Resiliência: técnicas para se recuperar das adversidades

Ilustração de um homem colocando uma tábua para atravessar uma ponte partida ao meio

Categoria: Resiliência

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Diante da mesma adversidade e do mesmo ponto de partida, por que algumas pessoas nunca mais se recuperam, umas lidam confortavelmente com a situação e outras prosperam ativamente?

Nossas circunstâncias de vida mudam e são alteradas por razões além de nosso controle. Estar vivo requer mudanças regulares e o enfrentamento de adversidades frequentes.

A adversidade é a alavanca da conquista

Sabe como os superempreendedores lidam com a adversidade? Eles a veem como uma oportunidade de desenvolvimento.

Eles não desejam não ter problemas.

Eles sabem que ter problemas está fora de seu controle, então agem para garantir que tenham melhores habilidades para lidar com eles no presente e no futuro.

Com o tempo, eles aprendem a ver as adversidades como pequenos desafios a serem resolvidos, antes de começar um dia de trabalho.

As adversidades que, alguns anos atrás, levariam muito tempo e energia para serem superadas, agora são vistas como uma trivialidade a ser resolvida rapidamente.

Leia também:  Como lidar com as emoções negativas?

É quase como se lidar com a adversidade fosse um músculo, e quanto mais o músculo é trabalhado (dentro dos limites), mais forte ele fica.

Como os superempreendedores, os prósperos da adversidade, desenvolvem esse músculo?

Faça bom uso da sua mentalidade

Adotar uma mentalidade positiva para a adversidade é sinônimo de sabedoria.

A adversidade afeta a todos, e a resiliência é uma habilidade de vida que vale a pena desenvolver. Esses prósperos da adversidade:

  • Sabem que as únicas pessoas sem problemas estão no cemitério;
  • Sabem que todos os papéis na vida são papéis de resolução de problemas, e que exigem resiliência;
  • Sabem que as pessoas mais bem-sucedidas na vida são aquelas que resolvem melhor os problemas para si e para os outros;
  • Sabem que uma capacidade cada vez maior de resolver problemas só pode advir de problemas maiores e mais complexos;
  • Sabem que a resiliência é desenvolvida pela prática.

Como adquirir mais resiliência?

Pessoas mais resilientes são aquelas que tiveram mais adversidades no início da vida e, consequentemente, foram mais exigidas no desenvolvimento da resiliência:

  • Talvez tenham perdido um ou mais pais;
  • Talvez tiveram uma doença ou deficiência;
  • Possivelmente nasceram na pobreza;
  • Talvez tenham aprendido com modelos negativos, pessoas cujas vidas foram um desastre porque nunca trabalharam para superar suas adversidades;
  • Talvez tenham tido um bom mentor, alguém que mostrou a elas que a persistência compensa e que o fracasso é uma oportunidade de aprendizado para aqueles dispostos a aproveitá-lo.
Leia também:  Por que você não deve bloquear o ex se quiser que ele volte?

Em todos os casos, há pelo menos um motivo pelo qual eles se tornam resilientes, e esse ou esses motivos sempre estiveram relacionados à necessidade de superação da adversidade.

Para os superempreendedores prósperos, a adversidade foi e continua sendo a alavanca da conquista.

O que aprender com os resilientes?

Reconhecer a adversidade

Quando uma grande e inesperada adversidade nos atinge, podemos perder o equilíbrio por um tempo.

Não podemos simplesmente marcar todas as caixas no processo de luto e seguir em frente. Mas, temos que reconhecer que fomos submetidos a uma adversidade e precisamos trabalhar para superá-la.

Buscar na adversidade uma oportunidade

Isso não quer dizer que é fácil fazer isso imediatamente.

Mas, uma vez que recuperamos nosso equilíbrio, podemos começar a encontrar maneiras de aprender ou mesmo aproveitar a adversidade.

Lembra da frase: “Se a vida te der um limão, faça uma limonada.”?

Os melhores Psicólogos de luto do mundo foram, antes de mudar de carreira, pessoas que perderam vários entes queridos, e em um curto período de tempo.

A dor extrema os tornou especialistas por experiência em como superar as adversidades do luto.

Aceitar os desafios

Vá em busca de desafios que exigem aprender e lidar com o que os outros entendem como um fracasso.

Quanto mais você é derrubado, mais prática você tem para se levantar. Quanto mais você conseguir se levantar, maior será sua resiliência.

Leia também:  9 maneiras de ser mais resiliente em tempos difíceis

A resiliência se beneficia da prática

Todas as pessoas de sucesso são autorrealizadas quando se trata de adversidades. Elas sabem que o sucesso em qualquer campo requer estar melhor equipado para resolver problemas.

E como elas se tornaram tão hábeis em resolver problemas? Ao assumir problemas progressivamente mais difíceis, cometendo erros e aprendendo com eles.

Essas pessoas sabem que podem ver como oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento da resiliência aquilo o que os outros vêem como adversidades.

Elas sabem que resolver problemas cada vez mais difíceis é uma das chaves para o sucesso.

Parece que as técnicas mais eficazes para se recuperar da adversidade estão relacionadas a ver o desafio como uma oportunidade de crescimento.

Publicidade

Isso está longe de ser fácil quando a adversidade mudou a vida e as emoções envolvidas são avassaladoras. Mas, com o tempo, com a ajuda de modelos e a decisão de transformar a adversidade em algo útil, a recuperação facilita uma jornada para conquistas incríveis.

O que você vai tirar deste artigo para desenvolver sua resiliência? O que você fará para superar sua próxima adversidade? Que desafios você adotará para desenvolver deliberadamente sua resiliência?

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *