O que você pode e o que não pode esperar da terapia?

O que você pode e o que não pode esperar da terapia

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Uma das coisas mais úteis da terapia é a esperança que ela proporciona. Muitos homens e mulheres dizem que se sentiram melhor depois da primeira sessão, embora nada tenha realmente mudado em tão pouco tempo.

Na maioria das vezes, esses pacientes descrevem sentir-se mais esperançosos de que os problemas que trouxeram para a terapia pudessem melhorar.

Portanto, é fundamental abordar a terapia como uma parceria colaborativa entre você e seu Psicólogo. Ambas as partes devem estar comprometidas em trabalhar juntas para alcançar os objetivos estabelecidos.

O que você pode esperar da terapia?

Assim como a esperança é animadora, a decepção é desanimadora. Portanto, o que você pode esperar da terapia?

Um espaço seguro

A terapia proporciona um ambiente seguro e confidencial, onde você pode compartilhar seus pensamentos, sentimentos e experiências sem julgamento.

Leia também:  Coisas que você não deve dizer ao seu Psicólogo

Autoconhecimento

Um Psicólogo qualificado vai ajudá-lo a descobrir aspectos dos quais você talvez não tenha consciência. Ele também vai ajudá-lo a reconhecer como seus padrões de pensamento contribuem para suas lutas, ou como suas reações atuais a certas pessoas se assemelham a alguns de seus primeiros relacionamentos. Esses tipos de insights ajudam a fazer mudanças importantes.

Regulação Emocional

A terapia é capaz de ajudá-lo a obter mais controle sobre como você lida com as emoções. Você aprenderá como domar a ansiedade , por exemplo, ou canalizar a raiva de maneiras mais eficazes.

Validação

A maioria dos Psicólogos é empático e afirmativo com as pessoas com quem trabalha. Mesmo que você esteja confuso ou desanimado com as coisas que sente e faz, ele vai ajudá-lo a ver que seus pensamentos, sentimentos e ações fazem sentido, dada a sua história, padrões de aprendizagem e crenças.

Autoaceitação

Praticamente todas as formas de terapia visam ajudá-lo a aceitar melhor quem você é, incluindo as partes de você mesmo das quais tem vergonha e quer renegar. Paradoxalmente, a disposição de aceitar tudo de si é um passo extremamente importante em direção às mudanças que deseja fazer.

Redução de sintomas

Quaisquer que sejam os problemas que o levaram à terapia, tenderão a melhorar: a depressão desaparece, a ansiedade diminui, o estresse se torna mais controlável e assim por diante.

Tolerância ao sofrimento

A terapia reduz o sofrimento não apenas aliviando os sintomas, mas também ajudando a fazer as pazes com os que permanecem. Você aprenderá a estar aberto à ansiedade, a liberar a resistência às quedas de humor ou a uma noite de sono ruim, ou a encontrar resiliência diante do estresse. Embora às vezes ainda sinta dor, você sofrerá menos.

Desenvolvimento de habilidades

Um Psicólogo qualificado ensinará habilidades de enfrentamento, comunicação e resolução de problemas para lidar com desafios futuros.

Leia também:  Razões pela qual sua terapia não está funcionando

Abertura à vida

Assim como você aprende a se aceitar, você também aprende a aceitar as coisas como elas são. Você mudará de uma postura de afastar as coisas para uma abertura que diz tudo bem ao que a vida traz. A terapia ajuda a ver a realidade menos como uma luta e mais como uma dança, menos como uma série de problemas indesejáveis ​​e mais como uma aventura contínua.

O que você não pode esperar da terapia?

Embora a terapia seja poderosa e transformadora, há algumas coisas que ela não pode prometer.

Mudanças instantâneas

A mudança leva tempo e esforço. A terapia ajudará a fornecer as ferramentas e o suporte necessários, mas a responsabilidade de implementar mudanças na vida diária é do paciente.

Eliminação total dos sintomas

A terapia é extremamente útil, mas quase nunca elimina totalmente os sintomas. Mesmo os tratamentos mais testados, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), reduzem os sintomas sem aboli-los.

Mudanças forçadas

É normal sentir-se ambivalente quando se precisa fazer uma mudança importante. Você quer fazer a mudança, mas outra parte não quer. Trabalhar com um Psicólogo fornecerá apoio para o lado que se deseja mudar, mas nenhum deles fará você mudar antes de estar pronto.

Garantia de felicidade

Embora a terapia ajude a encontrar mais satisfação e bem-estar, não há garantia de felicidade absoluta. A felicidade é um processo contínuo e individual.

Leia também:  Quando o paciente não fala na terapia

Mudança nos outros

Você aprenderá na terapia como lidar de maneira mais eficaz com os outros, sejam eles um filho, um chefe, um cônjuge, um pai ou qualquer outra pessoa. Mas, assim como a terapia não torna a vida mais tranquila e fácil, ela não faz com que outras pessoas se comportem. Paralelamente, você não pode fazer com que outra pessoa mude, enviando-a para terapia, caso ela não deseja fazer as mudanças que você espera.

Ter uma vida mais fácil

A terapia vai ajudá-lo a lidar com as coisas de maneira mais eficaz e até torná-la mais fácil, ajudando-o a fazer mudanças importantes. Mas, nenhuma terapia tornará a vida mais fácil. Ela é um desafio para todos, mesmo para as almas mais “bem ajustadas”, privilegiadas e iluminadas. Lidar com as dificuldades faz parte do ser humano.

Palavras finais

A terapia é uma jornada transformadora, mas é importante ter expectativas realistas. Ela fornece um espaço seguro, apoio emocional, autoconhecimento e habilidades de enfrentamento, mas não oferece respostas rápidas, soluções mágicas ou garantias de felicidade.

Abordá-la como uma parceria colaborativa e estar disposto a se comprometer com o processo são elementos-chave para obter os seus máximos benefícios.

Publicidade

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *