Por que um homem é capaz de trair a pessoa que ama?

Silhueta de um homem de óculo olhando para a tela de um celular

Categoria: Infidelidade

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Depois de mais de 10 anos trabalhando com casais, posso dizer que namorados ou maridos infiéis são mais comuns do que se imagina. E há muitas razões pelas quais eles são infiéis.

Quem é vítima da traição provavelmente não tem uma resposta clara sobre por que o parceiro teve um caso extraconjugal. Ainda que seja descoberto, ele dará muitas desculpas. Às vezes, ele até mesmo tenta inverter a situação de modo que o traído seja o culpado. Acredite em mim, ele pode ser muito criativo quando tenta explicar o porquê.

No entanto, é doloroso descobrir que seu parceiro foi infiel, não importa quais sejam as circunstâncias. Parece um tapa na cara.

O homem trai por muitos motivos e, às vezes, não é porque ele não ama você. Então, por que o homem realmente trai? E por que ele, às vezes, continua tendo casos extraconjugais mesmo depois de ser descoberto?

Leia também:  As consequências de se envolver com uma pessoa casada

Insegurança

Sentimentos de baixa autoestima e insegurança levam à infidelidade. Ele trai porque precisa se sentir desejado. Para elevar seu ego frágil, ele buscará atenção e validação de outras mulheres.

Embora não seja sua culpa, esse tipo de homem buscará gratificação de outras pessoas, sem primeiro expressar as preocupações à você. Uma quantidade chocante de traição masculina está ligada a homens tendo uma crise de meia-idade.

Insatisfação sexual

Muitas vezes ouço meus pacientes dizendo que querem (ou já traíram) suas esposas. Não porque não as amam, mas porque estão insatisfeitos sexualmente. Isso é muito comum em relacionamentos de longo prazo. Depois de ter filhos, a libido das mulheres diminui, enquanto outras estão em suas transições para a menopausa.

Isso eventualmente significa que as necessidades sexuais de seus maridos não são satisfeitas. Também não significa que a pessoa que está sendo traída esteja errada.

Tento aconselhar meus pacientes que trair não é o caminho para superar a frustração sexual. Uma solução melhor seria conversar e buscar uma solução juntos.

Narcisismo

Em alguns casos, a resposta para um caso extraconjugal é que você tem um parceiro narcisista. Os narcisistas sempre vêm em primeiro lugar, com suas necessidades, felicidade e crenças. Se o seu parceiro é narcisista, ele sempre pensará que está isento das regras porque é, bem, “especial”.

Para o narcisista, traição nunca é traição. Ele é egoísta e, portanto, vai mentir e guardar segredos, desde que consiga o que deseja.

Leia também:  O que é a infidelidade financeira conjugal?

Necessidade de conexão

Este é o tipo de infidelidade em que um parceiro busca intimidade emocional com alguém que não seja o parceiro. Pode ou não incluir infidelidade física, como praticar sexo.

As pessoas não consideram um caso emocional como uma traição. Mas o que eventualmente acontece é que o parceiro infiel prestará atenção em alguém que não seja seu outro significativo. Ele vai acabar saindo do relacionamento, tanto mental quanto emocionalmente.

Inabilidade para terminar

Ele está tentando decepcioná-lo lentamente. E, ao invés de expressar o que sente, ele vai te trair. Também nem fará questão de manter a infidelidade em segredo. Um telefone desbloqueado hoje, chamadas sussurradas à meia-noite amanhã. Ele está propositalmente tentando implicar você nesse término.

Publicidade

Dessa forma, você fará o trabalho sujo para ele. O choro, o rompimento desagradável com ele, esse será o seu papel designado. Os homens são menos propensos a ter conversas difíceis com suas parceiras. Em vez de ter essa conversa, eles terão um caso.

Vingança

Geralmente feito por homens que realmente não acreditam em si mesmos. Eles continuam clamando por atenção e mostrando seu domínio. É a chance deles de brilhar. O parceiro é apenas um pano de fundo.

É assim que ele descarrega sua raiva, talvez porque sua vida profissional esteja em perigo. Esta é a maneira de homens inseguros trair e com nível de autoconsciência muito baixo.

Leia também:  Por que a infidelidade online é tão comum?

Palavras finais

Certamente é fácil que o distanciamento emocional acontece com o passar dos anos. Porém, isso não significa que você está perdendo o amor. No entanto, os sentimentos de distância desviam a atenção e a conexão com outra pessoa.

Há também a questão da satisfação sexual. Nem todo mundo que pratica sexo extraconjugal está sexualmente insatisfeito. Alguns fazem isso pela emoção, outros fazem por seus egos. É uma escolha trair o parceiro.

Nada disso diminui o fato de que há grande brecha no seu relacionamento. É normal ficar magoado, triste ou com o coração partido. Mas seu parceiro é o responsável pelas escolhas que fez, não você.

Se alguém não está feliz no relacionamento, precisa ser corajoso e conversar. Ou separar-se com a maior integridade possível. Muitos consideram alternativas com o parceiro, como relacionamento aberto ou não-monogamia.

Se você descobriu que seu parceiro está te traindo, sinto muito. Eu entendo sua dor e ela pode ser muito esmagadora.

E se é você que foi infiel, apesar de amar o parceiro, adoraria ouvir sua opinião nos comentários abaixo. Sem julgamento, ajudaria saber como você se entrou nessa situação.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *