Jovem na beira de um edifício

A quarentena e o risco de suicídio. A pandemia de coronavírus pode fazer você sentir ansiedade, medo, frustração, tristeza e solidão a ponto de esses sentimentos se tornarem constantes e opressores.

As condições de saúde mental já existentes, incluindo ansiedade severa e depressão grave, podem piorar. Se você está se sentindo desesperado e pensando em suicídio, ou está preocupado com outras pessoas, então aprenda como encontrar ajuda e restaurar a esperança.

Principais estressores relacionados à pandemia de coronavírus

Na maioria das vezes, os pensamentos suicidas são resultado do sentimento de incapacidade em lidar ou se recuperar de uma situação de vida opressora. Ainda há poucos dados ainda sobre a pandemia de coronavírus e seu impacto na taxa de suicídio.

Mas, claramente, a pandemia adicionou intenso estresse emocional e mental à vida de pessoas em todo o mundo. O medo, a ansiedade e a depressão são sintomas de uma ampla gama de preocupações e experiências, desde questões pessoais e familiares até o estresse relacionado ao trabalho.

Preocupações pessoais e familiares

As situações variam, mas os problemas pessoais e familiares podem incluir:

  • Medo de que você ou seus entes queridos contraiam coronavírus;
  • Impossibilidade de estar junto e confortar um ente querido que esteja gravemente doente ou morrendo no hospital;
  • Luto pela perda de um ente querido para coronavírus ou outra doença;
  • Isolamento social, especialmente se você mora sozinho ou em uma edificação onde visitas estão temporariamente proibidas;
  • Ficar confinado em casa, o que pode aumentar o risco de abuso conjugal ou infantil;
  • Início ou agravamento do uso indevido de álcool ou drogas;
  • Ter outros transtornos de saúde mental, como depressão grave, transtorno bipolar, transtorno de estresse pós-traumático ou um transtorno de ansiedade;

Preocupações relacionadas ao trabalho

Dependendo do tipo de trabalho que você tem, exemplos de problemas relacionados incluem:

  • Ansiedade devido ao trabalho em um ambiente de alto risco, como em um hospital ou casa de repouso;
  • Sentir-se sobrecarregado ao trabalhar em instalações de saúde lotadas que tratam pessoas com coronavírus, especialmente em locais que podem ter falta de pessoal e equipamento de proteção individual;
  • Ficar exausto e frustrado como profissional de saúde ao sentir-se incapaz de salvar a vida de quem morre por coronavírus;
  • Medo e ansiedade sobre o risco aumentado de coronavírus porque você é um trabalhador essencial, onde deve atender o público pessoalmente;
  • Preocupação ou perda real de um emprego ou empresa, causando dificuldades financeiras;
  • Preocupe-se em saber como você fornecerá as necessidades básicas para você e sua família se ficar sem trabalho por um período imprevisível de tempo;
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Sinais de alerta de suicídio

Aprenda os sinais de alerta de suicídio e como pedir ajuda imediata e tratamento profissional. Você pode salvar uma vida, seja a sua ou a de outra pessoa.

Os sinais de alerta de suicídio ou pensamentos suicidas incluem:

  • Falar sobre suicídio, como por exemplo, fazer afirmações do tipo “Vou me matar” ou “Eu queria estar morto”;
  • Conseguir meios de tirar sua própria vida, como comprar uma arma ou estocar medicamentos;
  • Isolar-se do contato com outras pessoas mais do que o normal, mesmo que ficar em casa possa ser recomendado durante a pandemia de coronavírus. Por exemplo: não responder a qualquer tipo de comunicação de terceiros, como ligações, textos ou outras mensagens;
  • Ter intensas mudanças de humor, como estar alegre alto em um dia e profundamente triste no outro;
  • Sentir-se preso ou sem esperança em relação a uma situação;
  • Uso excessivo de álcool ou drogas;
  • Mudar sua rotina normal, incluindo hábitos alimentares ou de sono;
  • Fazer coisas arriscadas ou autodestrutivas, como usar drogas ou dirigir imprudentemente;
  • Distribuir pertences ou colocar os negócios em ordem quando não há outra necessidade de fazê-lo;
  • Dizer adeus às pessoas como se elas não fossem mais serem vistas;
  • Desenvolver mudanças de personalidade ou estar muito ansioso ou agitado;

Outros sinais podem ser encontrado NESTE ARTIGO;

As circunstâncias únicas da pandemia de coronavíus, incluindo pouca interação social, podem tornar mais desafiador identificar pessoas em risco de suicídio.

Os sinais de alerta nem sempre são óbvios e podem variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas deixam suas intenções claras, enquanto outras mantêm pensamentos e sentimentos suicidas em segredo.

Peça ajuda

Durante a pandemia de coronavírus, você ainda pode pedir ajuda ou estender a mão para outras pessoas de maneira segura. Seja por telefone, texto ou e-mail ou uma plataforma de mídia social confiável, não tenha medo de deixar que os outros saibam que você está se sentindo sobrecarregado e precisa de suporte. Pelo menos comece a conversa.

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Se você acha que pode se machucar ou tentar suicídio, obtenha ajuda imediatamente, realizando uma das seguintes ações:

  • Contacte seu profissional de saúde mental para o ajudar a lidar com pensamentos suicidas;
  • Ligue para para o CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (188);
  • Ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192);
  • Estenda a mão para um amigo próximo ou ente querido;
  • Contate um líder espiritual ou outra pessoa em sua comunidade religiosa;

Mesmo depois que a crise imediata passar, procure ajuda para obter tratamento adequado para os pensamentos e sentimentos suicidas, e aprenda estratégias eficazes de enfrentamento.

Mantenha uma lista de recursos e números disponíveis. Em sua lista, inclua os números de contato de seus médicos, profissionais de saúde mental e centros de emergência, bem como de amigos ou entes queridos de confiança.

Quando outra pessoa é suicída

Se alguém disser que está pensando em suicídio ou se comporta de uma maneira que faça você pensar que a pessoa pode ser suicida, não subestime nem ignore a situação. Se você está preocupado com um amigo ou ente querido, considere estas ações, dependendo da situação:

  • Ofereça à pessoa a oportunidade de falar sobre seus sentimentos, mas tenha em mente que não é sua função substituir um profissional de saúde mental;
  • Incentive a pessoa a ligar para um dos números indicados anteriormente;
  • Estimule a pessoa a buscar tratamento profissional;
  • Incentive-o a encontrar ajuda de uma pessoa de confiança, grupo de apoio ou comunidade religiosa;
  • Ofereça-se para ajudar a pessoa a encontrar a assistência e o apoio necessários, incluindo permanecer com a pessoa até que um ambiente seguro seja providenciado;
  • Se alguém está postando mensagens suicidas nas redes sociais, muitos sites como o Facebook ou Instagram oferecem opções de como responder (pesquise no site por “suicídio” ou “prevenção do suicídio”).
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Estratégias de prevenção

Durante e após a pandemia de coronavírus, as questões de saúde mental precisam de mais atenção para reduzir o risco de suicídio. Em termos gerais, isso significa que os serviços de saúde mental públicos e privados precisam ser efetivos na localização, avaliação e tratamento de indivíduos em risco de suicídio.

Isso inclui, por exemplo, melhorar as condições de trabalho e fornecer mais serviços de saúde mental para os trabalhadores que estão na linha de frente, encorajando pausas programadas e folgas, oferecendo acompanhamento psicológico online ou fornecendo apoio alimentar e ajuda financeira para aqueles que perderam seus empregos.

A ação individual também é importante, especialmente durante os momentos em que o auto-isolamento e o distanciamento físico são recomendados. Se você está preocupado que alguém está pensando em suicídio:

  • Verifique a situação da pessoa regularmente. Use chamadas telefônicas, mensagens de texto, chamadas de vídeo ou outros métodos de mensagem se o distanciamento físico for necessário, especialmente se a pessoa tiver um problema de saúde mental;
  • Ofereça-se para ajudar nas necessidades básicas. Por exemplo, você pode se oferecer para pegar mantimentos ou itens de farmácia ou conectar a pessoa a um serviço de entrega;
  • Saliente a importância de uma rotina diária. Por exemplo, sugira que se levante e vá para a cama no mesmo horário todos os dias e faça refeições regulares;
  • Incentive a atividade física. Isso pode incluir, por exemplo, fazer caminhadas regularmente, fazer exercícios de alongamento ou jardinagem;
  • Incentive a atividade mental. Sugira atividades que estimulem a mente. Isso pode incluir, por exemplo, aprender uma nova habilidade ou hobby assistindo a um vídeo online;
  • Sugira limitar o tempo gasto na leitura das notícias. Notícias negativas podem gerar ansiedade. Para obter atualizações sobre o coronavírus visite sites confiáveis, como o CORONAVÍRUS BRASIL;
  • Aprenda os sinais de alerta do suicídio. Aprender o que observar pode ajudá-lo a determinar quando, e se você precisa agir para ajudar seu ente querido a superar uma crise de saúde mental;
  • Você não é responsável por evitar que alguém tire a própria vida. Contudo, seu apoio e intervenção podem ajudar pessoas a verem que outras opções estão disponíveis para ficarem seguras e obterem tratamento.

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