Mulher negra sentada ao lado da cama e chorando

13 causas comuns da depressão. “Deprimido” é uma combinação de ‘de’ que significa para baixo e ‘pressionar’ que significa achatar. Portanto, o significado é um achatamento profundo.

É mais forte do que a tristeza, que é uma condição de curto prazo. Em vez disso, a depressão dura um período notável de tempo e está presente independentemente do ambiente, das pessoas, do estilo de vida e das habilidades.

Ao contrário do que diz o senso comum, a depressão não é um sinal de fraqueza, falta de propósito ou ter um caráter instável. Em vez disso, é um estado mental incontrolável, com mais de 100 tipos diagnosticáveis.

A depressão não deve ser ignorada ou considerada levianamente. Quando a pessoa sofre de depressão os sentimentos não diminuem, em vez disso, eles se intensificam causando uma incapacidade de funcionar em casa, no trabalho ou mesmo em atividades prazerosas.

Se não for tratada, pode piorar para pensamentos suicidas e/ou comportamento de automutilação. Portanto, descobrir a causa da depressão é muito importante. Na raiz de toda depressão está algo que a desencadeou, mesmo que seja químico.

Leia também:  Como recarregar as energias quando não puder tirar férias ?

Saber disso faz a diferença nas opções de tratamento, porque cada um dos mais de 100 tipos diferentes tem diferentes tipos de tratamento.

Aqui estão as 13 causas mais comuns de depressão:

  1. Mudança no ambiente. Dependendo da pessoa, pode levar de um mês a um ano para se ajustar totalmente às novas circunstâncias. A psicoterapia realmente ajuda. É importante ser paciente com esse processo e não tentar apressá-lo;
  2. Mudança nos hormônios. Muito comum em situações de depressão pós-parto. Se isso acontece, a mulher precisa ser vista imediatamente por um médico e um Psicólogo, pois muitas vezes a tendência é só piorar;
  3. Trauma recente. A maioria dos sobreviventes de uma experiência traumática não sente os efeitos até que as coisas se acalmem;
  4. Trauma do passado. Um trauma do passa frequentemente acontece quando uma criança é muito pequena para processar o que aconteceu;
  5. Perda de um membro da família. Não existe um tempo fixo para superar o luto. O mais comum é que demore pelo menos um ano para parentes próximos, e menos do que isso para relacionamentos mais distantes.
  6. Mudança de status. Separação, perda de emprego podem levar à um transtorno depressivo maior grave e precisa ser tratado imediatamente por um médico e um Psicólogo. Sempre que uma pessoa tiver pensamentos suicidas, isso deve ser levado a sério e tratado imediatamente.
  7. Mudança no estágio da vida. Cada estágio da vida contém uma oportunidade de crescer, estagnar ou diminuir. Se a conclusão de um destes estágios não é bem-sucedido, eles podem se acumular e agravar os sentimentos de depressão.
  8. Mudança nos padrões de pensamento. Pensamentos como “Não sou bom o suficiente”, ou “Não tenho valor” podem levar a um transtorno depressivo que exija psicoterapia para interromper a conversa interna negativa.
  9. Emoções reprimidas. Ignorar as necessidades físicas e emocionais podem retornar todas de uma vez, provocando depressão. Os sintomas físicos são aliviados depois que os emocionais são tratados.
  10. Liberação emocional. O corpo leva algum tempo para superar traumas, abusos e ferimentos do passado. À medida que o corpo libera a emoção, ocorre uma depressão de curto prazo;
  11. Mudança no corpo. Só porque uma pessoa não é mais adolescente, não significa que não seja suscetível à depressão por transtorno alimentar. Isso requer tratamento por um médico, psiquiatra e Psicólogo;
  12. Estresse financeiro. Ajustar-se a uma renda flutuante, uma economia incerta, as pressões das demandas de ter uma família e tentar acompanhar os vizinhos podem desencadear uma depressão financeira.
  13. Baixa espiritual. É normal ter altos e baixos na vida espiritual. Esse tipo de depressão requer autoconsciência, aceitação e paciência.
Leia também:  Redes sociais e solidão

Embora esta lista não cubra todos os tipos e causas de depressão, ela tem como objetivo destacar os mais comuns. Seja qual for a causa, nunca é tarde para obter ajuda profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *