Estes são os 7 sinais de pessoas mentalmente fortes

Homem ruivo vestindo máscara e capa vermelha, e uma camiseta azul

Categoria: Resiliência

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Pessoas mentalmente fortes e resilientes superam as adversidades em suas vidas ao longo do tempo, aprendem lições valiosas e se tornam iluminadas por contratempos aparentemente impossíveis de se resolver.

Elas geralmente possuem maturidade emocional e mecanismos de defesa adaptativos.

A resiliência está negativamente correlacionada com a psicopatologia e correlacionada com boa saúde mental, habilidades de enfrentamento proativas, flexibilidade de personalidade e adaptabilidade.

Pessoas mentalmente fortes tendem a serem capazes de ver a perspectiva do outro durante desentendimentos, resolver problemas ao longo do tempo e ter resultados mais positivos na vida.

Uma boa saúde mental está ligada à resiliência.

Em algum momento da vida a maioria das pessoas se sente deprimida ou ansiosa, mas as pessoas mentalmente fortes usam os recursos que têm disponíveis para melhorar. Por exemplo, por serem emocionalmente maduras, veem a realidade como ela é, buscam apoio e são proativas na resolução de seus problemas.

As pessoas mentalmente fortes tendem a não lutar com a imaturidade emocional, que muitas vezes é uma característica de psicopatologia mais grave, incluindo vários transtornos de personalidade.

Leia também:  3 dicas práticas para acabar com a ruminação mental

Por outro lado, as pessoas emocionalmente imaturas veem as coisas apenas de sua própria perspectiva, sentem que seus problemas são maiores e sempre culpam os outros pelo que acontece com elas.

Por exemplo, em uma personalidade “desordenada”, como aquela indicativa de transtorno de personalidade antissocial, as consequências negativas são criadas porque seu traço exclusivo é a exploração e a deficiência mais importante é a honra.

Alguém com essa personalidade pode ter violações contínuas de acordos em relacionamentos, como infidelidade, falsidade, mentira, ou irresponsabilidade financeira e impulsividade.

Além disso, suas percepções da realidade são muitas vezes anuladas pelo que “sentem”, e não por fatos ou pela realidade.

Então, como as pessoas mentalmente fortes se recuperam tão bem dos contratempos? Muitas vezes, exibindo as seguintes características:

Elas lidam diretamente com os desafios e com a realidade como ela é

Pessoas mentalmente fortes fazem um balanço de fatos, pesquisas e feedback de profissionais e entes queridos.

Elas não alteram mentalmente a história ou a realidade, nem acreditam em revisões de eventos que aconteceram. Lidar com a realidade muitas vezes inclui planejar e ver a situação com clareza e conversar com os outros com frequência, para que estejam preparadas para as consequências de seu comportamento e para o que quer que a vida jogue sobre elas.

Publicidade

Aceitam as consequências de suas escolhas

Elas assumem a responsabilidade por suas ações e os efeitos de suas decisões.

Elas não ignoram mágoas ou dores que ocorrem como resultado, e elas não adotam o papel de “vítima” culpando os outros pelos problemas que elas mesmos causam.

Leia também:  8 coisas para fazer se você for vítima de fofocas ofensivas

Também são autocompassivas em tempos difíceis, sabendo que estão se esforçando para fazer o melhor em qualquer circunstância.

Elas possuem a capacidade de automonitoramento

O automonitoramento significa que uma pessoa tem consciência de seu comportamento, sentimentos e pensamentos.

A partir disso conseguem regular seus sentimentos e respostas com base nas demandas da situação.

São proativas sobre seus problemas e procuram ajuda. Elas assumem a responsabilidade por suas ações e veem como isso afeta os outros.

Elas possuem a capacidade de se auto-corrigir

Elas ajustam suas respostas em qualquer situação para produzir consequências positivas.

Por aprenderem com seus erros, produzem mais consequências positivas em suas vidas do que negativas. São confiáveis ​​e consistentes em suas respostas e limitações.

Elas podem dar sentido às suas mágoas e experiências passadas

Pessoas mentalmente fortes transcendem suas experiências negativas de várias maneiras.

Beethoven escreveu sua Nona Sinfonia canalizando seu desespero sobre sua surdez. No processo, ele transcendeu seus desafios em uma bela contribuição para o mundo da música e da arte.

Pessoas mentalmente fortes usam suas experiências de luta e mágoa para ajudar os outros.

Elas acessam sentimentos e fatos ao mesmo tempo

O realismo afetivo baseia a realidade em como se “sente” sobre os eventos do mundo.

Nesse padrão de pensamento, as emoções prevalecem e afetam a forma como se percebe o conteúdo e determinam a realidade, que é distorcida por se basear em uma perspectiva puramente emocional.

Embora as pessoas mentalmente fortes possam ser superadas por emoções como qualquer outra pessoa, elas se envolvem em testes de realidade.

Esta é a capacidade de reconhecer a diferença entre sentimentos internos e o mundo externo. Portanto, elas podem acessar suas mentes racionais de forma consistente.

Leia também:  Como saber se você é realmente resiliente?

Acessar sua mente racional após um curto período e aplicar fatos e lógica a uma situação é fundamental tanto na maturidade emocional quanto na resiliência.

Elas lidam com o passado e não enterram eventos

Pessoas mentalmente fortes reconhecem e lidam com eventos emocionalmente angustiantes do passado, bem como reconhecem que eles afetam seu funcionamento atual.

Os sintomas de “enterrar” emoções ou traumas podem incluir excessos, distúrbios alimentares, uso de álcool ou drogas ou outros comportamentos compulsivos ou problemáticos.

Pessoas mentalmente fortes procuram ajuda profissional ou encontram outra maneira de metabolizar sua dor, como conectar-se com entes queridos de confiança, registrar um diário ou buscar a cura por meio do autocuidado.

Ao serem capazes de processar esses eventos e decepções ou traumas, elas não acumulam problemas de maior escala mais tarde na vida.

Uma coisa é certa: a vida é cheia de provações e tribulações. No entanto, a maneira como alguém lida e responde a esses desafios é que determina se terá resultados mais positivos (prosperar, florescer ou transcender) ou negativos (amargura, culpa, raiva crônica ou colapsos).

Pessoas mentalmente fortes têm traços de personalidade diversificados o suficiente para permitir que sejam flexíveis, se adaptem ao longo do tempo e ajustem adequadamente suas respostas para obter resultados mais positivos do que negativos.

Elas tendem a aprender com seus erros e dão significado aos eventos negativos que ocorrem na vida, o que é essencial para uma boa saúde mental e bem-estar.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *