Categorias
Saúde mental Solidão

Os 7 tipos de solidão

Você se sente sozinho ? Em qual destes 7 tipos de solidão você se enquadra ? Descobrir a resposta para esta pergunta pode ser de grande valia.

Os 7 tipos de solidão. Um grande desafio para nossa felicidade é saber lidar com a solidão. Quanto mais aprendo sobre felicidade, mais acredito que a solidão é um obstáculo comum e importante a ser considerado.

Para alcançar a felicidade precisamos estabelecer laços de intimidade, sermos capazes de confiar, precisamos sentir que pertencemos a algum grupo e precisamos saber como obter e oferecer apoio. Na verdade, relacionamentos fortes são a chave, ou talvez “a chave” para uma vida feliz.

Claro, sentir-se sozinho e estar sozinho não são a mesma coisa. A solidão parece exaustiva e perturbadora, mas também pode ser pacífica, criativa e restauradora.

Existem vários tipos de solidão. É claro que nem todo mundo sente solidão nas situações descritas a seguir. Por exemplo: nem todo mundo quer um namorado ou um parceiro romântico. Mas, para algumas pessoas, a falta de certos tipos de relacionamento traz solidão.

Relacionado:   Como a insegurança leva à inveja, ao ciúme e à vergonha ?

Depois que identificamos o tipo solidão que estamos experimentando, pode ser mais fácil descobrir maneiras de lidar com ela.

Aqui estão alguns tipos de solidão:

  • Pela chegada de uma nova situação: você se mudou para uma nova cidade onde não conhece ninguém, ou começou um novo emprego, ou começou a estudar em uma escola cheia de rostos desconhecidos;
  • Por se sentir diferente: Você está em um lugar que não é desconhecido, mas se sente diferente das outras pessoas de uma maneira que o faz se sentir isolado. Talvez todo mundo adore fazer atividades ao ar livre, mas você não. É difícil se conectar com outras pessoas a partir de coisas que você considera importantes.
  • Por não ter um parceiro romântico: Mesmo que tenha muitos familiares e amigos, você se sente solitário porque não tem o apego íntimo de um parceiro romântico. Ou talvez você até tenha um parceiro, mas não sinta uma conexão profunda com essa pessoa.
  • Por não ter um animal de estimação: Muitas pessoas têm uma necessidade profunda de se conectar com os animais. Muitas pessoas sentem que algo importante está faltando se não tiverem um cachorro ou gato (ou menos frequentemente, um cavalo) em suas vidas.
  • Por falta de amigos: Você está cercado por pessoas que parecem amigáveis ​​o suficiente, mas elas não querem passar de amigáveis para amigos. Embora você queira uma conexão mais profunda, elas não parecem interessados. Ou seus amigos atuais tenham entrado em uma nova fase, o que significa que eles não têm mais tempo para as coisas que vocês costumavam fazer.
  • Por desconfiança: Você chega a uma situação em que começa a duvidar se seus amigos são realmente bem-intencionados, gentis e prestativos. Você é “amigo” das pessoas, mas não confia muito nelas. Um elemento importante da amizade é a habilidade de confidenciar e confiar, então, se isso estiver faltando, você pode se sentir solitário, mesmo que se divirta com eles.
  • Pela falta de uma pessoa tranquila: Você pode se sentir solitário porque sente falta da presença tranquila de outra pessoa. Você pode ter um círculo social ativo no trabalho, ou ter muitos amigos e familiares, mas sente falta de ter alguém com quem possa sair em casa.
Relacionado:   Por que dizemos "estou bem" quando não estamos ?

É importante entender por que nos sentimos solitários para só então descobrirmos como podemos lidar com isso. Talvez uma solução seria trabalhar com outras pessoas em um projeto de comum interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *