10 dicas fundamentais para obter o máximo da terapia

Mão de madeira segurando o galho de uma árvore para que não caia

Categoria: Terapia online

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Você tomou uma corajosa decisão ao buscar a terapia para melhorar a si mesmo. Por mais orgulhoso que esteja ao escolher nutrir sua saúde mental, há muito trabalho a fazer para garantir que sua jornada terapêutica seja a mais proveitosa possível.

Você merece alcançar o bem-estar e a tranquilidade emocional. Siga estas dicas para obter o máximo de sua terapia, e ajudar seu Psicólogo a ajudá-lo.

Escolha com cuidado

Pedir recomendações é absolutamente necessário, e não se contente com o Psicólogo cujo consultório fica mais próximo apenas por conveniência.

Para ter sucesso com suas sessões de terapia, você precisará da orientação de um profissional especialista para tratar de suas preocupações. Considere o seguinte ao tentar encontrar o Psicólogo certo para você:

Especialização

Alguns Psicólogos recebem especializações específicas para um determinado assunto.

As especializações que são úteis para iniciar sua pesquisa incluem:

  • Terapia de casal;
  • Perdas e lutos;
  • Traumas;
  • Vícios;

Abordagem

Há muitas maneiras de fazer terapia online, as principais incluem:

  • Terapia cognitivo-comportamental;
  • Terapias com base humanística;
  • Terapia de base integrativa ou holística;
Leia também:  8 perguntas para se fazer após sua primeira sessão de terapia

Depois de ter uma lista de possibilidades, faça um telefonema.

Mas, antes de divulgar todos os tipos de detalhes sobre sua vida, você deve entrevistar o Psicólogo. Essa primeira impressão pode inspirá-lo a agendar uma consulta.

Considere o lado comercial da terapia

Quando você estiver frente a frente com o Psicólogo escolhido, não deixe que outras coisas como lembrar de validar o estacionamento o distraiam do trabalho importante que você fará.

Antes mesmo de entrar em sua primeira consulta, certifique-se de definir como você ou seu plano de saúde pagará pelas sessões, e por quanto tempo.

Terapia é um processo colaborativo

A terapia não é para espectadores. Uma vez que você esteja em uma sessão, o caminho para o bem-estar é um esforço de equipe.

Seu Psicólogo será o guia, mas você tem a responsabilidade de se abrir sobre os aspectos difíceis de sua vida.

Às vezes as pessoas têm medo de deixar o Psicólogo orientar a sessão, e às vezes elas têm medo de se envolver muito profundamente com as perguntas.

A melhor terapia é um equilíbrio entre orientar o paciente e o paciente na busca de suas próprias respostas.

Agende sessões em um bom momento

A vulnerabilidade é exaustiva. Quando você está trabalhando para melhorar sua mente e sua situação, estará cavando fundo para expor seu mundo interior e desvendar partes difíceis de sua vida.

Escolha um momento em que você tenha espaço mental para estar presente com seu Psicólogo. Isso pode não ser no final de um dia de trabalho cansativo.

Diga qualquer coisa na terapia

Se você está tendo dificuldade em se abrir sobre traumas, sentimentos negativos e hábitos que o envergonham, você não está sozinho.

Leia também:  Por que seu Psicólogo te responde com outras perguntas?

Contudo, verbalizar suas lutas é fundamental para o benefício terapêutico.

Para ajudar o Psicólogo a ajudá-lo, é bom desafiar-se a trazer à tona as coisas que você não quer trazer à tona.

Não há nada muito vergonhoso, constrangedor ou tabu para falar na terapia.

Fale sobre terapia em terapia

Quando você expõe seus sentimentos mais íntimos, é normal sentir medo e estresse intensos.

Você está pagando por um método de cura, e pode sentir algum remorso.

Você também pode usar a terapia para falar sobre esses sentimentos. Em vez de afastá-los, reconhecê-los é uma ótima oportunidade de reflexão.

Investigar seu relacionamento com seu Psicólogo.

É normal e geralmente muito útil fazer perguntas à ele, especialmente perguntas sobre como estão fazendo o trabalho da terapia juntos, a estratégia para as sessões e o relacionamento terapêutico.

Defina pontos de referência para mudanças

A terapia não é uma solução direta para seus problemas.

Pense nisso como um processo que cria hábitos construtivos e padrões de pensamento. Quando você recair em velhos processos de pensamento, não se culpe.

Os marcos estabelecidos por você e seu Psicólogo lhe darão espaço para ter falhas, então você não precisará recomeçar da estaca zero após cada tropeço. Você pode seguir em frente de forma imperfeita.

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Faça o trabalho além das sessões

Sua sessão de terapia não deve existir no vácuo.

Implementar as ferramentas que você aprendeu no seu dia-a-dia é a melhor maneira de ver o seu crescimento pessoal.

Se você está se perguntando o que fazer entre as sessões de terapia, pergunte a seu Psicólogo sobre as maneiras viáveis ​​de conduzi-la fora dos limites do consultório.

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A melhor maneira de um paciente ajudar seu Psicólogo é ir preparado.

Faça anotações ao longo da semana e vá para a sessão com esses pontos. A sessão é o seu momento, e você deve conversar sobre o que está em sua mente.

Estabeleça limites em torno da terapia

A terapia é seu espaço seguro e você precisará proteger esse espaço de outras pessoas.

Amigos e familiares bem-intencionados podem perguntar sobre o que está acontecendo no consultório. Não se sinta obrigado a divulgar o que acontece.

O que você conversa com seu Psicólogo visa apenas ajudá-lo.

Compartilhar essas informações confidenciais com outras pessoas fora do consultório pode deixá-lo exposto a críticas e opiniões desnecessárias que não conduzem à uma cura.

Aproveite o processo

A terapia pode ser dolorosa, esclarecedora e transformadora.

Uma das coisas mais importantes é entender que o processo terapêutico não acontece da noite para o dia, mesmo que você queira que seja.

Como muitas outras coisas na vida, trata-se de aprender, crescer e fazer pequenas mudanças que serão duradouras.

Então, e agora?

O caos faz parte da vida. O inesperado abalará o seu conforto nos relacionamentos, na escola e no trabalho.

Quando essas interrupções acontecem, encontrar o Psicólogo certo e abraçar totalmente o processo pode ajudá-lo a restaurar o fluxo e o equilíbrio em sua vida.

Você aprenderá o que fazer e como se preparar para o sucesso.

Portanto, não há mais desculpas. Você pode encontrar um Psicólogo que se encaixe bem na sua situação, personalidade e obter ajuda ainda hoje.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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