Mídias sociais e insegurança nos relacionamentos. Especulações sobre os impactos psicológico das mídias sociais são bastante comuns, e estão principalmente relacionados à felicidade ou a auto-estima.
Em relação aos relacionamentos românticos, sites de redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram estão diretamente relacionados aos aumentos dos sentimentos de INSEGURANÇA.
A atividade de mídia social é capaz de provocar ainda mais tumulto emocional ao “cutucar” aquilo que está profundamente enraizado no nosso psiquismo.
As pressões da tecnologia para aqueles que já têm tendência à ANSIEDADE agem como um ponto de inflexão, fazendo as pessoas se sentirem mais inseguras e oprimidas. A mídia social agora é um terreno fértil para desconfiança nos relacionamentos.
Se seu parceiro tem centenas de seguidores no Twitter, e muitos deles são do sexo oposto, ficar com ciúmes de algo tão trivial quanto ter uma conta de mídia social não parece ser tão absurdo.
O peso colocado nos favoritos, retweets, curtidas e comentários é tanto que, para algumas pessoas, uma simples curtida em um tweet tem o poder de ser interpretado como flerte. Isso pode levar a uma série de pensamentos preocupantes e causar tensão desnecessária em um relacionamento.
Nesta era digital é difícil encontrar uma adequada finalização de relacionamentos passados. Deixar um ex-namorado ou namorada em sua lista de amigos pode provocar a insegurança do novo parceiro(a).
Assim, um “rompimento leve” no atual relacionamento ocorre porque, para muitos, a mídia social tem excessivo valor. As mídias sociais podem gerar reconexões com um ex e criar oportunidades de contato, alimentando a ansiedade no novo parceiro.
Existe uma resolução para essa insegurança?
- A comunicação aberta e honesta dentro do relacionamento é sempre a melhor alternativa (além de ser uma liberação catártica);
- A introspecção, em última análise, pode levar à fonte original de insegurança;
- Optar por não se envolver em redes sociais com tanta frequência também é uma opção.
Os meios de comunicação sociais têm a capacidade de ampliar emoções inseguras nos relacionamentos românticos. Comunicação saudável, reflexão e monitoramento das atividades on-line são métodos para combater a inquietação emocional.