O psicanalista alemão Eric Fromm disse uma vez: “A tarefa que devemos definir para nós mesmos não é se sentir seguro, mas ser capaz de tolerar a insegurança“.

Toda pessoa agradável que eu conheci neste mundo já admitiu períodos de pura insegurança. Eles se olharam pela perspectiva de outra pessoa (talvez uma pessoa sem valorização de seus talentos, traços de personalidade, habilidades) e injustamente se julgaram de acordo com a visão pervertida.

Eu já fui terrivelmente inseguro. Cresci com acne ruim, aparelho nos dentes e um irmão que estava no grupo popular. Às vezes o complexo de inferioridade faz uma visita surpresa e deixa as pessoas mais inseguras que o normal. Então, aqui está uma lista de sugestões sobre o que fazer se você estiver inseguro:

Considere-se bonito

Insegurança (uma vulnerabilidade de espírito) é essencialmente um excesso de humildade, que é uma qualidade divina. De fato, uma vez que o orgulho é considerado a origem do pecado (segundo Santo Agostinho), a humildade torna-se a maior virtude espiritual.

Admitimos então que a filosofia do egocentrismo é bastante razoável de se aceitar, e nos identificamos com a insegurança.

Elevada autoconsciência, vergonha física e auto-aversão não são de todo ruins. Esses demônios podem ser anjos. Sem eles nunca teríamos a linguagem, literatura, mente, risos e todas as intensidades loucas que nos fazem.

Leia seu “arquivo de auto-estima”

Um arquivo de “auto-estima” diz respeito a tudo que falam sobre você com a intenção de deixá-lo melhor. Só que eu me recuso a chamá-lo assim porque parece que moro na terra dos unicórnios e fadas, com retiros na terra dos arco-íris e pirulitos.

Se alguém diz algo superficial como: “Gosto dos seus sapatos”, você pode interpretar como “Eu tenho bom gosto em sapatos”. Se outra pessoa murmura: “Cara, obrigado por ouvir.”, você pode entender como “Sou um bom ouvinte”.

Sugiro pedir a dois ou três de seus melhores amigos para listar dez de suas melhores qualidades. Foi o que fiz muitos anos atrás.

Minha Psicóloga me pediu para fazer uma lista de dez das minhas melhores qualidades e eu não consegui. Então ela me disse para perguntar aos meus amigos. Eu estava envergonhado. Envergonhado. Por que eu preciso fazer isso? Ao seguir as orientações percebi que poderia preencher um bloco de notas com virtudes a respeito de mim, mas que estavam ofuscados.

Evite pessoas com quem se sinta inseguro

Sei que isso parece senso comum, mas requer um pouco de lição de casa. Às vezes, você precisa reorganizar sua agenda, encontrar uma nova rota para o trabalho, almoçar em um horário diferente ou compilar uma tonelada de desculpas para ter em mãos. “Me desculpe, eu não posso ir para o happy hour com vocês. A verdade é que seu grupo clichê não me faz feliz. Eu tenho uma chance melhor de ficar feliz sozinha.”

Você tem que se proteger. Essa deve ser sua primeira prioridade desde que você se sinta inseguro, não conveniente. Por que se torturar? Se você acha que o grupo popular notará, está enganado. Muito provavelmente eles não se importam com você. Mas você não se importará se eles não se importam se você é proativo em se proteger. Então, quando você não se sentir tão inseguro, poderá retomar sua antiga agenda ou ir para o happy hour, se quiser.

Cerque-se de pessoas solidárias

Existem poucas pessoas na minha vida que nos entendem. Quando estiver insegura, você pode ver ou espremer meia hora do seu tempo para falar com eles por telefone. Essas pessoas vão lembrar o que é bom e único em você.

Os poucos que confiam em você são as vozes da verdade e precisamos do maior número possível de vozes da verdade. Temos que deixar a verdade gritar mais alto para nossas almas do que as mentiras que nos infectaram.

Saiba que sua insegurança é invisível

Você acha que todos podem ver que você é inseguro. E isso realmente faz você se sentir mais inseguro. Mas aqui está a maravilhosa verdade:

Ninguém pode ver sua insegurança.

As pessoas estão preocupadas demais com a própria insegurança para perceber sua insegurança. Mesmo quando penso que o mundo pode me ver tremer (quando fico realmente nervoso ou incerto) poucas pessoas o fazem de fato.

Ou isso ou eles estão mentindo para mim quando eu os chamo. Seus amigos parecem inseguros quando estão em um grupo de colegas de trabalho ou com famílias disfuncionais? Não? Ninguém pode ver seu interior além de você.

Até a pŕoxima!

Compartilhe este artigo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *