Cuidar melhor do seu corpo aumenta o seu bem-estar rapidamente. Praticar exercícios e comer bem oferecem benefícios quase instantâneos, ajudando o corpo e a mente a administrar a maioria das dificuldades, incluindo ansiedade e depressão.

Além de nutrir seu corpo e participar de atividades físicas, existem muitas outras maneiras de melhorar sua saúde mental. O bem-estar está associado ao equilíbrio, compreensão, aceitação e crescimento constante.

A seguir você encontrará 15 maneiras de ajudá-lo a florescer e aumentar seu bem-estar:

  1. Aceite suas emoções: Alguns argumentariam que a maioria de nossos problemas físicos, mentais e relacionais vêm de nossa incapacidade de experimentar emoções de forma adequada. Nós negamos, enterramos, projetamos, racionalizamos, medicamos, bebemos, sufocamos em comida reconfortante, dormimos , suamos, sugamos e varremos para baixo do tapete nossa tristeza, raiva e medo. Algumas pessoas gastam mais energia para evitar suas emoções do que outras para realmente senti-las. Portanto, a chave é se dar permissão incondicional para sentir seus sentimentos. Quando você se sentir seguro o suficiente para baixar a guarda, seja sozinho ou com alguém de sua confiança, você pode se concentrar na situação, vivenciar plenamente os sentimentos e, então, ser capaz de entender melhor por que dói e o que você quer fazer a respeito a situação. Escrever sobre emoções negativas também ajuda. Pessoas que escrevem sobre suas emoções mais profundas estão menos deprimidas e mais positivas sobre a vida do que antes de começarem a escrever.
  2. Assuma riscos diários. Estrutura e rotina são importantes. Mas você também pode ficar preso em uma rotina. E isso significa que você não está crescendo. Assumir certos riscos pode ser saudável e recompensador. Desafie-se a correr riscos todos os dias, seja falando com alguém novo, afirmando-se, confiar em alguém, dançar, definir uma meta de treino difícil ou qualquer coisa que o empurre para fora da sua zona de conforto.
  3. Viva no presente. A saúde mental tende a ser desafiada quando somos sugados pelo que costumava acontecer ou pelo que as pessoas “faziam”, em vez de assumir a responsabilidade pelo que estou fazendo ou criando hoje, agora mesmo. Viva no presente sem hiperfocar-se no futuro ou no passado.
  4. Seja introspectivo. Evite navegar pela vida sem se avaliar. Por exemplo: faça-se perguntas periódicas de como está negando ou resistindo a alguma coisa em qualquer lugar da sua vida. Recue e considere de onde vêm seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Você pode se perguntar: esse pensamento é útil? Esse comportamento é necessário? Existe uma opção melhor?
  5. Ria. Às vezes levamos a vida muito a sério”. Precisa de provas? As crianças riem cerca de 200 vezes por dia; os adultos riem em média 15 vezes por dia.
  6. Determine e viva seus valores pessoais. Eles servem como um “sistema GPS interno” que o orienta ao longo da vida, ajudando-o a tomar as decisões certas e mantendo-o no caminho correto. Conhecer e viver seus valores levará a um senso de equilíbrio, confiança e realização.
  7. Identifique e use seus pontos fortes individuais. Usar seus pontos fortes ajuda você a se sentir energizado e fortalecido.
  8. Mantenha o controle de seus pensamentos. Mesmo sem saber, você pode ser pego em um círculo vicioso de pensamentos negativos , que parecem brotar naturalmente. Esses pensamentos não apenas afundam nosso humor, mas também começamos a vê-los como verdades. Felizmente, podemos trabalhar com esses pensamentos e vê-los como são: falsos e mutáveis. Monitore seus pensamentos e desafie-se a substituir os que são negativos.
  9. Pratique a gratidão. Você perceberá que muda sua visão geral da vida quando passa a ter uma perspectiva de gratidão. Faça uma lista de três coisas pelas quais você é grato todas as manhãs. Outra ideia é recitar pelo menos 10 razões pelas quais você é grato pelo seu trabalho. Procure surpresas inesperadas, como “a janela ensolarada do meu escritório” ou “amigos legais do trabalho para almoçar”.
  10. Descubra ou redescubra uma paixão. Reserve um tempo para considerar suas paixões. Por exemplo, um dos meus pacientes recentemente tentou pintar e descobriu que adora e tem talento para arte. Sem dúvida, isso fez grandes coisas para sua sensação geral de bem-estar.
  11. Faça o que te deixa feliz em primeiro lugar. Às vezes, pode parecer que você está passando os dias no piloto automático, e isso pode se tornar tedioso e deprimente. Comece o dia com uma nota positiva, participando de uma atividade agradável todas as manhãs.
  12. Livre-se dos “ovos podres”. Geralmente há pelo menos um ovo podre em sua vida que prejudica sua visão mental. Por exemplo, alguns dos meus pacientes são especialmente afetados pelas notícias. Identifique seus ovos podres e descubra como removê-los. Seus ovos podres podem parecer pequenos. Mas mesmo os aborrecimentos podem aumentar e prejudicar o seu humor e bem-estar.
  13. Cerque-se de cheiros e sons positivos. O ambiente pode afetar nosso bem-estar. Você pode criar um sentimento positivo em casa com limão, hortelã-pimenta ou outros óleos essenciais. toque diferentes tipos de música regularmente, dependendo do que esteja desejando.
  14. Inspire-se. Encontre inspiração em tudo, desde a leitura de uma citação diária até ouvir audiolivros edificantes no caminho para o trabalho. Ler revistas com ideias empolgantes também vale.
  15. Arranje tempo para meditar. Reserve alguns minutos todos os dias para sentar, relaxar e respirar. As pessoas tendem a pensar que a meditação é complicada. Mas você não precisa de muito tempo ou esforço para meditar, e é muito reconfortante.

Até a próxima !

Compartilhe este artigo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *