Morangos sobre um fundo totalmente rosa e uma banana com várias marcas de beijo

O que o ciúme está tentando dizer a você ? O ciúme envolve o medo preocupante de uma perda potencial. Comumente, o ciúme é uma reação emocional ativada pelo interesse real ou fantasioso de alguém que gostamos por outra.

Quando um terceiro ameaça o vínculo existente, podemos nos sentir inseguros, rejeitados, preocupados ou irritados, entre uma série de outros sentimentos indesejáveis.

A emoção do ciúme é um derivado da vergonha. Informa-nos de um obstáculo à conexão entre nós e um ente querido, alertando-nos para uma ameaça ao relacionamento. A desconexão potencial experimentada no ciúme muitas vezes envolve uma comparação social.

Quando você sente ciúme, pode presumir que outra pessoa está recebendo a atenção ou adoração que você deseja para si mesmo. De alguma forma, a outra pessoa parece mais desejável.

Como resultado, você pode empregar uma ou mais das respostas típicas de enfrentamento e defesa para a vergonha em ficar enciumado, que podem envolver retirada, evitação, atacar a si mesmo ou atacar o outro.

Leia também:  As 3 causas mais comuns de insegurança e como superá-las

Uma resposta ao ciúme que ataca outras pessoas pode resultar em um comportamento agressivo e ofensivo. Você pode querer magoar a pessoa que é vista como um rival ciumento e se comportar de maneira a controlar a pessoa cujo vínculo você teme perder.

Essas inclinações de abordagem podem se manifestar em comportamentos que visam romper a ligação ameaçadora e restabelecer a relação primária.

Tornar-se evitativo quando está com ciúmes, por exemplo, pode levá-lo a abusar do álcool ou de drogas para aliviar seus sentimentos. Por meio da evitação você pode esperar que a pessoa com quem você tem um relacionamento perceba e restabeleça seu vínculo. Atacar a si mesmo pode levar a todos os tipos de comportamentos autolesivos.

Embora as respostas defensivas ao ciúme representem tentativas de proteger a auto-estima e preservar o vínculo que é percebido como quebrado, elas podem resultar em depressão ou solidão .

Leia também:  Como a insegurança leva à inveja, ao ciúme e à vergonha ?

O ciúme pode nos cegar. A percepção de uma ameaça a um relacionamento pode induzir ansiedade que leva à insegurança, tornando-nos sensíveis a pistas emocionais negativas e afetando a forma como vemos o mundo. Além disso, a incerteza sobre um relacionamento e o medo da vergonha podem levar a uma preocupação obsessiva com seu status.

Se não houver segurança psicológica suficiente em um relacionamento, ou se você passou por uma perda ou abandono na infância que interfere em sua sensação de segurança, você pode ter dificuldade em lidar com uma experiência de ciúme baseado na vergonha.

Muitas situações em que os sentimentos de ciúme são desencadeados podem ter pouco a ver com as qualidades de outra pessoa ou com o interesse que o parceiro pode ter por outra pessoa.

Em vez disso, eles podem ter mais a ver com a própria autopercepção de alguém, que é amplificada pelo comportamento de um parceiro em relação a um terceiro. Como o ciúme envolve uma comparação, a pessoa que experimenta a emoção fica pensando que não está à altura.

Leia também:  Quando o estresse pode ser bom para você ?

As emoções evoluíram para nos informar. Experimentar a toxicidade do ciúme oferece uma rara oportunidade de aprender. Podemos fazer algumas perguntas a nós mesmos, em vez de ficarmos impedidos por nossa resposta à emoção.

Por exemplo:

  • Você está percebendo a falta de alguma qualidade que gostaria de desenvolver para si mesmo?
  • Você está sentindo ciúme porque deseja algo mais do seu relacionamento do que o relacionamento pode oferecer?
  • Como você se percebe e o que está fazendo em sua vida em comparação com os outros?

O ciúme nos oferece a oportunidade de olhar para dentro, considerar o que queremos para nós, refletir sobre como queremos ser tratados pelos outros e refletir sobre o que faremos com as informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *