10 maneiras de como oferecer ajuda para um parceiro com TDAH

Uma mulher sentada no braço do sofá enquanto fala com seu namorado

Categoria: TDAH

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Ainda que você já saiba que seu parceiro tem o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ou que ele acabou de lhe dizer, os sintomas certamente afetarão o relacionamento de alguma forma.

Soma-se a isso o fato de que o TDAH geralmente não é diagnosticado, especialmente em adultos. As características do TDAH em adultos incluem:

  • Dificuldade de concentração;
  • Tendência de se distrair facilmente;
  • Problemas para concluir tarefas importantes dentro do prazo;
  • Ficar tão absorto em algo que o resto do mundo desaparece;
  • Dificuldade em se manter organizado ou motivado;
  • Mudanças rápidas de humor;
  • Comportamento impulsivo;
  • Distração ou esquecimento;
  • Inquietação, que pode parecer ansiedade;
  • Fadiga e outros problemas de sono.

Além de criar estresse e tensão, esses sintomas levam a mal-entendidos e conflitos.

Se você quer ajudar seu parceiro e melhorar o relacionamento, mas não sabe exatamente por onde começar, especialmente quando seus esforços para ajudar apenas pioram as coisas, então conheça 10 maneiras de oferecer suporte sem se descuidar de si mesmo:

Incentive-o a conversar com um profissional

Se ele não recebeu um diagnóstico de TDAH, conversar com um profissional de saúde mental é uma ótima maneira de começar.

Um profissional pode ajudar seu parceiro a:

  • Saber mais sobre o TDAH;
  • Explorar maneiras pelas quais os sintomas afetam sua vida e relacionamentos;
  • Aprender habilidades e estratégias de enfrentamento para gerenciar melhor os sintomas;
  • Praticar habilidades de comunicação;
  • Tratar a ansiedade e outras condições concomitantes;
  • Explorar opções de tratamento.

Nem todo mundo se sente confortável com a ideia de terapia. Se seu parceiro parece hesitante, não custa nada explicar por que ela vai ajudar.

Seu apoio vai incentivá-lo a entrar em contato com um Psicólogo, mas lembre-se de que a escolha será sempre dele.

A terapia de casal com um Psicólogo especializado em relacionamentos afetados pelo TDAH também ajudará você e seu parceiro a enfrentarem os desafios.

Lembre-se de que você é um parceiro, não um pai

Parte do trabalho dos pais envolve ensinar os filhos a lidar com as várias responsabilidades da vida cotidiana.

Isso significa oferecer lembretes e orientações construtivas quando as tarefas forem desfeitas ou não forem concluídas corretamente.

Se você segue atrás de seu parceiro, varrendo seus erros antes mesmo que eles aconteçam, então você efetivamente os coloca de volta no papel de criança.

Leia também:  O coaching para TDAH é eficaz e vale a pena?

“Parentalizar” seu parceiro vai fazê-lo se sentir controlado, criando distância ou ressentimento em seu relacionamento. Também vai esgotar sua energia e tornar mais difícil a conexão emocional ou física.

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Lembre-se: vocês dois são como uma equipe. Ofereça encorajamento em vez de frustração, exasperação, dar sermões ou criticar.

  • Evite: “Não acredito que você não terminou! Combinamos que faríamos todas as tarefas hoje. Você poderia ter terminado se parasse de sonhar acordado.”;
  • Faça: “Fizemos um ótimo trabalho hoje! Terminamos quase tudo em nossa lista. Agora vamos aproveitar nosso tempo de folga. Amanhã vamos levantar cedo para terminar o que faltou?

Enfatize os pontos fortes do seu parceiro

Se vocês moram juntos, precisam dividir as tarefas e responsabilidades domésticas, para que nenhum dos dois fique com mais do que sua parcela de trabalho físico ou cognitivo.

Se o seu parceiro tem TDAH, essa divisão de tarefas exigirá um pouco mais de atenção, pois as pessoas com esse transtorno têm pontos fortes diferentes.

Eles podem ser um cozinheiro fantástico e criativo, mas têm dificuldade em fazer o jantar na hora certa. Ou talvez gostem de fazer compras, mas têm dificuldade em lembrar detalhes específicos, como qual marca de molho de tomate você gosta.

Nesses cenários, você deve dizer gentilmente: “Estou ansioso para que você cozinhe esta noite. Há algo que eu possa fazer para ajudá-lo a começar?”.

Reconhecer as áreas individuais de especialização vai ajudá-lo a compartilhar tarefas de forma mais eficaz.

Pratique a paciência

O TDAH é uma condição de saúde mental. Seu parceiro não escolhe tê-lo. O comportamento dele reflete os sintomas do transtorno, e não um desejo de irritá-lo ou deixá-lo infeliz.

Você provavelmente já conhece essas coisas e ainda assim ocasionalmente pode se sentir frustrado e ignorado. Isso é absolutamente normal.

Lembre-se, porém, de que seu parceiro passa por muitas turbulências internas.

Lidar com as responsabilidades do trabalho e da vida diária é desafiador para qualquer pessoa, mas é ainda mais emocionalmente desgastante para as pessoas que vivem com TDAH.

Além disso, seu parceiro também teme que você desista e o deixe caso ele continue bagunçando as coisas. Isso aumenta a dificuldade em gerenciar os sintomas, e fica ainda mais difícil para ele se concentrar.

Para obter mais informações sobre sua experiência do dia-a-dia, pergunte à ele como se sente. Uma compreensão mais profunda de como é viver com TDAH tornará mais fácil considerar sua perspectiva e oferecer compaixão.

Também vai ajudá-lo a se concentrar menos em comportamentos específicos e mais nele como uma pessoa inteira: a pessoa que você ama e admira.

Desenvolvam a comunicação

Mal-entendido e falhas de comunicação criam problemas em qualquer relacionamento, mas as dificuldades de comunicação são mais evidentes em relacionamentos afetados pelo TDAH.

A falta de comunicação clara dificulta a compreensão das perspectivas um do outro, levando você a um ciclo de conflito.

Leia também:  Existe alguma cura para o TDAH?

O esquecimento e a procrastinação fazem você se sentir negligenciado e ignorado.

Se seu parceiro parece distraído ou desinteressado ​​quando você fala com ele, não presuma que ele não se importa com o que tem a dizer.

Converse com seu parceiro sobre como você se sente.

Quando você aponta comportamentos de forma acusatória ou crítica, é mais provável que ele responda defensivamente. Isso alimentará ainda mais o desacordo e a desconexão.

Dicas de comunicação

  • Use declarações que comecem com “eu” para centrar a conversa em como comportamentos específicos afetam você. Tente “eu me sinto desconhecido e sem importância quando você muda de assunto e fala sobre mim”, em vez de “você não se importa com nada do que tenho a dizer”;
  • Ouça o lado dele. Depois de compartilhar seus sentimentos, pergunte o que ele pensa sobre o que você disse;
  • Mencione preocupações em tempo hábil, para que os problemas não criem raiva e ressentimento. Durante as conversas, atenha-se ao assunto em questão, em vez de trazer à tona questões mais antigas;
  • Se algum de vocês começar a se sentir estressado ou sobrecarregado, façam uma pausa e tentem novamente mais tarde. A resolução demora mais, porém vocês se sentirão melhor;
  • Entrem em contato regularmente para resolverem os problemas desde o início.

Acima de tudo, lembre-se de que o respeito é fundamental. Embora não haja problema em pedir ao seu parceiro para fazer coisas específicas ou lembrá-lo sobre responsabilidades importantes, fazê-lo com consideração e gentileza fará toda a diferença.

Encontre soluções para problemas específicos

É natural querer apoiar seu parceiro, mas simplesmente não é possível antecipar todas as possíveis preocupações.

Também não é realista (ou útil) gerenciar todos os aspectos da vida dele.

Querer resolver tudo envia a mensagem de que você não acredita que ele seja capaz de fazer nada sozinho. Isso vai desencorajá-lo e diminuir a motivação para tentar.

Assim que notar um problema, traga-o à tona e trabalhe para encontrar uma solução juntos.

Digamos que ele tenha o hábito de sentar para desenhar sempre que vocês têm alguns minutos livres antes de sair para algum lugar. Provavelmente ele perderá a noção do tempo e se atrasará.

Então, incentive-o a definir um alarme antes de pegar o lápis. Se essa estratégia funcionar, ele pode se sentir motivado a aplicá-la a outras situações por conta própria.

  • Evite: “Você esquece tudo e está sempre atrasado!”;
  • Faça: “Definir um lembrete em seu telefone tornará mais fácil sair no horário”.

Descubram o que funciona

Os aplicativos de gerenciamento de tempo e agendamento ajudam muitas pessoas a lidar com os sintomas do TDAH, mas nem todos acham a tecnologia útil.

Da mesma forma, deixar bilhetes pela casa para o seu parceiro ajudará a refrescar sua memória.

No entanto, em vez de instar seu parceiro a usar uma estratégia específica, explore as opções disponíveis junto com ele. Se não gostar de post-its, talvez possa experimentar aplicativos de agendamento.

Quando ele descobrir o que funciona, respeite a decisão.

Aprenda a deixar algumas coisas irem

Você não pode mudar ou controlar seu parceiro. Construir um relacionamento saudável e próspero significa aceitá-lo como ele é, assim como você deseja ser aceito.

Leia também:  Qual a relação entre o TDAH e a procrastinação?

Em vez de se concentrar no que dá errado, esforce-se mais para reconhecer as coisas que valoriza e aprecia nele: a maneira como faz você rir, a inteligência e criatividade, os sonhos compartilhados para o futuro.

Antes de trazer algo à tona, se pergunte:

  • Esse comportamento está criando um problema?
  • Algo importante não foi feito?
  • Só quero dizer algo porque me sinto frustrado?
  • Como oferecer sugestões com empatia e respeito?

Repassar essas perguntas vai ajudá-lo a decidir quando ficar em silêncio é, de fato, uma opção melhor.

Não se esqueça de se dar um pouco de espaço se acreditar que sua linguagem corporal está revelando emoções subjacentes.

Defina limites

Definir limites significa delinear coisas específicas que você aceitará e não aceitará. Isso protege sua energia emocional e atende às suas necessidades.

Eles são importantes em todos os relacionamentos.

Os limites também ajudam a definir limites em relação ao seu próprio comportamento, para que possa apoiá-lo melhor.

Alguns exemplos:

  • “Eu gostaria de discutir as coisas com calma e respeito, então vamos concordar em fazer uma pausa se algum de nós levantar a voz.”;
  • “Tudo bem fazer suas tarefas quando você pede, mas não vou terminá-las quando você esquecer.”

Também é essencial entender e respeitar os limites do seu parceiro. Ele pode dizer:

  • “Me sinto como uma criança quando você diz o que devo fazer, então eu agradeceria se você esperasse para dar sugestões somente quanto eu pedir.”;
  • “Prefiro quando você me lembra das tarefas de uma forma não acusatória, como ‘Você se importaria de lavar a louça agora?’ em vez de ‘Você esqueceu de lavar a louça depois do jantar.’”.

Estabeleça sua própria rede de apoio

É saudável priorizar seu parceiro e as necessidades de seu relacionamento, mas também é igualmente importante manter outras amizades.

Embora você não precise compartilhar todos os detalhes sobre seu parceiro com amigos e familiares, ajuda muito saber que os entes queridos estão lá para apoiá-lo.

Quando você se sentir estressado e precisar de uma pausa, procure um amigo para uma caminhada ou corrida.

Arranje tempo para o que você gosta, mesmo que seu parceiro não se junte a você.

A terapia individual também pode ajudar, mesmo que você não tenha problemas de saúde mental. Ela oferece um espaço seguro e privado para falar sobre preocupações de relacionamento, bem como explorar estratégias para trabalhá-las.

Palavras finais

O tratamento pode ajudar a melhorar os sintomas do TDAH, mas não os curará completamente.

O TDAH provavelmente continuará fazendo parte do seu relacionamento, mas não precisa ser algo negativo.

Explorar novas maneiras de apoiar um ao outro e trabalhar para melhorar a comunicação ajudará muito a fazer seu relacionamento durar.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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