Especulações sobre os impactos psicológico das mídias sociais são bastante comuns, e estão principalmente relacionados à felicidade ou a auto-estima.

Em relação aos relacionamentos românticos, sites de redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram estão diretamente relacionados aos aumentos dos sentimentos de INSEGURANÇA. A atividade de mídia social é capaz de provocar ainda mais tumulto emocional ao “cutucar” aquilo que está profundamente enraizado no nosso psiquismo.

As pressões da tecnologia para aqueles que já têm tendência à ANSIEDADE agem como um ponto de inflexão, fazendo as pessoas se sentirem mais inseguras e oprimidas. A mídia social agora é um terreno fértil para desconfiança nos relacionamentos.

Se seu parceiro tem centenas de seguidores no Twitter, e muitos deles são do sexo oposto, ficar com ciúmes de algo tão trivial quanto ter uma conta de mídia social não parece ser tão absurdo.

O peso colocado nos favoritos, retweets, curtidas e comentários é tanto que, para algumas pessoas, uma simples curtida em um tweet tem o poder de ser interpretado como flerte. Isso pode levar a uma série de pensamentos preocupantes e causar tensão desnecessária em um relacionamento.

Nesta era digital é difícil encontrar uma adequada finalização de relacionamentos passados. Deixar um ex-namorado ou namorada em sua lista de amigos pode provocar a insegurança do novo parceiro(a). Assim, um “rompimento leve” no atual relacionamento ocorre porque, para muitos, a mídia social tem excessivo valor. As mídias sociais podem gerar reconexões com um ex e criar oportunidades de contato, alimentando a ansiedade no novo parceiro.

Existe uma resolução para essa insegurança?

  • A comunicação aberta e honesta dentro do relacionamento é sempre a melhor alternativa (além de ser uma liberação catártica);
  • A introspecção, em última análise, pode levar à fonte original de insegurança;
  • Optar por não se envolver em redes sociais com tanta frequência também é uma opção.

Os meios de comunicação sociais têm a capacidade de ampliar emoções inseguras nos relacionamentos românticos. Comunicação saudável, reflexão e monitoramento das atividades on-line são métodos para combater a inquietação emocional.

Compartilhe este artigo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *