Estes são os principais sinais de um homem infeliz no casamento

Um homem está infeliz no seu casamento e sentado no sofá

Categoria: Casamento

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O que torna um homem infeliz no casamento é muito subjetivo, mas os sinais se manifestam de maneiras um tanto semelhantes. Geralmente essas maneiras são por meio de ações, maneirismos e, às vezes, sinais.

As causas mais amplas e comuns são:

  • A falta de compromisso;
  • A infidelidade e/ou;
  • Brigas constantes.

Uma outra quantidade de sinais de um homem infeliz no casamento são mais sutis e incluem:

Impacto negativo na vida sexual

Há muitas razões pelas quais a libido é afetando, deixando um homem infeliz no casamento. Cada casal tem uma frequência diferente de sexo, mas se a frequência diminuiu por si só, sem qualquer outro motivo, então é motivo de preocupação.

Leia também:  Será que o relacionamento aberto é para você?

Evitar te convidar para as atividades dele

Quando um homem te exclui dos acontecimentos dos quais você já participou, e agora os amigos ou colegas dele ocupam esse seu lugar, fique alerta. Este é o sinal mais evidente de que há um homem infeliz no casamento.

Passar bons momentos juntos é muito importante, pois fortalece o pilar do relacionamento.

Não falar do futuro com você

Um casal feliz conversa sobre as futuras férias ou a vida após a aposentadoria nas colinas ou em uma casa de praia. Mas, se o seu marido evita falar sobre o futuro, ou se você não faz parte do planejamento futuro, então o homem está infeliz no casamento

Linguagem corporal alterada

A maneira como ele olha para você agora não é a mesma que costumava olhar na fase inicial do casamento. Ele evita a intimidade física, o contato visual e muitas vezes ignora que você está na mesma sala que ele, os abraços e beijos surpresa não acontecem mais, e ele não é afetuoso ou convidativo como costumava ser.

Impaciência com você

Onde houve um tempo em que você compartilhava tudo e qualquer coisa com ele sem nem pensar duas vezes, mas agora tem que pensar antes de falar porque ele perde a paciência com mais frequência? Quando um homem está infeliz no casamento, a irritabilidade e a agressividade são outros sinais a serem observados.

Não compartilhar mais sobre o dia dele

Quando um homem está infeliz no casamento, ele começa a evitar contar sobre suas atividades cotidianas. Antes vocês conversavam um com o outro sobre tudo o que faziam o dia todo e como foi seu dia, mas agora só falam sobre as tarefas domésticas normais? As razões por trás disso é que ele não se sente mais tão apegado, e se distanciou emocionalmente.

Leia também:  Por que sair de um relacionamento codependente é tão difícil?

Passar tempo com outras coisas

Um homem passa a maior parte do tempo com um objeto como sua bicicleta, ou tocando seu instrumento musical, ou navegando nas redes sociais quando está infeliz. Esse tipo de comportamento é conhecido como escapismo, utilizado por uma pessoa para evitar algo que não deseja enfrentar.

Zombar do casamento

Quando um homem começa a dizer a outras pessoas para ficarem longe do casamento porque ele é como uma armadilha, ou fazer piadas sobre ir sozinho a algum lugar onde sua esposa não possa alcançá-lo, é um sinal de que ele se sente mais em paz e feliz quando está longe de sua esposa.

Mesmo que seja estranho, é melhor sentar e conversar, pois isso lhe dará uma ideia clara se ele está feliz ou infeliz no casamento.

Comparar sua vida com de outra pessoa

Comparar sua vida com a de outra pessoa resulta da reflexão excessiva e a infelicidade no casamento. Ele começará a questionar se passará a vida futura com você, criando estresse em sua vida de casado.

Publicidade

O que fazer quando um homem está infeliz no casamento?

Se notar algum dos sinais anteriores, não se preocupe. Aqui estão algumas dicas pelas quais é possível se reconectar quando um homem está infeliz no casamento.

Tenha uma conversa honesta

O remédio para a maioria dos problemas de relacionamento é ter uma conversa honesta. Comunicação transparente e empatia ajudam a curar qualquer ferida, desde que o casal estejam dispostos a fazer as pazes.

Deixe-o falar enquanto você ouve. Uma resposta defensiva impensada será contraproducente.

Leia também:  Estratégias do que fazer para lidar com um parceiro irritado

Identifique o que não está funcionando

A comunicação revelará como o casal se sente sobre a saúde do casamento. Quando se permite que o homem fale e confie na esposa, é provável que melhoras comecem a acontecer.

O casal pode, então, trabalhar juntos para chegar à raiz da infelicidade e identificar o que não está funcionando no casamento.

Encontrem soluções juntos

Depois de ter clareza sobre os problemas e sua gravidade, o casal precisa trabalhar para encontrar soluções. Fazer isso juntos é a melhor maneira de reviver o amor.

Decidam se vale a pena salvar o casamento

Toda essa comunicação e introspecção dará ao casal alguns indicativos sobre a intensidade do dano: é reparável ou está além do reparo?

Às vezes, passar um tempo separados pode ser melhor, enquanto em outros, terminar o casamento pode ser do interesse de ambos. Seja cautelosamente otimista sobre o resultado, ao mesmo tempo em que se prepara para o pior cenário.

Palavras finais sobre quando o homem está infeliz no casamento

É doloroso saber que um homem está infeliz no casamento. Geralmente a esposa tenta encontrar maneiras de garantir que o casamento ainda funcione, enquanto ele não faz nada para ajudá-la.

Em vez de cair no círculo infinito de acusações mútuas, será muito mais construtivo agirem com maturidade, assumirem a responsabilidade e descobrirem o que podem fazer a respeito.

Se você ama seu cônjuge (especialmente se ele ainda te ama, apesar de sua infelicidade), então evite desistir desse casamento.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *