Corrija essas crenças antes de iniciar uma terapia online

Uma ovelha com as duas patas dianteiras em cima de uma mesa, enquanto ao fundo há um quadro verde escrito dois mais dois é igual a 5

Categoria: Terapia online

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Em minha experiência com pessoas que estão pensando se devem ou não buscar terapia para melhorar sua saúde mental, os fatores que influenciam a tomada da decisão é tão variado quanto essas mesmas pessoas.

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Às vezes, a preocupação de um amigo, parceiro ou membro da família que é o ponto de inflexão para alguém procurar ajuda. Em outros casos, um professor, escola, colega ou empregador que insiste que a saúde mental precisa ser priorizada, acima de tudo.

Frequentemente, os próprios adultos estão cientes de como gostariam que seus relacionamentos melhorassem, que seu humor ou ansiedade fossem mais controláveis ​​ou que comportamentos específicos precisam de mudanças. Nesses casos, elas optam por buscar terapia por interesse do crescimento pessoal, redução dos sintomas e melhoria geral da qualidade de vida.

Independentemente de como você tome à decisão de tentar a terapia, provavelmente chegará à sua primeira sessão com um conjunto de expectativas que podem incluir conceitos errôneos sobre como tudo funciona.

Por que existem conceitos errôneos sobre terapia?

Se você não trabalha na área de saúde mental, pode se beneficiar com o aprimoramento de seus conhecimentos sobre o assunto (ou seja, conhecimento sobre transtornos mentais). Afinal, quem não é advogado normalmente não sabe muito sobre litígio.

Mas pode ser difícil saber se você ou alguém com quem está preocupado chegou ao ponto em que precisa procurar um Psicólogo.

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As informações mais facilmente acessíveis sobre terapia vêm das diversas mídias existentes. As pessoas formam conceituações e expectativas de terapia com base nas ilustrações que vêem na televisão e no cinema.

Embora você possa ser capaz de identificar representações ficcionais, às vezes até prejudiciais de outros profissionais, como médicos ou professores, com base na sua experiência da vida real ao receber atendimento desses profissionais, pode ser mais desafiador combater os estereótipos de profissionais da área de saúde mental, ou principalmente sobre a terapia.

O que não esperar da terapia?

Entender o que não esperar da experiência terapêutica pode ajudá-lo a abordar o tratamento como um paciente bem educado (no sentido de bem informado) e de mente aberta.

Aqui estão algumas expectativas equivocadas mais comuns para saber sobre a terapia, e que você precisa deixar de lado antes de entrar em sua sessão:

Não espere uma solução rápida

Há um número muito limitado de problemas para os quais uma única sessão de terapia será todo o tratamento necessário. A terapia pode ser um compromisso de curto ou longo prazo.

As primeiras várias consultas são normalmente usadas para você e seu Psicólogo determinarem se (e que tipo de) terapia pode ser útil. Você será solicitado a falar sobre as preocupações específicas que o levaram a procurar atendimento, bem como elementos de sua história médica, social e familiar que ajudarão o Psicólogo a conhecê-lo melhor.

Para algumas pessoas é bastante desconfortável falar abertamente sobre seus sintomas e história. Para outros, isso é em si uma experiência poderosamente aliviadora. Independentemente disso, é altamente improvável que uma mudança ou resolução significativa e duradoura para padrões de pensamento, relacionamento ou comportamento de longa data possa ser alcançada de forma adequada em poucas sessões.

Dito isso, é razoável esperar que abordagens estruturadas e focadas no presente, como terapia cognitivo-comportamental, terapia interpessoal ou terapia de aceitação e compromisso tenham um limite de tempo. A terapia psicodinâmica e a psicanálise, por outro lado, que se concentram na exploração de desejos e processos inconscientes, provavelmente requerem um maior investimento de tempo.

Na maioria dos casos, o processo não será fácil

Terapia é trabalho! Exigirá que você dê uma boa olhada em si mesmo. Você não estará sozinho nisso, e seu Psicólogo também estará trabalhando em conjunto.

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Vocês trabalharão juntos para:

  1. Desenvolver mais consciência sobre exatamente o que está causando um problema (por exemplo, formas específicas de pensar, formas que você está evitando enfrentar suas preocupações, expressando ou lidando com várias emoções, ou estilo de comunicação;
  2. Compreender como seus padrões de comportamento atuais estão lhe servindo bem e o que não está servindo tão bem;
  3. Experimentar diferentes maneiras de pensar, fazer, se relacionar e enfrentar.

Ao longo do caminho, é provável que haja momentos em que você se sentirá pior antes de se sentir melhor. Falar sobre experiências traumáticas, por exemplo, pode atrapalhar o sono. Enfrentar as maneiras pelas quais os outros o trataram mal ou você maltratou os outros pode causar tristeza e raiva.

Enfrentar algo de que você tem medo pode criar mais ansiedade a curto prazo, mas talvez valha a pena dar um tempo para ver se este momento difícil dará lugar a algo melhor no longo prazo.

Falar com um Psicólogo não é o mesmo que falar com um amigo

O relacionamento terapêutico difere de outros relacionamentos. Não é recíproco, não é uma “via de mão dupla” e você não poderá ser amigo do seu Psicólogo.

Provavelmente, você compartilhará detalhes íntimos de si mesmo com seu Psicólogo, mas ele não responderá da mesma maneira.

Em vez disso, seu Psicólogo definirá limites se eles irão compartilhar informações pessoais a fim de manter o foco onde ele precisa estar (em você e em seus objetivos), e em alguns tipos de terapia, para ajudá-lo a compreender suas suposições (ou projeções) sobre ele como outra forma de aprender mais sobre você.

Os limites estabelecidos por um Psicólogo também podem servir de modelo para você, como forma de aprender a estabelecer limites com outras pessoas.

Seu Psicólogo geralmente não lhe dirá exatamente o que fazer

Como seu Psicólogo não viverá diretamente as consequências de suas escolhas, ele normalmente se absterá de dizer o que você deve fazer. Certamente há exceções a isso, ou seja, se houver uma preocupação com a sua segurança ou com a de qualquer outra pessoa.

Em vez de lhe dizer o que fazer, seu Psicólogo fará perguntas para ajudá-lo a determinar o que deseja fazer, e por quê.

Ele refletirá sobre o que você disse, e pode orientá-lo a considerar outras opções que você não tinha imaginado ou a pensar nas consequências positivas e negativas ao decidir seguir um determinado caminho.

Leia também:  Quais os efeitos da terapia na vida do paciente?

Se você trabalhar com o mesmo Psicólogo por um período prolongado, ele poderá lembrá-lo sobre decisões anteriores (e suas consequências) ou sinalizar padrões repetidos de comportamento. Isso pode informar como você procede com a decisão que está à sua frente ou como você lida com o resultado.

Não espere que a terapia vai dar certo com o primeiro Psicólogo que encontrar

Por mais único que seja um relacionamento terapêutico, o que ele tem em comum com outros relacionamentos é o fato de envolver duas pessoas se unindo com um objetivo em comum.

Você é o único especialista em você mesmo, e chega ao consultório com temperamento e estilo pessoal específicos, uma percepção dos problemas e uma ideia de seus objetivos para a terapia.

Seu Psicólogo é o especialista em saúde mental e ele ou ela está saudando você com seu próprio estilo terapêutico, áreas de experiência clínica (incluindo o tipo de terapia praticada, idade ou grupo de diagnóstico normalmente atendido, etc.) e temperamento.

Pode ser que você não sinta afinidade com o primeiro Psicólogo que ver, ou pode levar mais de uma sessão para decidir se ele se encaixa às suas necessidades.

Encontrando o melhor Psicólogo para você

Considere as seguintes questões como um começo útil para encontrar um bom Psicólogo para você, e ainda como encontrar um bom Psicólogo que esteja próximo de você:

  • O Psicólogo respondeu às suas perguntas de forma satisfatória sobre o seu diagnóstico, sua experiência clínica e que tratamento pode ofecer?
  • O Psicólogo transmite profissionalismo na conversa, no ambiente de consultório, em sua descrição das políticas de prática em relação ao cancelamento, emergências, etc.?
  • O Psicólogo está fazendo perguntas ponderadas?
  • Diante de quaisquer desafios para você ao iniciar a terapia, quão confortável você se sente ao falar abertamente com ele?
  • Você gosta do estilo dele, incluindo a extensão da interação com você, o uso do humor, a capacidade de perceber e lidar com seu estado emocional durante uma sessão?

Para saber mais, veja este artigo sobre os 4 tipos de Psicólogos existentes.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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