também:  Como fazer seu ex voltar seguindo algumas dicas simples?

Conversas conflituosas

Conversas ou conflitos permeadas por sarcasmo, acusações, críticas ou comentários depreciativos são os principais preditores de um futuro divórcio. Eles obstruem a comunicação.

Redistribuição de recursos

Os recursos de um relacionamento íntimo incluem finanças, tempo, afeto, disponibilidade e juros. Agora, outros interesses consomem os recursos que antes estavam direcionados para o casamento.

Opressão com negatividades

Você e/ou seu cônjuge oprimem-se mutuamente com a negatividade, causando uma parada emocional e um distanciamento do relacionamento.

Desinteresse pela vida sexual

Quando um casal não faz sexo há muito tempo, geralmente é um indicador confiável de que o desligamento emocional está avançando constantemente.

Sobrecargas emocionais

Quando estamos sobrecarregados, alterações fisiológicas ocorrem e provocam uma resposta de luta ou fuga, resultando em afastamento e/ou obstrução do outro.

Leia também:  A pandemia está prejudicando o seu relacionamento?

Falta de disposição para resolver o conflito

Se o conflito não for resolvido, a probabilidade de divórcio aumenta. A resolução de conflitos é fundamental para manter um relacionamento saudável.

Distorções na história do casamento

Casais que permanecem olhando para o relacionamento por uma perspectiva negativa acabam reescrevendo a história de forma distorcida. Essa perspectiva negativa extrema afeta a percepção histórica, presente e futura do casamento e contribui para o divórcio.

Desvio da atenção para coisas fora do casamento

Alguns cônjuges se dedicam mais a carreira trabalhando até tarde todas as noites, de modo que o tempo com o outro seja minimizado. E como a satisfação emocional é buscada exclusivamente fora do casamento, a probabilidade de uma traição aumenta.

Preparação para uma vida de solteiro

É típico dos cônjuge que estão ensaiando um divórcio começarem ficar em forma perdendo peso, cuidando do cabelo, do guarda-roupa e outras coisas para melhorar a aparência.

Leia também:  Terapia pós-separação: seguindo em frente após o divórcio

Palavras finais sobre os sinais do fim do casamento

Esses sinais, ou pelo menos a maioria deles, estão presentes em quase todos os divórcios que já mediei. Se você os está vivenciando, no mínimo é hora de uma conversa longa e honesta com seu cônjuge.

Se o fim do casamento for inevitável, então quanto mais cedo vocês dois enfrentarem o problema e planejarem uma separação amigável, melhores serão suas chances de conseguir um divórcio bom e não destrutivo.

Não deixe as coisas se acumularem ao ponto de terem de se divorciar! Para resolver todos esses problemas, sugiro iniciarem uma terapia de casal o quanto antes.

Publicidade
Marcar consulta online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima