O estresse geralmente é acompanhado por uma série de reações físicas. Esses sintomas podem ser característicos de outros transtornos físicos ou mentais. Somente um profissional de saúde pode descartar outras causas depois de você ter feito um exame físico. O estresse pode causar os seguintes sintomas:

  • Distúrbios do sono (insônia, sono irregular);
  • Mandíbula cerrada e tensa;
  • Ranger de dentes;
  • Distúrbios digestivos;
  • Nó na garganta;
  • Dificuldade em engolir;
  • Agitação comportamental
  • Mexer excessivamente com o cabelo;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Inquietação geral;
  • Sensação de tensão muscular em seu corpo, ou espasmos musculares;
  • Dores no peito não cardíacas;
  • Tontura;
  • Hiper-ventilação;
  • Palmas suadas;
  • Nervosismo;
  • Tropeço nas palavras;
  • Pressão alta;
  • Falta de energia;
  • Fadiga;

Os sinais cognitivos de estresse incluem:

  • Lentidão mental;
  • Confusão;
  • Atitudes ou pensamentos negativos;
  • Preocupação constante;
  • Às vezes os pensamentos saem de controle;
  • Dificuldade de concentração;
  • Esquecimento;
  • Dificuldade de pensar logicamente;
  • A sensação de que a vida é opressora
  • Você não pode resolver problema;

Os sinais emocionais de estresse incluem:

  • Irritação;
  • Nenhum senso de humor;
  • Frustração;
  • Nervosismo e superexcitabilidade;
  • Sentimento de sobrecarga;
  • Sensação de desamparo;
  • Apatia;

Os sinais comportamentais do estresse incluem:

  • Diminuição do contato com a família e amigos;
  • Relações de trabalho ruins;
  • Sensação de solidão;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Você evita os outros e os outros evitam você porque está irritadiço;
  • Deixar de reservar horários para relaxamento por meio de atividades como hobbies, música, arte ou leitura;

Recentemente, muito tem sido relatado sobre o estresse e sua relação com outros problemas de saúde, como doenças cardíacas, pressão arterial e depressão. Embora as pesquisas não tenham confirmado que ter uma personalidade hostil ou agressiva causa diretamente doenças cardiovasculares, isso pode colocá-lo em maior risco, especialmente se sua frequência cardíaca ou pressão arterial aumentarem dramaticamente em resposta ao estresse diário.

O estresse também tem sido associado à supressão do sistema imunológico, aumentando suas chances de adoecer ou de alterar o curso de uma doença, caso você já tenha uma. Em particular, tem sido implicado como desempenhando um papel no câncer e distúrbios gastrointestinais, cutâneos, neurológicos e emocionais e até mesmo no resfriado comum. Alguns estudos mostraram que relaxar enquanto ouve música suave pode melhorar o funcionamento do sistema imunológico e, podemos supor, ajudar na nossa saúde a longo prazo.

A pressão arterial elevada é outra resposta ao estresse. Muito estresse com pouca ou nenhuma habilidade de enfrentamento mantém o corpo “acelerado”. Aprender a relaxar pode ajudar a reduzir a pressão arterial. A pressão arterial elevada sempre deve ser discutida com o seu médico, que pode ajudá-lo a determinar se a pressão arterial elevada se deve a uma condição médica ou genética ou a uma reação a fatores de estresse não controlados.

Se você não identificar um método para lidar com o estresse, isso pode levar a uma sensação intensificada de disfunção. Isso pode resultar em aumento da ansiedade ou sensação de depressão, porque você não está dominando o seu mundo. Sentir-se deprimido (por exemplo, triste, pessimista, sem esperança ou desamparado) é uma reação comum ao estresse. Quando esses sintomas são temporários, eles podem simplesmente ser um reflexo dos altos e baixos normais da vida. Mas se persistirem por longos períodos de tempo, especialmente depois que a situação estressante passou, você pode ter um problema que poderia se beneficiar de ajuda profissional.

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