Benefícios do pensamento positivo para o corpo e a mente

Mulher em uma floresta, sorrindo, sentando com as pernas cruzadas e as mãos unidas

Categoria: Resiliência

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Você provavelmente já ouviu alguém lhe dizendo para “olhar pelo lado positivo” ou “ver o copo meio cheio”. As pessoas que fazem esses comentários obtém muitos benefícios do pensamento positivo.

Há cada vez mais evidências apontando para os muitos benefícios do otimismo e do pensamento positivo.

Quem se utiliza do pensamento positivo não é apenas mais saudáveis ​​e menos estressados, mas também têm maior bem-estar geral. Os contratempos são inerentes a quase todas as atividades humanas, e os otimistas são, em geral, tanto psicológica quanto fisiologicamente mais saudáveis.

Benefícios do pensamento positivo

Mesmo que o pensamento positivo não venha naturalmente, há muitas razões para começar a cultivá-los e minimizar o diálogo interno negativo.

Leia também:  9 maneiras de ser mais resiliente em tempos difíceis

Alívio de estresse

Quando confrontado com situações estressantes, quem tem pensamento positivo lida com mais eficácia do que um pessimista.

Em vez de se debruçar sobre as frustrações ou coisas que não podem mudar, quem pensa positivo elabora um plano de ação, pede ajuda e conselhos à outras pessoas. Os pessimistas , por outro lado, são mais propensos a simplesmente assumir que a situação está fora de seu controle e que não há nada que possam fazer para mudá-la.

Imunidade aumentada

A imunidade é uma área onde seus pensamentos e atitudes têm uma influência particularmente poderosa.

Sua mente tem um efeito poderoso em seu corpo.

A ativação de áreas do cérebro associadas a emoções negativas leva à uma resposta imune mais fraca a uma vacina contra a gripe, por exemplo. Ter pensamento positivo sobre uma parte específica e importante da vida, como o desempenho na escola, proporciona uma resposta imune mais forte.

Bem-estar melhorado

O pensamento positivo não apenas afeta a capacidade de lidar com o estresse e a imunidade, mas também afeta o bem-estar geral, incluindo a redução do risco de morte por problemas cardiovasculares, menos depressão e maior expectativa de vida.

Leia também:  Estes são os 7 sinais de pessoas mentalmente fortes

Pessoas que pensam positivo tem um estilo de vida mais saudável. Ao lidar melhor com o estresse e evitar comportamentos não saudáveis, elas são capazes de melhorar sua saúde e bem-estar.

Melhor resiliência

Pessoas resilientes são capazes de enfrentar uma crise ou trauma com força e determinação.

Resiliência refere-se à nossa capacidade de lidar com problemas. Em vez de desmoronar diante do estresse, pessoas que pensam positivamente têm a capacidade de continuar e, eventualmente, superar adversidades.

Pode não ser surpresa saber que o pensamento positivo desempenha um papel importante na resiliência.

Ao lidar com um desafio, os otimistas geralmente analisam o que podem fazer para resolver o problema. Em vez de perder a esperança, eles organizam seus recursos e estão dispostos a pedir ajuda a outros.

A emoção e o pensamento positivo incentivam a prosperidade e fornecem uma espécie de amortecedor contra a depressão entre as pessoas resilientes.

Esse positivismo e resiliência podem ser desenvolvidos. Ao nutrir emoções positivas, mesmo diante de eventos terríveis, as pessoas podem colher recompensas de curto e longo prazo, incluindo gerenciar os níveis de estresse, diminuir a depressão e desenvolver habilidades de enfrentamento que as servirão no futuro.

Publicidade

Uma palavra final

Antes de colocar o pensamento positivo em prática, é importante notar que ele não é como uma abordagem “Pollyanna” da vida. Em alguns casos, o otimismo pode não lhe servir bem.

Leia também:  Como lidar com pensamentos negativos?

Por exemplo, pessoas excessivamente otimistas podem superestimar suas próprias habilidades e assumir mais do que podem suportar, levando a mais estresse e ansiedade.

Em vez de ignorar a realidade em favor do lado positivo, eu sugiro que o seu pensamento positivo se concentre em suas habilidades, uma abordagem positiva dos desafios e a tentativa de aproveitar ao máximo as situações ruins.

Coisas ruins vão acontecer. Às vezes você ficará desapontado ou magoado com as ações dos outros.

Isso não significa que o mundo está contra você, ou que todas as pessoas vão te decepcionar. Em vez disso, o pensamento positivo é olhar para a situação de forma realista, procurar maneiras de melhorar a situação e aprender com suas experiências.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *