Mulher de óculos sorrindo em frente ao notebook e segurando um celular

Autoestima no trabalho. Quanto mais funções as pessoas desempenham, mais fontes de auto-estima elas têm. O significado do trabalho tem sido uma das maneiras importantes de se sentir bem consigo mesmo.

O trabalho tem sido tradicionalmente uma fonte de autoestima, mas esse vínculo agora está em perigo. Uma das coisas que tem mais probabilidade de sofrer danos no local de trabalho de hoje é exatamente o que a maioria de nós espera alcançar: a autoestima.

O local de trabalho moderno apresenta alguns perigos psicológicos formidáveis.

Existem muitas maneiras pelas quais a autoestima é prejudicada no trabalho. O ritmo das demandas de trabalho é tão rápido que ninguém se importa em reconhecer até mesmo o excelente desempenho.

A demanda por produtividade cresceu tanto que ninguém sente que está fazendo o suficiente; todos olham para a carga de trabalho desfeita e se sentem inadequados.

Trabalhamos um número de horas sem precedentes. Isso prejudica nosso tempo de inatividade e nos priva das experiências mais restauradoras: conectar-nos com nós mesmos, amigos e família.

As pressões adicionais contribuíram para um aumento genuíno da agressão e da grosseria no local de trabalho. A grosseria em qualquer lugar faz as pessoas se sentirem desvalorizadas.

Em parte, a grosseria é a consequência comportamental da perda generalizada de lealdade dos empregadores aos empregados e vice-versa, que acompanha as rápidas mudanças nas condições de mercado.

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Além disso, muitos trabalhadores mais jovens, não treinados em habilidades sociais e de comunicação, desafiam a autoridade de forma inadequada e assumem um direito que não pode ser cumprido contra as demandas por aumento de produtividade.

A segurança no emprego está em baixa, agravando a fragilidade da auto-estima. O resultado é que o local de trabalho não é mais uma arena na qual as pessoas podem contar com o fortalecimento de seu senso de identidade. Em vez disso, tornou-se uma importante fonte de estresse e depressão.

Manter a autoestima elevada é um processo psicológico que dura a vida toda. Pense na autoestima como um músculo mental que deve ser desenvolvido e mantido por meio de exercícios psicológicos regulares – ou você ficará vulnerável à depressão e à ansiedade.

Deve ser renegociado em cada etapa da vida e em cada domínio de experiência. Quando desenvolvemos o músculo da autoestima dentro de nós, aprendemos a gostar e a respeitar quem somos, não importa o que esteja acontecendo ao nosso redor.

Aqui estão quatro estratégias para aumentar a auto-estima no trabalho:

  • Vá atrás de suas paixões, mesmo que seja apenas por 15 minutos. Leia uma história de ninar para seu filho pelo telefone, se tiver que trabalhar até tarde. Tire alguns minutos para uma “rapidinha” com seu cônjuge antes do trabalho. Faça um pouco de jardinagem depois do trabalho. Seja proativo na busca de projetos que gerem paixão. Aprenda novas habilidades profissionais para que você possa se apaixonar pelo seu trabalho novamente;
  • Mantenha um boletim informativo sobre seus melhores esforços. Observe o esforço que você coloca nas atividades relacionadas ao trabalho e dê-se crédito ao tentar 100%. A cada dia, observe seus três melhores esforços; mantenha uma lista por uma semana. No final da semana, você terá 15 lembretes de por que precisa gostar de si mesmo. Se você não consegue pensar em nada de positivo que fez, peça a um colega de confiança que faça isso por você;
  • Faça um quadro de avisos de autoestima. Crie um espaço na parede com o qual você fique cara a cara todos os dias, várias vezes ao dia. Coloque um quadro de avisos e coloque nele evidências tangíveis de seu valor: a folha de rosto de um projeto em que você fez um bom trabalho, um e-mail de elogio, uma foto do time de futebol vencedor de seu filho, uma flor seca de um buquê que alguém enviou no seu aniversário. Olhe para o quadro todos os dias e absorva o que ele significa: que você é uma boa pessoa, independentemente do seu trabalho. Certifique-se de atualizar a coleção uma vez por mês;
  • Pare de pensar negativo. Ao invés disso, concentre-se em como resolver problemas. Faça um sinal vermelho de pare e afixe-o no telefone, computador ou na parede do escritório como um lembrete constante para contestar pensamentos negativos sobre você. Afixar o sinal de stop ajudará a torná-lo consciente de que pode controlar seu pensamento. Cada vez que um pensamento negativo surgir, olhe para o sinal de pare e diga “pare!”;
  • Exercite o músculo da auto-estima e converta o pensamento negativo em soluções positivas. “Sou tão estúpido” torna-se “Então cometi um erro. Vou aprender com isso”. Quando seu chefe o criticar, respire fundo, reserve um tempo para se recompor e entrar em ação para corrigir o problema. Não medite ou evite; esses dois comportamentos matam a auto-estima.
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Até a próxima !

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