O valor oculto da terapia online que vão além das sessões

Uma bailarina nos bastidores de uma apresentação

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Fazer terapia online é assumir um compromisso consigo mesmo e com o Psicólogo. Ao iniciá-la, você dedicará seu tempo, energia emocional e recursos financeiros.

Embora as pessoas fiquem assustadas ao descobrirem quanto custa uma sessão de terapia online, elas precisam entender que não estão investindo apenas no tempo gasto conversando com um profissional.

O preço pago pelo paciente também cobre uma série de serviços essenciais que acontecem nos bastidores. Alguns dos trabalhos mais importantes dos Psicólogos acontecem entre as sessões. Portanto, aqui estão algumas coisas “extras” pelas quais o paciente paga quando compra uma sessão de terapia.

O investimento inicial dos Psicólogos

A jornada de um Psicólogo já começou antes mesmo de você colocar os pés no consultório. Ele dedica tempo para prepará-lo como paciente. Isso inclui a criação de um portal, a requisição de suas informações e a revisão cuidadosa da entrevista inicial.

Publicidade

Esse esforço inicial requer algum tempo extra, de modo a prepará-lo para atender às suas necessidades.

Leia também:  Alerta! Instagram não substitui e nem é lugar para terapia

O registro do progresso do paciente

Após cada sessão, os Psicólogos são obrigados a registrarem o que aconteceu. Esses registros contêm informações valiosas sobre os objetivos de tratamento, o progresso na terapia e os tópicos discutidos.

Eles também ajudam os Psicólogos a planejarem as sessões futuras, com base em suas necessidades individuais.

O registro da primeira sessão é geralmente a mais abrangente, pois detalha o histórico do paciente e estabelece uma linha de base para os objetivos de tratamento.

Planejamento do tratamento

Entre as sessões, os Psicólogos elaboram um plano de tratamento individualizado e com base nas necessidades e pontos fortes do paciente. Eles avaliam periodicamente este plano, garantindo que se adapte ao progresso e às mudanças nas circunstâncias.

Alguns Psicólogos planejam sessões intermediárias, ou fazem supervisão com outros Psicólogos mais experientes para aprenderem novas habilidades. Este refinamento contínuo é crucial para fornecer uma terapia eficaz.

Leia também:  6 maneiras de se abrir e falar na terapia

Coordenação do tratamento com outros profissionais

Se o tratamento exigir, e somente com o consentimento por escrito do paciente, os Psicólogos poderão coordenar o acompanhamento com outros membros de uma equipe médica ou sistema de apoio.

Isso inclui a comunicação com:

  • Nutricionistas;
  • Médicos;
  • Professores;
  • Pais;
  • Enfermeiras;
  • Psiquiatras.

Essa coordenação garante que todos os envolvidos com o cuidado do paciente compartilhem e estejam cientes da mesma informação. A coordenação do tratamento é um processo complexo, envolvendo múltiplas partes.

Os Psicólogos participam de discussões e planejamento para garantir o bem-estar geral do paciente. Mesmo que ele tenha fornecido consentimento por escrito, os Psicólogos devem compartilhar apenas o que é necessário para o bom andamento do tratamento.

Administrando uma agenda dinâmica

Gerenciar uma agenda profissional parece simples, mas é uma tarefa complexa.

Os Psicólogos precisam se comunicar diariamente com pacientes que precisam alterar horários de consulta ou que estão em crise e precisam ser atendidos imediatamente.

Se um paciente for atendido a cada duas semanas, o Psicólogo compartilhará um “horário” semanal com outro paciente, mas em semanas alternadas.

Leia também:  O que fazer quando não encontrar um Psicólogo grátis?

Em última análise, gerenciar uma agenda que atenda às necessidades dos pacientes e Psicólogo exige um planejamento meticuloso e a coordenação de vários elementos.

Palavras finais

Embora seja caro, o investimento na terapia vale a pena quando pensamos nas consequências para sua saúde mental e no seu bem-estar geral. O preço cobrado pelos Psicólogos não envolve somente o tempo gasto na sessão, mas também o extenso trabalho que acontece nos bastidores.

Desde a integração e registro da sessão até o planejamento do tratamento, formação continuada, coordenação com outros profissionais e mudanças de agenda, os Psicólogos se dedicam a fornecer à seus pacientes o melhor atendimento possível.

Compreender a natureza abrangente dos preços de uma sessão de terapia vai ajudá-lo a entender o valor dos serviços que recebe. A terapia é uma parceria entre paciente e Psicólogo, e o compromisso dele se estende muito além da hora que ambos passam juntos.

Em última análise, este esforço colaborativo abre o caminho para o merecido crescimento e cura pessoal.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *