Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Como lidar com uma pessoa tóxica?

Início » Narcisismo » Como lidar com uma pessoa tóxica?

Como lidar com uma pessoa tóxica?

Aprender a identificar e lidar com uma pessoa tóxica é fundamental para manter uma boa saúde emocional. O que caracteriza uma pessoa tóxica?


Idioma:

Na psicologia do comportamento humano, usamos a expressão “pessoa tóxica” para descrever alguém que causa angústia nos outros, seja por meio de palavras ou de ações negativas. No entanto, nem sempre é fácil identificar uma pessoa tóxica, pois seus comportamentos podem ser sutis e difíceis de perceber.

Por exemplo, você pode conhecer alguém que constantemente te causa confusão, ansiedade e estresse, mas você não consegue entender exatamente por quê. Então, como podemos descobrir se alguém é “tóxico”? E como lidar com ele?

O que é uma pessoa tóxica?

A palavra “tóxico” pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. No sentido científico, tóxico é um rótulo para substâncias que causam danos, como produtos químicos venenosos. No entanto, também usamos esse termo para definir comportamentos negativos ou maliciosos em relação aos outros.

Muitas vezes, a frase “pessoa tóxica” descreve alguém que é sutilmente manipulador, egocêntrico, carente ou controlador.

Esses comportamentos podem surgir de sentimentos subjacentes de baixa autoestima ou condições de saúde mental, como transtorno de personalidade narcisista (TPN), traumas de infância ou outros problemas pessoais profundamente enraizados. Por exemplo, receber muitas críticas pode fazer com que uma criança cresça tentando controlar os outros para se sentir mais segura.

A imagem mostra uma pessoa sentada em um trono dourado ornamentado, vestindo uma camiseta azul e jeans, com uma grande coroa dourada na cabeça. A pessoa está segurando a Terra na mão direita, com o continente norte-americano visível. O fundo é composto por um céu noturno estrelado, adicionando um toque de grandiosidade à cena. Esta imagem pode ser interessante ou relevante devido à sua representação de poder e domínio sobre o planeta, muitas vezes usada metaforicamente para discutir o impacto humano na Terra ou papéis de liderança.

Além disso, algumas pessoas que se comportam de maneira tóxica colocam seus próprios objetivos e interesses acima de todos os outros, justificando seu comportamento para evitar culpa ou vergonha.

Porém, só porque há uma razão por trás do comportamento tóxico, isso não o torna menos impactante. Se você está lidando com isso de outra pessoa, pode ser confuso, doloroso e até fazer você se sentir culpado.

Como reconhecer?

Reconhecer uma pessoa tóxica envolve mais identificar como ela faz você se sentir do que observar exatamente o que ela faz ou diz. Se você está interagindo com uma pessoa que exibe comportamentos tóxicos, pode notar alguns sentimentos comuns:

  • Sentir-se confuso e inseguro: sempre que está perto dessa pessoa, parece que você não sabe bem o que pensar ou sentir. Por exemplo, sair de uma conversa se questionando se você entendeu errado ou se fez algo errado;
  • Deixar a interação sentindo-se esgotado, irritado ou ansioso: após interagir com essa pessoa, você se sente drenado de energia, como se tivesse gastado todas as suas forças emocionais;
  • Sentir-se mal consigo mesmo: de alguma forma, essa pessoa faz você se sentir inadequado ou insuficiente. Você começa a duvidar das suas próprias habilidades e valor;
  • Sentir a necessidade de ajudá-la continuamente: parece que essa pessoa sempre precisa de ajuda ou conselhos, e você sente que é sua responsabilidade estar lá para ela;
  • Perceber que seus limites não são respeitados: a pessoa não respeita suas necessidades ou desejos. Por exemplo, ela pode insistir para que você faça coisas que você não quer ou não pode fazer, mesmo quando deixa claro que não está confortável;
  • Sentir culpa por dizer “não”: sempre que você se recusa a fazer algo para ela, você se sente culpado ou teme que ela não aceite sua recusa;
  • Sentir-se como se estivesse “pisando em ovos”: você tem que tomar muito cuidado com o que diz ou faz para não provocar uma reação negativa da pessoa;
  • Mudar frequentemente seu comportamento para se adaptar: você percebe que está constantemente ajustando suas ações e palavras para tentar manter a paz ou agradar a pessoa tóxica.

Quais são os sinais?

Além de como elas te fazem sentir, existem alguns outros sinais mais específicos que indicam que alguém é tóxico:

  • Drama constante: o drama segue essa pessoa onde quer que ela vá. A vida dela parece uma novela de TV cheia de conflitos e tensões. Mesmo uma simples ida ao supermercado pode acabar em uma situação dramática e negativa;
  • Mestres da manipulação: pessoas tóxicas são habilidosas em manipular situações e pessoas ao seu redor. Você pode não perceber a manipulação até ver essa pessoa fazendo isso com outros;
  • Julgamento constante: elas têm o hábito de julgar os outros, inclusive você. Isso te faz se sentir mal consigo mesmo e duvidar de suas próprias decisões e ações;
  • Carência sufocante: elas são extremamente carentes e exigem atenção constante, mas desaparecem quando você precisa de apoio;
  • Nunca se veem como o problema: essas pessoas frequentemente culpam os outros por tudo que dá errado e nunca assumem a responsabilidade por seus próprios atos.

Como lidar

Se você identificou que está lidando com comportamentos tóxicos, então saiba que existem maneiras de diminuir o impacto que esses comportamentos podem ter em sua saúde mental e bem-estar.

Leia também:

Estabeleça limites

Estabelecer limites é fundamental ao lidar com comportamentos tóxicos. Isso é desafiador, pois você pode sentir culpa ou medo de como a pessoa reagirá. Se a toxicidade vem de um dos pais, você pode hesitar em estabelecer limites por medo de machucá-los ou provocar uma reação de raiva. No entanto, definir limites claros sobre o que você fará ou não fará é um passo necessário para seguir em frente e se curar da influência tóxica.

Não se envolva

Comportamentos tóxicos sempre vêm acompanhados de muito drama. Parece tentador se envolver, especialmente porque os seres humanos têm uma curiosidade natural sobre os problemas dos outros. No entanto, é resista a essa tentação. Por exemplo, se uma pessoa tóxica começar a criar confusão sobre um evento trivial, tente não entrar na discussão e mantenha-se afastado.

Converse

Às vezes, a pessoa que exibe um comportamento tóxico pode não estar ciente de que está te machucando. Considere ter uma conversa franca sobre como suas ações estão te afetando. No entanto, esteja preparado para a possibilidade de que a pessoa não reaja bem, especialmente se tiver um transtorno de personalidade subjacente ou uma condição de saúde mental não abordada. Em alguns casos, pode ser útil incentivá-los a buscar ajuda profissional.

Não tente consertar as coisas

O desejo de ajudar alguém em dificuldades pode ser forte, mas ao lidar com uma pessoa tóxica, tentar consertar as coisas pode se transformar em um ciclo frustrante de ouvir e aconselhar sem nenhuma mudança real. Para evitar isso, mantenha um envolvimento mínimo e não se deixe prender na dinâmica de tentar resolver os problemas dela.

Limite seu tempo perto da pessoa

Se o relacionamento está causando muito estresse e danos, considere cortar os laços e seguir em frente. Se isso não for possível, como no caso de um colega de trabalho ou cônjuge, faça o possível para evitar o contato desnecessário e limite suas interações ao mínimo necessário.

Acima de tudo, abandone a culpa

Os sentimentos negativos como raiva, culpa ou ansiedade que você experimenta não são seus. Esses sentimentos são frequentemente projetados pela pessoa tóxica para satisfazer suas próprias necessidades não atendidas. Lembre-se de que você não é culpado pelos problemas dela, independentemente de quanto ela tente convencê-lo do contrário.

Palavras finais

Se você notou esses comportamentos em alguém próximo, então estará lidando com uma pessoa tóxica. Entender por que essa pessoa faz você se sentir assim vai ajudá-lo a superar a toxicidade e seguir em frente de maneira saudável.

Se você ainda não tiver certeza de que a pessoa em questão está se comportando de maneira tóxica, procurar a opinião de um profissional de saúde mental sempre é uma boa ideia. Conversar com alguém sobre a situação pode ajudá-lo a encontrar a clareza de que precisa.

Depois de reconhecer que pode estar lidando com comportamentos tóxicos, considere estabelecer limites saudáveis, encontrar maneiras de diminuir seu tempo com essa pessoa e trabalhar para se curar de qualquer dano emocional que seu comportamento tenha causado. Manter uma rede de apoio forte e procurar ajuda quando necessário são passos cruciais para proteger seu bem-estar emocional.

Abuso narcisista (15) Depoimentos (5) Descarte narcisista (7) Gaslighting (7) Ghosting (5) Hoovering (7) Love bombing (8) Macacos voadores (6) Narcisismo (177) Narcisista maligno (7) Narcisista oculto (8) Narcisista vulnerável (6) Outros (251) Passivo-agressivo (6) Raiva narcisista (5) Suprimento narcisista (5) Tratamento (8) Triangulação (7)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *