Quando optar entre a terapia individual e a terapia de casal?

Um homem com dúvidas de como optar entre a terapia online individual e a terapia de casal online

Categoria: Terapia de casal
Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Tomar a decisão de procurar terapia online é assustador, especialmente quando enfrentamos desafios no relacionamento romântico.

Se você não tem certeza se precisa de terapia online individual ou de terapia de casal online, então continue lendo para aprender as diferenças entre essas duas modalidades.

É importante observar que diferentes Psicólogos online empregam diferentes abordagens terapêuticas.

Terapia online individual

A terapia online individual é uma jornada profundamente pessoal e exploratória.

Ela investiga aspectos inconscientes, de modo que os pacientes descubram aspectos de si mesmos e dos quais não estavam conscientes.

Durante as sessões de terapia online individual, os pacientes embarcam em um processo muito íntimo de autodescoberta e autointegração, conectando holisticamente as diferentes partes internas de si mesmos em um todo.

Leia também:  As situações onde a terapia pode trazer prejuízos

Por meio de sessões individuais com o Psicólogo online, os pacientes encontrarão locais de auto-apoio, ganharão autoconfiança e uma sensação de controle sobre suas vidas.

Este processo envolve lidar com questões da infância e reavaliá-las a partir da perspectiva adulta, aprendendo simultaneamente sobre si mesmo, estabelecendo uma relação amorosa com esta “criança interior” e, portanto, com a própria infância. Tanto real, como aconteceu, quanto a infância.

A terapia online individual também consiste em encontrar satisfação na vida, superar emoções negativas e torná-las mais controláveis, bem como compreender a própria constituição e peculiaridades psicológicas, apesar das contínuas dificuldades externas.

Outro aspecto importante da terapia online individual é o luto, um processo que envolve abandonar experiências passadas e reconciliar-se com a realidade.

O luto, portanto, consiste em aceitar a si mesmo, a sua família e as suas limitações, permitindo uma compreensão mais realista da vida, das habilidades e das possibilidades.

O resultado de conhecer e aceitar os próprios limites, individualidade e absorver diversas experiências de vida, inclusive as traumáticas, ajuda a construir relacionamentos prósperos com outras pessoas.

Vantagens da terapia ONLINE individual:

  • Autoexploração e compreensão profunda;
  • Crescimento e desenvolvimento pessoal;
  • Descoberta de padrões e comportamentos inconscientes;
  • Luto e abandono do passado;
  • Aumento da autoaceitação e autopercepção realista;
  • Superação de emoções negativas e trauma(s) que influenciam o presente.

Terapia de casal online

A terapia de casal online, por outro lado, concentra-se na resolução de conflitos e na melhoria da comunicação entre os parceiros.

Leia também:  Decidindo como e quanto pagar pelas sessões de terapia

Ela tem, como objetivo, promover uma melhor compreensão mútua e desenvolver as competências necessárias para chegar a acordos dentro do casamento.

Até mesmo decidir o que discutir numa sessão específica requer acordo mútuo. A prática para chegar a esse acordo se torna, portanto, um valioso exercício de comunicação.

Algumas sessões online são dedicadas exclusivamente a formular e ouvir as expectativas de cada um, destacando as diferenças individuais.

Descobrir essas diferenças não é algo negativo. Na verdade, elas ajudam os casais a reconhecerem e apreciarem a singularidade de cada um dos parceiros.

Emoções autênticas surgem rapidamente durante a terapia de casal online, proporcionando uma oportunidade de trabalhá-las juntos.

Um lugar especial é dado à análise e ao trabalho com a raiva , pois é um marcador muito significativo que surge quando duas pessoas se encontram e descobrem que têm um conflito de interesses.

Aprender a lidar com a raiva e a decepção de um parceiro é uma parte importante da terapia de casal online.

Publicidade

Em contraste com a terapia online individual, na terapia online de casais são exploradas questões pessoais, tomadas de decisão e comportamentos que influenciam o relacionamento, bem como a resistência a mudanças que dificultam o crescimento e a transformação pessoal.

Um dos principais objetivos da terapia de casal online é criar sincronicidade no relacionamento.

Leia também:  O que considerar ao procurar terapia por mensagem de texto?

Além disso, a terapia online de casal também permite que tanto o Psicólogo quanto o casal observem a dinâmica durante a sessão, o que sempre reflete seu comportamento fora da sessão.

Tanto na terapia online individual quanto na terapia online de casal, a regularidade é fundamental.

O atendimento consistente e o envolvimento com o processo terapêutico produzem os melhores resultados.

Vantagens da terapia de casal ONLINE:

  • Melhora as habilidades de comunicação e resolução de conflitos;
  • Maior compreensão e empatia pelo seu parceiro;
  • Identifica e aborda a dinâmica do relacionamento;
  • Define e trabalha em prol de objetivos compartilhados;
  • Cria sincronicidade e harmonia no relacionamento;
  • Gestão das emoções que antecedem o presente;

Em última análise, a decisão entre terapia online individual e terapia online de casal depende de suas necessidades e objetivos específicos.

Consulte um Psicólogo online especializado nessas áreas para determinar a melhor escolha.

A terapia é uma jornada pessoal, mesmo quando feita em casal, que, além de resolver desafios, proporciona um aprendizado muito gratificante.

Portanto, encontrar o Psicólogo online certo é essencial para o seu crescimento e bem-estar.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *